TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Por:   •  26/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA  

ALUNO: ADENISE DA COSTA ALMEIDA SOUZA– RA: 8123806

 

 

 

                                                      PORTFÓLIO  

 

 

 

 

 FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  

                         

 

 

  

  

                                               DIAMANTINA – MG 

                                                               2022

 

 

O MENINO E O PRESENTE  

[pic 2]

Imagem da capa do livro digitalizada  

  

Descrição do livro  

 

         O livro O menino e o presente -o livro de contos infantil sem Texto e uma obra ilustrada que relata a história de um menino que está andando destraido e tropessa em uma linda caixa de presente e tem vários pensamentos e cria hipótese que  não são  boas do que poderia estar dentro daquele lindo embrulho de presente.

 Os aspectos visuais do livro são bem interessantes, ilustrações criativas, algumas páginas em branco para que o leitor possa construir também a narrativa da história.  

          No campo um menino está passeando  cantando pelo caminho e sem querer acaba tropessando em uma caixa de presente que de repente diz assim Epa…e cai sentado no chão nesse exato momento na sua mente vem várias imaginações o que poderia realmente estar ali dentro de um presente que está largado em uma rua olha para um lado olha para o outro não vê ninguém que poderia ser o dono do presente misterioso  

        Logo adiante percebe que está sozinho caído no chão com o presente a sua frente, sem acreditar no que estava vendo ele decide abrir o presente mais nesse exato momento vem em sua mente o que de fato poderia estar ali dentro, logo pensa será q ali dentro tem um monstro que quando eu abrir sairá uma mão e poderá me pegar? Logo em seguida ele deixa a caixa no mesmo lugar e sai desnorteado como se nada tivesse acontecido continua assoviar e a cantar seguindo o seu caminho.

       

Além de aumentar o conhecimento e a aprendizagem do português, a literatura infantil estimula a mente e desperta a criatividade e deve ser feita em sala de aula, onde os alunos se sentem desafiados e gostam de ler, ajudando-os a descobrir os elementos técnicos que explicam o espaço, o tempo e o tempo. Características do personagem. Para que os alunos se tornem leitores competentes, eles devem dominar a estrutura e as técnicas narrativas e desenvolver a capacidade de observar, analisar, categorizar, comparar, formular hipóteses, sintetizar o pensamento e raciocinar.

 

Proposta de atividade usando um livro de literatura infanto-juvenil sem texto (apenas ilustrado) com alunos do 2° ano do Ensino Fundamental.     

  

1° passo: apresentar o livro aos alunos e pedir que eles analisem os aspectos visuais do livro, os desenhos, as cores para que compreenda o que o livro que nos trazer.

 

2° passo: folhear página por página pedindo que eles observem atentamente e falem sobre as imagens, o que eles acham que está acontecendo na história, ouvindo a opinião de cada um.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (113.7 Kb)   docx (47.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com