TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DO PENSAMENTO SOCIOLOGICO

Por:   •  5/10/2022  •  Tese  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ

IFCE – CAMPUS IGUATU

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

 

 

WESLEY PAIXÃO DA SILVA

 

 

FUNDAMENTOS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO

 

 

 

IGUATU – CE

2022

O Brasil que a direita não vê | Artigos | O Globo com esse artigo ficamos cientes da visão positivista da situação. já que o positivismo é uma teoria de desenvolvimento social que afeta o campo das ciências, pois aposta nelas como fator de desenvolvimento social, e o campo da política, pois desenvolve uma teoria que promove uma espécie de doutrina para a promoção do progresso civil.

Acerca da base positivista temos a noção que a visão para o futuro é dependente apenas do desenvolvimento de métodos científicos das ciências naturais.

O projeto visto na matéria tem tempo previsto até 2035, nisso são passados 13 anos, no mesmo tempo que esse projeto se encaminha, outras pautas não são trabalhadas para evolução de uma sociedade, dentre essas pautas estão: Racismo, Desigualdade de gênero e extrema pobreza.

Nesse plano econômico não se tem uma visão sobre desindustrialização nem como revertê-la.

Já na visão do Marxismo para esse mesmo projeto a visão seria embasada no ponto do ser social. Assim nada vindo de algo sobrenatural, providência divina ou metafísico, pensando e partindo disso vimos que a elaboração da estrutura social é classificada em dois níveis: Infraestrutura social e Superestrutura social.

Pensando na base de infraestrutura social teria uma visão mais jurídica da sociedade e do projeto implementado, baseado nas leis e documentações e nas suas forças produtivas, assim tendo uma formação social baseando-se no trabalho.

Do ponto de vista da superestrutura social, já iremos ter a noção sobre as culturas e problemas sociais e suas causas. Assim no documento com plano até 2035, seriam vistas as questões sociais e tentativas de soluções.

O estudo sobre as classes sociais também deve ser pautado já que um determinante de estudo que esta evidência é a pobreza e as grandes riquezas. Assim trabalhando em uma solução lógica.

Fonte:

https://youtu.be/FYIuwDWzqHw

Positivismo: o que é, características e Auguste Comte - Toda Matéria (todamateria.com.br)

Artigo:

http://oglobo.globo.com/opiniao/artigos/coluna/2022/07/o-brasil-que-a-direita-nao-ve.ghtml

Patah, Ricardo e Moura, Enilson Simões, O GLOBO, Jul 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com