TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC

Por:   •  19/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  4.241 Palavras (17 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        8

4        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        10

5        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        12

6        PLANOS DE AULA I e II        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS        19

INTRODUÇÃO

O Estágio Curricular Obrigatório I: Ensino Fundamental (6° ao 9° Ano) é uma atividade curricular do curso de Formação Pedagógica em Ciências Biológicas da UNOPAR e um dos pré-requisitos para a obtenção do grau de licenciado em Ciências Biológicas. Entretanto, muito mais do que simplesmente uma atividade curricular, este é tido como indispensável na formação dos futuros docentes.

Pimenta e Lima (2004) relata que o estágio na formação inicial deve ser entendido como um período para tomar conhecimento e preparar-se para exercer a profissão docente, desenvolvendo competências e saberes indispensáveis para a construção de uma identidade profissional que corresponda às exigências e aos desafios da sociedade contemporânea.

O estágio supervisionado pode ser entendido, como um tempo de aprendizado contínuo onde o estudante terá a oportunidade de ter contato com o seu meio de atuação profissional. Segundo Santos (2005), o Estágio Supervisionado curricular, juntamente com as disciplinas teóricas agregadas na licenciatura, é um período de construções importantes no processo de formação de professores, colaborando com o fazer profissional do futuro professor. Neste sentido o licenciando assume o papel ativo e isso exige um confronto com a realidade, estando aberto a mudanças objetivando o crescimento pessoal e profissional da prática docente.

Desta forma, o estágio constitui-se em um relevante instrumento de conhecimento e de integração do aluno à realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional, permitindo ao aluno e ao futuro profissional a oportunidade de aliar a teoria vista durante a sua graduação com a prática. “De uma maneira geral, pode-se entender os Estágios Curriculares como instrumento de integração entre a teoria veiculada no curso de Graduação e os conhecimentos advindos da observação e participação em situações reais de trabalho” (SILVA, 2003).

O Objetivo geral deste trabalho de Estágio Curricular Obrigatório I: Ensino Fundamental (6° ao 9° Ano) é   a   apresentar   as   atividades   de   pesquisa   neste período de Pandemia ao COVID – 19. Aqui estão registradas as condições em que se realizou o estágio, os procedimentos e planejamentos foram pesquisados, bem   como   um   conjunto   de   reflexões   que   procuram esclarecer     como   seria   a   forma   de   ministrar   as   aulas, manifestando também o modo de compreender a experiência do estágio.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A fase do estágio em sala de aula é uma rica experiência e uma ferramenta essencial na formação de um aluno de graduação e futuro professor licenciado em ciências biológicas. Para a realização deste, é imprescindível que se tenha toda uma preparação, onde o aluno tem a oportunidade de fazer aprofundamentos relacionados sobre a futura profissão, e até mesmo conhecer a realidade onde está se inserindo.

Assim, as etapas de observação e co-participação são indispensáveis antes de o aluno assumir a regência de uma sala de aula.  O objetivo da observação é que os alunos aprendam à realidade da sala de aula, no contexto da escola, examinado sobretudo o processo de ensino aprendizagem em comparação com os conteúdos das disciplinas que estão sendo ministradas (Pimenta, 2001).

No período de regência do estágio percebe o quanto o estágio é realmente importante para formação de um licenciado. Segundo Pimenta (1999) é imprescindível a imersão nos contextos reais de ensino, para vivenciar a prática docente mediada por professores já habilitados, e isso pôde ser evidenciado neste período à medida que assumir a direção da sala de aula, podendo planejar, executar e avaliar, além de ter tido a oportunidade de desenvolver cada vez mais as habilidades, colocando as teorias em prática.

Segundo Guerra (1999), o ideal é que a maioria dos discentes quando estão realizando o estágio, verdadeiramente compreendesse que o Estágio é uma atividade que objetiva a construção de aprendizagens, que se realizam por meio das interações do aluno com meio de atuação profissional do professor. Pimenta e Lima (2004) afirmam que cada professor, além disso, atua como um profissional facilitador para a obtenção de conhecimentos pelos alunos, contribuindo para o desenvolvimento intersubjetivo e pessoal dos mesmos.

Moraes et al. (2008) relata que os planejamentos têm a função de orientar a prática pedagógica, porém não pode ser um documento rígido e absoluto, pois umas das características de ensino é que está sempre em movimento, sofrendo modificações ante as condições reais. Vale destacar também o comportamento bastante disciplinar dos alunos de maneira geral. Outro ponto positivo é o apoio oferecido pelo professor responsável pela disciplina.

        Para Pimenta e Lima (2009), as experiências vivenciadas durante o Estágio podem contribuir para a construção da identidade docente dos futuros professores, ao passo que este se constitui ao mesmo tempo um lugar onde o discente poderá amadurecer essa identidade. Conforme as autoras, através de cada experiência vivenciada neste estágio, a minha identidade profissional ia sendo construída gradualmente. Através das expressões dos alunos, das demonstrações de interesse em sala, ou de desinteresse, pude perceber se eu estava cumprindo bem o meu papel de professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (205.1 Kb)   docx (39.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com