TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social Dimensão Histórica

Por:   •  7/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  873 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINAS: Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão Histórica.

Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social

 - Dimensão Metodológica.

Serviço Social Brasileiro

De caridade a profissão      

 Nesse estudo vamos falar de uma forma resumida sobre os fundamentos históricos e teóricos/metodológicos do Serviço Social no Brasil. Partindo deis do início da institucionalização da profissão com a influência direta da igreja católica e o pensamento social da igreja na época,  chegando nas matrizes teóricas metodológicas que influenciaram o Serviço Social atualmente.

O processo de constituição das principais matrizes do conhecimento e da ação o Serviço Social brasileiro

O pensamento social da Igreja Católica, em seu processo de institucionalização no Brasil e a influência no serviço social;

 

 Inicialmente a igreja católica influenciou diretamente no processo de institucionalização do Serviço Social no Brasil. Seu pensamento social era de que a questão social se tratava de um problema moral e religioso, o qual necessitava de uma intervenção que priorizasse a formação da família e do indivíduo para suas obrigações e necessidades. Nesse momento as pessoas alvo das intervenções eram chamadas de clientes. A contribuição do Serviço Social era feita no sentido de preparar seus clientes para as relações sociais existentes. Advinda da relação com a igreja católica que o Serviço Social Brasileiro vai fundamentar e formular seus objetivos políticos e sociais com seus posicionamentos de cunho humanista conservador. Referente a doutrina social da igreja vale ressaltar as encíclicas Rerum Novarum do Papa Leão XIII de 1891, que surge no intuito de resgatar o papel social da igreja na sociedade moderna e a Quadragésimo Anno de Pio XI de 1931, que surge quando a encíclica Rerum Novarum completa 40 anos, para tratar da questão social partindo para o lado da renovação moral da sociedade e a adesão da igreja católica pela ação social.

As principais matrizes teóricas metodológicas do conhecimento que influenciaram o Serviço Social

 

 O Serviço Social brasileiro emergente  em sua legitimação colocasse  frente a matriz positivista com o intuito de ampliar seus referenciais técnicos para a profissão. O que para Iamamoto é denominado como arranjo teórico doutrinário que reitera o pensamento conservador. A matriz positivista aborda as relações sociais falando de forma resumida em sua imediaticidade. Segundo Yasbeck Está perspectiva positivista e suas técnicas acabam por ser acompanhadas de uma grande burocratização das atividades institucionais.

O Serviço Social nos anos 80: as tendências históricas teóricas metodológicas o debate profissional

No início dos anos 80 a teoria social de Marx tem início na interlocução com a profissão do Serviço Social. Esta teoria já compreende o ser social a partir de mediações. Nesta matriz um dos pontos de partida é a aceitação dos fatos, neste caso não é mais visto como um conhecimento manipulador, mas vê as relações sociais em sua totalidade as quais compõe a sociedade capitalista.

O Marxismo é adotado como referência analítica que domina o Serviço Social, na reprodução das relações sociais.  Esta referência  foi usada na época dos anos 80 a 90 dando um direcionamento para as ações do Serviço Social. Com o tempo buscou se a ruptura com o conservadorismo, com o avanço do conhecimento tendo o Marxismo como sua referência mais básica. Na passagem dos anos 80 para 90 já se observa a ruptura com o tradicional conservadorismo(embora no interior da categoria profissional ele não tenha sido totalmente superado), pois esta herança do conservadorismo se estende até os dias atuais.

Serviço Social nos anos 90: as tendências históricas e teórico metodológicas o debate profissional

Ao longo dos anos veio se buscando a maturidade no âmbito profissional, que vemos de forma mais  expressiva pela democratização e pelas diversas expressões teórico metodológicas e ideopolítico.  Esta maturação torna se mais visível no Brasil devido as intervenções dos assistentes sociais da época pela elaboração e implementação da Lei Orgânica da Assistência Social LOAS de dezembro de 1993. Com a implementação da LOAS surgem novas políticas sociais públicas com processos descentralizadores com objetivo de atender as novas demandas sociais que vão surgindo  no âmbito do Serviço social. Com o avanço na regressão neoliberal surgem novas demandas sociais, as quais apresentam novos desafios para a profissão. Com o crescimento do capitalismo as questões trabalhistas aumentam muito e com elas surge a necessidades por novas políticas públicas que atendam as demandas que vem com a desigualdade gerada pelo capitalismo, que é cada vez mais presente na sociedade em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com