TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atualidades em Educação e Diversidade

Por:   •  7/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 3

        COMO AS DIFERENÇAS CULTURAIS SÃO TRABALHADAS NA ESCOLA E NA SALA DE AULA

Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina Atualidades em Educação e Diversidade.

VITÓRIA – ES

10 DE SETEMBRO DE 2018

Descrição da atividade:

Leia o texto: "Educação Intercultural" e avalie como as diferenças culturais são trabalhadas na escola e na sala de aula, colocando suas considerações no Portfólio.

RESPOSTA:

A obra em questão trata de como se dá a relação de diversas pessoas de múltiplas culturas que se inserem em um meio mesmo educacional, tema este conhecido como multiculturalismo sob o aspecto educacional. Destaca-se que a educação multicultural significa o conjunto de estratégias baseadas em programas curriculares que expressem a diversidade de culturas e estilos de vida, tendo em vista promover a mudança de percepções e atitudes que facilitem a compreensão e a tolerância entre indivíduos de origens étnicas diversas.

Atualmente, o mundo encontra-se dividido nas mais diversas e múltiplas culturas, por esta razão, possuem caráter multicultural, logo, é muito importante que as escolas trabalhem em suas salas de aula o tema educação intercultural, pois a diversidade cultural é vivida diariamente não só nas escolas, mas também em meio à sociedade.

Frisa-se que é de suma importância que as escolas integrem as mais diversas culturas e, consequentemente, desenvolvam a educação intercultural, pois a escola é a maior potencia de formação e transformação social, uma vez que todo o brasileiro deve, por lei, freqüentar uma instituição educacional.

O tema diversidade cultural tem imensurável influencia na formação de todo e qualquer aluno não só dentro da escola, mas também fora dela, integrando a sua formação como pessoa e cidadão, pois fora do colégio a discriminação social é muito forte.

A escola deve sempre buscar trabalhar diferentes culturas sem excluir nenhuma, deve ajudar e preparar todos os alunos para que possam aceitar suas culturas, enfrentar a discriminação ou não e seguir em frente.

Acredito que, os professores tem o papel de ensinar, por meio de trabalhos, diálogos, aulas, feiras culturais, dentre outros, que as diferenças existentes no mundo constituem, na realidade, riquezas e qualidades, não defeitos como muitas pessoas pensam ser, buscando combater o preconceito e a discriminação. Devem, ainda, aprofundar seus conhecimentos para que as crianças possam estar preparadas para agir de maneira coerente com a realidade cultural do meio social e escolar, até mesmo para todos se sintam parte da escola e da sociedade de maneira geral.

Registra-se ainda, que a diferença cultural não deve ser ministrada apenas dentro da sala de aula, mas sim na escola inteira, entre todos os alunos, pois a partir do momento que a diferença cultural aparece é uma ótima oportunidade, para ser trabalhada a empatia, oportunidade prática de rever os preconceitos e trabalhar as diferenças e a troca de conhecimentos para aprimorar o respeito da valorização da diversidade étnico-racial, bem como, construir uma sociedade humana, democrática e capaz de articular questões de identidade com igualdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com