TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desafios da Relação Família e Escola

Por:   •  30/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Minas Gerais

Faculdade de Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação:

Conhecimento e Inclusão Social

Luciene de Fatima Araújo

Projeto de Pesquisa

Os desafios da relação família e escola em uma escola da Rede Municipal de Belo horizonte

Belo Horizonte

2012

Introdução

A relação família escola é um tema frequente em discursões na comunidade escolar, na mídia em geral, nos governos Estaduais, Municipais e no governo Federal. Para compreender melhor esta relação, fiz deste tema objeto de estudo e também por vivenciá-lo no meu dia a dia, em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte onde atuo como Coordenadora e Educadora.

Este projeto será desenvolvido em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte visando analisar e refletir a relação família escola como um desafio para ambas às partes. Este trabalho também pretende analisar e refletir sobre projetos políticos voltados para o tema família/escola.

A qualidade da educação depende cada vez mais da parceria entre escola e a família. É muito importante abrir canais de comunicação, respeitar e acolher os saberes dos pais na escola.

De acordo com um provérbio africano “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”.

Este provérbio nos leva a refletir sobre a necessária parceria entre a escola e a família. A escola precisa criar espaços para a participação dos pais, favorecer uma relação de confiança, qualificar o diálogo. Se a família é chamada apenas nos momentos em que seus filhos não estão se comportando de acordo com as normas da escola, essa relação fica comprometida. Muitas vezes como Coordenadora , na escola onde atuo, pude perceber que os pais ficam irritados e poucos participativos quando são chamados apenas nestes momentos.

De acordo com Perrenoud (2000), o dialogo com os pais é fácil de ser assumido na teoria, enquanto, na pratica, quando inexiste a confiança e aparecem preconceitos, suspeitas, criticas contínuas ou manobras desleais, a tentação de esgotar o diálogo é bem real.

É necessário atribuir significados na participação da família na escola.

A família se sente valorizada quando escola respeita e valoriza seus valores, costumes e tradições. Em minhas observações pude perceber que a pouca participação da família na vida escolar dos filhos, têm influenciado na aprendizagem dos alunos.

A família pode se envolver com a escola em vários momentos além da reunião de pais, como na construção da Proposta Pedagogia.

Os pais são os primeiros educadores, eles podem contribuir com informações sobre suas condições de vida, cultura, atitudes, valores e hábitos.

Diante da realidade das famílias, a escola pode propiciar um ambiente mais acolhedor e próximo da realidade dos alunos.

A escola pode propiciar momentos de participação que não sejam somente as reuniões de escolares ou as festa da escola. A família pode compartilhar seus conhecimentos em sala de aula, apresentando para os alunos sua profissão, sua cultura, como uma dança, arte e brincadeiras que fazem parte das tradições familiares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com