TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio de Estudos em crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motor.

Por:   •  12/3/2017  •  Resenha  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  1.384 Visualizações

Página 1 de 3

1º Portfólio de Estudos em crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motor.

Atividade de Portfólio 6ª semana da Disciplina de Estudos em crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motor professora Maria Cecilia Lieth Bonacelli Soares.

 

Vitória

2017


1) Como você define desenvolvimento?  

Eu penso que a aprendizagem como o crescimento estão no contexto do desenvolvimento. Por serem processos interdependentes e fazerem parte do processo de evolução do Ser Humano. O desenvolvimento é um processo continuo que perdura do nascimento até a morte do individuo, passando por estágios que compreendem a transformação na parte corporal biológica definida como crescimento e de forma interna neural com mudanças de comportamentos nos fatores externo compreendida como aprendizagem.

2) Quais as relações por você percebidas entre desenvolvimento, aprendizagem e crescimento?  

O desenvolvimento, a aprendizagem e o crescimento possuem um estado de constantes mudanças e  adaptações entre si, desenvolvendo as capacidades e potencialidades do Ser Humano, tanto físicas, mentais e afetivas (BARRETO, SELVA MARIA 2014).

3) Como você relaciona as diferentes teorias da aprendizagem com a sua futura prática docente?  

Com a base teórica da aprendizagem, temos a oportunidade de aprendemos a criar melhores maneiras de se adaptação, de conhecer como deve ser feita a forma correta e também a forma errada para um otimizado aproveitamento do conhecimento. Em atividades físicas será muito importante a aprendizagem

motora e a cognitiva, gerando também um bom convívio no meio social e   afetivo. Todos os processos de desenvolvimento e de aprendizagem humana são importantes para avaliar as diferenças individuais de cada aluno, proporcionando um trabalho de maior qualidade para o mesmo (BARRETO, SELVA MARIA 2014).

4) Como o processo educativo formal (aquele efetuado na escola) pode interferir no processo de desenvolvimento?  

O desenvolvimento pode ser afetado de formas positivas e ou negativas, dependeo em exclusividade de como é conduzido o trabalho do Professor. Poderá ser atrasado quando o aluno não tiver uma imposição de muitas regras e muita autoridade. A ação negativa  pode gerer uma inibição da curiosidade, impedindo que as perguntas sejam feitas com medo de ter problemas com os professores ou por medo de errar. Em oposição temos que se o processo for carregado de total falta de ordenamento e disciplina fica impossibilitado a criação de um processo de aprendizagem contendo início meio e fim. 

5) “Dividir” o processo de desenvolvimento em fases ou períodos dificulta ou facilita seu entendimento? Por quê?  

Facilita o entendimento por explicar as nuances e particularidades de cada período de nossas vidas, como às características físicas e mentais que nós passamos ao longo do desenvolvimento. Ter cada fase explicada em detalhes, nos permite focar o estudo em uma determinada fase e obter todas as informações referentes a esse período de tempo (BARRETO, SELVA MARIA 2014).

1) Por que é importante para um profissional de Educação Física reconhecer e considerar o nível desenvolvimental de seus alunos? Justifique sua resposta.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com