TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma História da Psicologia Organizacional e do Trabalho

Por:   •  19/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 2

Uma História da Psicologia Organizacional e do Trabalho 

 

A Psicologia estuda a consciência humana, o comportamento e a subjetividade, levando isso em consideração é fato que a mesma possui grande relação com o trabalho, é possível observar ao longo do tempo que a sociedade e consequentemente os indivíduos da mesma mudam, ambos de acordo com o modo de trabalho. Com isso, a Psicologia adentrou na área do trabalho, inicialmente de forma superficial, tendo como base de atuação a psicotécnica, focando principalmente na quantificação da inteligência e na aptidão de cada indivíduo, nesse caso, no recrutamento de soldados americanos para a 1° guerra mundial.  

Os primeiros testes do Brasil foram trazidos dos Estados Unidos, nesse contexto a Psicologia necessitava se apresentar de forma ortodoxa, como uma ciência “pura”.  A psicotécnica tornou-se então um grande ramo de atuação para o Psicólogo.

Em 1980 grandes mudanças aconteciam, abertura de movimentos sociais, nova constituição, fortalecimento de movimentos sociais e com tudo isso, surgiu então a organização dos trabalhadores, que tinham como principal preocupação a saúde do trabalhador, diante desse contexto a Psicologia encontrou um novo espaço para atuação, a atuação desses profissionais foi adentrando cada vez mais no campo do trabalho e foi ganhando espaço, a partir de então, o Psicólogo passou a avaliar de forma mais sensível principalmente as condições humanas de trabalho, foi percebido a necessidade de entender o individuo, o grupo e o ambiente de trabalho, e a considerar relevante os riscos clássicos que envolvem o trabalhador. O psicólogo passou a ser o elemento de apoio, colaborando diretamente para a melhoria da saúde do trabalhador.

O ano de 1990 também foi acometido com uma grande diversidade de mudanças, automação, digitalização e diante de tantas incertezas e grandes cortes de gastos, muitas pessoas ficaram sem emprego, surge então mais uma área na qual o profissional de Psicologia pode colaborar, se o trabalho faz com que os indivíduos adoeçam, a falta dele é sem dúvidas imensamente prejudicial. Ao perder um emprego surgem às dificuldades, o sentimento de inferioridade e de medo, e isso pode levar o sujeito a um adoecimento psicológico grave ou até irreversível. O Psicologo diante de situações como esta consegue preparar os indivíduos para conviver com uma nova circunstancia e enfrentar da melhor forma possível a situação de desemprego.

A Psicologia que lida com questões de trabalho é chamada Psicologia Organizacional e do Trabalho, abrange uma grande área com as mais diversas especificidades, se destacando cada vez mais, mudando todo o contexto no qual se encontrava quando deu seus primeiros passos, o Psicologo passou a voltar seu olhar para os mais diversos aspectos dessa área

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (29.3 Kb)   docx (145 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com