TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise bibliografica

Por:   •  15/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.739 Palavras (7 Páginas)  •  2.020 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 2]

  • UNIVERSIDADE ANHANGUERA – POLO BELÉM 23201
  • UNIDERP INTERATIVA
  • CURSO SERVIÇO SOCIAL 7º SEMESTRE

ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

  • Elaine de Cássia Gomes Gonzaga - RA: 350346
  • Ranéria Gomes dos Santos RA: 380255
  • Renata Silva Garcia RA: 386054

ANALISE BIBLIOGRÁFICA DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL NO ATENDIMENTO  A MULHER NA DEAM- PROPAZ.

  • Elaine de Cássia Gomes Gonzaga¹
  • Ranéria Gomes²
  • Renata Garcia da Silva³
  • Resumo: Este artigo é baseado em uma analise bibliográfica de algumas dissertações e artigos que compõe a temática abordada no Trabalho de Conclusão de Curso I do curso de Serviço Social, no que diz respeito ao trabalho profissional do Assistente Social e sua equipe interdisciplinar na proteção Social especial no atendimento a Mulher como vitima de violência, na DEAM- Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher, que recentemente foi unificada ao pro paz, possibilitando uma melhora em seu atendimento ao que diz respeito ao trabalho em equipe, o que possibilita um atendimento mais rápido, eficaz e humanizado.

Palavras-Chaves: Trabalho, profissional, Assistente Social.

  • Abstract: This article is based on a literature review of some dissertations and articles that make up the theme addressed at Work Course I Completion of the course of Social Services, with regard to the professional work of the social worker and his interdisciplinary team in Social Protection especially in meeting the woman as victim of violence in DEAM- Specialized Police service in the woman, who was recently unified the pro peace, enabling an improvement in their care with regard to teamwork, which enables faster service , effective and humane.         



    Key Words: Work, work, social worker.

  1. OBJETIVO DA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

        Os principals objetivos desta análise bibliografica são: Analisar a atuação do Assistente Social junto a Politicas de Proteção Social; Verificar todas as referencias bibliograficas possiveis referente a temática abordada; Trabalhar o Serviço Social Contemporaneo,; Apontar a grande relevancia da equipe interdisciplinar na proteçao  Social especial;

  1. METODOLOGIA UTILIZADA

O Artigo apresentado foi composto pela extração de artigos atraves de sites, Artigos Cientificos, Revistas e livros. Selecionando trabalhados em categorias como: Artigos Cientificos, Artigos Publicados em Revistas online e Livros.

  1. REFERENCIAL TEORICO

        O referêncial teórico do projeto de pesquisa da Atuação profissional no qual este trabalho está alinhado é composto pelo referêncial teórico de autores como Reinaldo Nobre Pontes - Assistente Social (UFPa, 1984), é doutor em Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid (2007), autor do  livro “Mediação e o Serviço Social” Editora Cortez 1997 e Ana Carolina Becker Nisiide - Assistente Social, mestranda do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

  1. ANÁLISES DE ARTIGOS APRESENTADOS EM ENCONTROS CIENTIFICOS
  1. AUTOR: Ana Carolina Becker Nisiide - Assistente Social, mestranda do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). E-mail: acnisiide@gmail.com e Maria Isabel Formoso Cardoso e Silva Batista - Psicóloga, Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).  Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
  1. ARTIGO:  Realizado no 6º Seminário Nacional Estado e Políticas Nacionais  e 2º seminário de Direitos Humanos, de 15 a 18 de setembro de 2014, - Unioeste – Campos de Toledo –PR. O artigo PROTEÇÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PROTEÇÃO SOCIAL E PRÁXIS DO ASSISTENTE SOCIAL é texto bibliográfico objetiva discutir criticamente a inter-relação entre a proteção social primária e secundária e, a práxis do assistente social no Brasil a elas relacionada. É perceptível um processo de fragilização da proteção social devido à precarização da política social, à instabilidade dos vínculos de sociabilidade cotidiana e à responsabilização da sociedade civil como fonte privada de proteção social, fatores decorrentes do modo de estruturação da sociedade capitalista. Frente a este quadro, a práxis do assistente social deve ser orientada pelas categorias trabalho e “questão social”, embasada no método, na teoria e na história para responder qualificadamente às demandas do usuário, atuando para construção de um novo projeto societário
  1. ANALISE DE ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS TECNICAS
  1. AUTOR: Dayana Aparecida, Discente do 8º termo de Serviço Social da Faculdade Antônio de Toledo de Presidente Prudêncio e Juliane D. De Oliveira, Docente do curso de Serviço Social 8º termo, da faculdade Antonio de Toledo de Presidente Prudêncio, Mestre em Serviço Social pela Universidade de Londrina

ARTIGO: O artigo “Proteção Social Especial: O Enfrentamento a Violência contra a Mulher”, apresenta a discussão acerca da proteção especial, que trata da atuação profissional nos serviços ofertados pelas políticas de Assistência Social, desde as Ações protetivas até a retirada do lar ou comunidade e suas diferentes formas de erradicações deste fenômeno

  1. AUTOR: Alessandra Ruita Santos Czapski  Mestre em serviço social pela pontifica universidade católica de Goiás (2010), especialista em administração e planejamento de projetos sociais pela UNIGRANRIO (2007) graduada em serviço social pelo centro Luterano de Palmas (2005). Atualmente é diretora de ensino a distancia e professora titular da fundação Universidade de Tocantins, atua no curso de Administração Pública UNITINS/UAB na disciplina e Metodologia Cientifica e no curso de serviço social em disciplinas especificas da área. Tem experiência em capacitação de conselheiros de direitos da criança e do adolescente e conselheiros tutelares na elaboração de planos de ação e trabalho de conclusão de curso TCC.

ARTIGO: O assistente social no atendimento a violência domestica contra a mulher, a utilização deste artigo tem como objetivo abordar as principais características de uma pesquisa em andamento para o exercício da profissão do serviço social fazendo uma reflexão sobre a atuação do assistente social nos serviços de acolhimento e atendimento especializado as mulheres vitimas de violência doméstica, tomando como enfoque a relevância da prática deste profissional nos espaços socio-ocupacionais onde atendem as vítimas de violência doméstica. Este artigo será de fundamental importância para relacionar os métodos interventivos do assistente social, juntos as políticas socioassistenciais, utilizando o método vinculado à pesquisa bibliográfica, trazendo os principais pontos necessários para o atendimento especializado do assistente social como ponto principal abordar tópicos para a construção do nosso trabalho de conclusão do curso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (205.5 Kb)   docx (644.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com