TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtornos alimentares de pedagogia

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.040 Palavras (9 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Universidade Anhanguera de São Paulo UNIAN

Campus Campo Limpo

ATPS 2ª etapa

Motivação e comportamento alimentar.

Psicologia Básica 1

  Professora Maria Hercília  

São Paulo

2014

Sinopse

Na obra de August Rush, “O Som do coração” é apresentado a um contexto de grande sensibilidade, onde temos a narrativa do desenlaces da vida de Evan. Logo no inicio vemos o drama vivenciado por Evan, ele crescera em um orfanato e estava prestes a ser liberado por completar a maior idade. Com uma determinação de ferro ele almeja um dia encontrar seus pai, mais tarde apresentados como um casual de músicos, sendo Louis, um guitarrista de rock e Lyla, uma violoncelista clássica. Dono de um talento musical impressionante, August é embalado por uma misteriosa melodia, melodia que se constrói de sua interpretação do mundo a sua volta, que lhe da a certeza de que ele ira encontrar seus pais, ele passa a se apresentar nas ruas de Nova York sob o olhar atento de dezenas de pessoas, se transformando em uma celebridade da música. Evan contudo, antes de alçar voo passaria por inúmeras dificuldades, em certa altura ele acaba se refugiando em uma igreja, onde conhece uma menininha que ajuda-o a se esconder. Notando a sensibilidade de Evan para musica ela procura o reverendo, que ao ouvir Evan tocar fica deslumbrado, e o leva a uma famosa escola de música onde por mais uma vez, seu talento deixa todos maravilhados. Suas composições são tão belas que deixam o publico boquiaberto. Como sempre temos pessoas ruins como um vigarista interpretado por Robim Willian, que quer ganhar dinheiro à custa do talento de Evan e o ilude e mais tarde passa a chantageá-lo. Em um revés da vida essa exposição de Evan o leva mesmo não sabendo a conhecer seu pai, o qual lhe aconselha a não desistir do seu sonho, mesmo que o ameacem, os acontecimentos culminam para que no grande concerto sua mãe convidada se apresenta é ai temos o desenlace dessa historia com um emocionante encontro, sua mãe também o procurava, pois antes de seu avo morrer conta toda a verdade, e assim ela pode chegar a ele.

E especialmente o poder do amor, que é capaz de superar todas as barreiras e unir pessoas, independente da distancia, dos problemas e desafios. O amor que trás esperança de realizar o “impossível”, “improvável”.

Introdução

O Som do Coração um olhar psicológico dos personagens


Evan


Essa obra nos contempla com um cenário rico e personagens que ao mesmo tempo complexos, são comuns em sua construção de personalidade a realidade social de nosso cotidiano. Abordando de forma clara a questão do meio e a hereditariedade  na formação de nossa estrutura psíquica, fica claro ao passo que se desenrola o filme da importância desses aspectos, se torna claro esse aspecto quando analisados as pessoas a nossa volta ou nos mesmos. Esses traços são vistos na personalidade, quantas vezes notamos embora não gostemos de admitir, que nos tornamos parecidos com nossos pais, nossa postura a medida que envelhecemos se torna um reflexo destes é fato que o contexto sociocultural que vivemos interfere diretamente em quem somos já que aderimos a esse contexto, temos já existente dentro de nós traços herdados de nossos pais, assim o meio em que nós vivemos torna isso mais evidente ou menos a medida que amadurecemos. Esses traços também são transmitidos e ficam evidentes a medida que nos destaquemos em determinadas áreas. Esse traço herdado é mais expressivo no filme pelo dom da musicalidade que é bem desenvolvido nos três personagens alem de se tornar o elo que une Evan a sua mãe. È interessante que mesmo sem saber qualquer dado de deus progenitores Evan Taylor sabia que a musicalidade que carregava em seu interior de alguma forma o levaria a sua família. Em obstante vemos neste contexto, outro fator importante o que  embora sejamos fruto do meio este não interfere  na hereditariedade que temos. Esse fator herdado sobrepujou as influencias externas, ou seja, as dificuldades apresentadas pelo meio que este vivia tanto do espaço como das pessoas já que sua desenvoltura musical lhe outorgou olhares de diversas pessoas, algumas que lhe ajudaram inclusive a aprimorar sua habilidade e outras que usaram de malicia para se aproveitar de seu dom. Quanto mais se passava o tempo mais forte dentro de Evam se tornava cloro que este era o caminho que ele queria pra si mesmo, aquele chamado interno não so lhe dava a certeza de encontrar sua família, mais agora lhe tornara completo, seu ímpeto interno mais uma vez sobrepujara o contexto abrindo caminho pra uma nova realidade, Evan mais que encontrar sua família avia encontrado a si mesmo.

O malandro

O malandro, como todo vilão possui traços de desonestidade, violência e sarcasmo, esse personagem personifica uma figura do homem sofrido que sempre se deu mal, que desde pequeno aprendeu a obter o que quer de maneira fácil, iludindo e mentindo. Esses traços foram adquiridos pelo meio, já que sua situação marginalizada o impele a abordagens onde este cria diversos personagens a fim de obter lucro sem esforço. Um aspecto marcante desse personagem é sua habilidade de percepção, essa que esta aquém do meio, uma característica desenvolvida e não adquirida. Através de um olhar clinico que disseca a vitima atrás de uma brecha, uma fraqueza emocional na qual ele possa manipular a situação a seu beneficio.

Os bem feitores

O Reverendo como a menina que o ajuda representão as pessoas de boa índole que se emocionam com a situação e se vem impelidas a ajudar. No caso do reverendo, o meio com certeza o ajudou, provavelmente por conta da proximidade religiosa dos parentes incorporou valores que o ajudaram a escolhe esse caminho, mais essa de uma vida de sacerdócio, requer uma vocação interna algo que é desenvolvido não adquirido ou seja um Dom.


Pais

Sua mãe Lyla, mesmo recebendo influencias externas, (de seu pai dizendo que seu filho havia morrido “meio”) se manteve de certa forma cética, pois, algo internamente lhe dizia o contrario, ela se afastara dos palcos por anos e der repente se vê motivada por uma orquestra a voltar a se apresentar, esse despertar a leva a reencontrar Evan durante uma apresentação como maestro. Louis seu pai também começou a trabalhar com outras coisas por um tempo fazendo assim com que a situação ou meio interferisse  em certo aspecto o afastando a musica o que lhe dava a mesma sensação de satisfação que Evan uma sensação interna que realmente o vazia feliz. Esse chamado fora suprimido por Louis devido o trauma da separação e perda do filho, mais sempre esteve presente, tanto que este se sentia incompleto e quando se deu conta disso foi em busca de sua satisfação essa aproximação lhe levou a se esbarrar com Evan mesmo sem saber quem ele era, e mais tarde o conserto lhe chamou a atenção e este viu que sua amada estava relacionada no evento, o que lhe despertou sentimentos e o fez procura-la  e a encontrando passou a assistir o show orquestrado por seu filho. E mesmo que com um desfecho em aberto temos o entendimento que tudo voltara a seu estado verdadeiro, e que os personagens se encontraram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (232.1 Kb)   docx (47.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com