TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL

Por:   •  20/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

bacharel

 ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL.

 

PRATICA.

                                             

2021

 CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

bacharel                                                

Disciplina:  ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL.

Tarefa: (portifólio 1).

Nome:

RA:

Turma: (..)

Tutor a Distância:  .

PRATICA.

A professora marilia de carvalho almeida, fez uma explicação sobre a evolução do trabalho e a ergonomia. Ergonomia é uma ciência que visa essencialmente à prevenção primária de acidentes. assim, é necessário saber avaliar as condições que produzem riscos para prevenir os danos antes que esses aconteçam. dessa forma, torna-se essencial a compreensão dos mecanismos fisiológicos da lesão em ambiente ocupacional e o reconhecimento das eventuais fontes de risco para intervir de forma eficiente sobre eles.

Entendo ser importante para o Profissional de Educação Física ampliar seus conhecimentos sobre os fatores condicionantes da saúde, os aspectos históricos, avanços e desafios na saúde do trabalhador e da trabalhadora; a importância da integralidade das ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde, pautadas na identificação dos determinantes e condicionantes sociais de saúde da população, inclusive os conceitos e experiências com a prática interprofissional colaborativa na atenção à saúde, ampliando a visão sobre a atuação como Profissional da Área da Saúde.

OS DOMÍNIOS DA ERGONOMIA.

Tendo em vista a ampla abordagem e o caráter multidisciplinar da Ergonomia, é função do ergonomista analisar o trabalho de forma global, contemplando os aspectos físicos, cognitivos, sociais e organizacionais relacionados à realização da tarefa. Conforme proposto pela International Ergonomics Association (IEA), definem-se os três domínios da Ergonomia:

1- Ergonomia Física: domínio que contempla as características da anatomia humana, Antropometria, Fisiologia e Biomecânica e sua relação com os aspectos físicos da atividade. Enquadram-se nessa categoria o estudo das posturas no trabalho, o manuseio de materiais, os movimentos repetitivos, os distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho, o projeto de postos de trabalho e os aspectos relacionados à segurança e à saúde do trabalhador.

2- Ergonomia Cognitiva: domínio que inclui a abordagem dos processos mentais, como a percepção, memória, raciocínio, resposta motora e seus efeitos nas interações entre as pessoas e outros elementos de um sistema. O foco dessa abordagem está no estudo da carga mental de trabalho, na tomada de decisões, na interação homem-computador, no estresse ocupacional e nos efeitos do treinamento.

3- Ergonomia Organizacional: domínio que aborda a otimização dos sistemas sociotécnicos, abrangendo as estruturas organizacionais, regras e processos. Entre os focos de atenção dessa abordagem estão incluídos o projeto de trabalho, a programação do trabalho em grupo, a organização temporal do trabalho, o projeto participativo, o trabalho cooperativo, a cultura organizacional, as organizações em rede e a gestão da qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (129.3 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com