TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme Muito além do cidadão Keine

Por:   •  29/10/2015  •  Resenha  •  2.106 Palavras (9 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

        Ariane Cristina da Silva                                         RGM: 262468

        Carolina Fernandes                                                               RGM: 263108

        Gisele Cristina Lira                                                            RGM: 263177

        Melissa Oliveira                                                                      RGM: 263463

        Vanessa de Mello                                                                   RGM: 262314

Documentário Muito Além do Cidadão Kane

Mogi das Cruzes

2014

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

        Ariane Cristina da Silva                                         RGM: 262468

        Carolina Fernandes                                                               RGM: 263108

        Gisele Cristina Lira                                                            RGM: 263177

        Melissa Oliveira                                                                      RGM: 263463

        Vanessa de Mello                                                                   RGM: 262314

Documentário Muito Além do Cidadão Kane

Trabalho exigido para obtenção de Nota da disciplina Política Social II do curso de Serviço Social da Universidade Braz Cubas, sob a orientação do (a) Prof.ª Elaine Marinheiro e Silva.

Mogi das Cruzes

2014

Documentário Muito Além do Cidadão Kane

Introdução.

O documentário Sorria você esta sendo manipulado, Muito Além do Cidadão Kane apresenta a influência e manipulação da mídia na sociedade com relação ao poder do Brasil, no qual a posição dominante da Rede Globo de televisão alia-se aos partidos políticos de acordo com seus interesses, distorcendo informações, transmitindo as notícias de forma tendenciosa, “maquiando“ a realidade, no intuito de alienar seus telespectadores e alcançar os objetivos da emissora.

Monopólio da Informação.

O documentário Muito Além do Cidadão Kane de Simon Hartog, foi produzido de forma independente com apoio da BBC, TV pública britânica, no ano de 1993 e proibido de ser exibido no Brasil, através de uma ordem judicial.

O título busca associar Roberto Marinho, proprietário das Organizações Globo e considerado o marechal civil do golpe de 1964, ao personagem de Orson Welles, protagonista do filme “Cidadão Kane”.[1]

Esse documentário denuncia o monopólio da informação e do uso político deste monopólio, exercido no Brasil pela mídia em geral e pela Rede Globo em particular, manipulando informações e notícias, com o intuito de influenciar a opinião dos cidadãos. O monopólio da informação é um mecanismo complexo que repercute diretamente no processo de ideologização.

Uma das reflexões que o documentário propõe é que a criação da Rede Globo foi mais do que uma simples concessão pública, na verdade foi um grande investimento do governo militar em telecomunicação, pois fazia parte do projeto de “modernização e integração nacional” da ditadura militar, contando, é claro, com o apoio de capital norte-americano, especificamente do conglomerado “Time Life”, atual “Time Warner”, dando suporte para que nascesse uma das maiores redes de TV do mundo.

A TV é encantadora, pois estabelece uma relação de suposta intimidade com o telespectador, como se lesse seus pensamentos e atendesse aos seus desejos, mas seu objetivo principal é “esvaziar” o senso crítico de quem assiste, deixando “mentes livres” para que a publicidade estimule o fetiche da mercadoria, próprio do capitalismo, povoando a imaginação de milhões de pessoas, explorando as vaidades, curiosidades e emoções, reproduzindo valores simbólicos numa escala industrial, sem estímulo a qualquer tipo de reflexão.

Para dar embasamento a essas afirmações, o documentário relata que no dia 25 de janeiro de 1984, cerca de 300 mil pessoas superlotaram a Praça da Sé, no centro de São Paulo, para exigir eleições diretas para presidente da República, mobilização que deu a arrancada para a histórica campanha das Diretas Já, e a rede globo, no seu famoso Jornal Nacional, notificou falsamente o movimento, noticiando que era uma comemoração do aniversário da cidade de São Paulo, omitindo a manifestação. Este episódio marcante serviu para desmascarar ainda mais a poderosa emissora, que construiu o seu império graças às concessões dos generais golpistas.

Outro fato que torna o documentário muito interessante e demonstra claramente a que ponto chega a influencia da mídia nas questões políticas, é o ultimo debate eleitoral, no segundo turno das eleições presidenciais de 1989, entre os então candidatos Fernando Collor de Mello e Luiz Inácio Lula da Silva, debate que foi claramente manipulado. O debate foi editado e transmitido no Jornal Nacional, mostrando somente os melhores momentos de Collor e os piores de Lula. No dia do debate, a diferença percentual dos dois candidatos era por volta de 1%, dois dias após a exibição do debate editado, a diferença percentual subiu para 4%, em favor do candidato Collor, o levando a vencer as eleições daquele ano.

Dois colaboradores da emissora foram questionar tal acontecimento, direto com Roberto Marinho, ambos se colocaram contra a edição que havia ido ao ar. Vianey Pinheiro, que era produtor foi demitido e Armando Nogueira, que era chefe do departamento da Rede Globo teve sua aposentadoria ‘gentilmente concedida’.

 O foco central é que, nas eleições de 1989, Lula foi claramente prejudicado pela Rede Globo e por seu proprietário Roberto Marinho, que permitiu que tal manipulação fosse feita e exibida em rede nacional. O que gera uma grande contradição quando se leva em conta que, em 2002, quando Lula venceu as eleições para a presidência, a Rede Globo foi a primeira emissora a transmitir uma entrevista exclusiva com o ‘novo e amado’ presidente, no Jornal Nacional. Antes Lula concedeu uma entrevista coletiva, que também foi transmitida no Fantástico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com