TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ergonomia e Ginástica Laboral

Por:   •  27/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  855 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]        

GISLAINE ARAÚJO LEONIDAS DE SOUZA

R.A. 8088040

Educação Física Bacharelado

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO – CICLO 2

Ergonomia e Ginástica Laboral

Professor/Tutor: Marilia de Carvalho Almeida

Centro Universitário Claretiano

POLO CLARETIANO – VOLTA REDONDA

2019

  1. A Ergonomia possui um caráter multidisciplinar, analisando o trabalho de forma global. Baseado nisso, ela contempla três domínios relacionados com a execução da tarefa. Descreva-os e diferencie estes domínios.

Ergonomia Física: É voltada ao ambiente de trabalho e está relacionado a segurança e saúde do trabalhador, contemplando as características da Anatomia, Antropometria, Fisiologia e Biomecânica, priorizando a saúde física e segurança do trabalhador.

Ergonomia Cognitiva: Este domínio está relacionado ao processo mental, como memória, raciocínio, atenção e está totalmente ligado ao processamento de informações e execução de tarefas também como tomadas de decisões.

Ergonomia Organizacional: É um domínio que aborda gerenciamentos de recurso de pessoas, projetos de trabalhos e abrange toda a estrutura organizacional, e está relacionado com a otimização dos sistemas sócio-técnicos.

  1. Descreva sobre a história do trabalho e sua relação com Taylorismo.

Antes da Revolução Industrial as empresas mantinham os trabalhadores meio que em uma semi-escravidão, com trabalhos perigosos e sem planejamento nenhum, além disso, não tinha o trabalho não era separado pela capacidade que cada trabalhador de encaixava, e após o surgimento do taylorismo tudo isso mudou, Taylor propôs que fosse feito um planejamento e separação do trabalho e capacidades de cada trabalhador em suas devidas funções, além de muitas outras mudanças sendo uma delas  a implantação de incentivos salariais e recompensas.

  1. Duas correntes se desenvolveram dentro da prática da ergonomia. Descreva-as e em que aspectos elas se diferenciam, dentro de uma análise ergonômica.

A Ergonomia Anglo-Saxônica que é conhecida como Ergonomia Física é uma abordagem voltada ao ambiente de trabalho e que aborda os fatores de risco a saúde do trabalhador, já a Ergonomia francofônica está relacionada ao processo mental como adaptação do trabalho ao homem e está ligado aos aspectos psicossociais, e o que as duas têm em comum é que são contra a adaptação do homem ao trabalho como foi proposto pelo Taylorismo.

  1. Descreva sobre os principais pressupostos da ergonomia utilizados na sua prática como princípios básicos e a importância destes princípios para a análise ergonômica do trabalho.

Os principais pressupostos da ergonomia são a interdiciplicidade que é uma análise voltada para as condições de trabalho que visa adequar o ambiente de trabalho priorizando a saúde física e segurança já a análises de situações reais analisa no ambiente de trabalho situações reais que possa propor ao ergonomista mudanças necessárias para solucionar problemas futuros.

Envolvimento dos sujeitos é a participação dos trabalhadores na identificação de problemas através de sugestões e reuniões para que seja feita possíveis mudanças.

  1. A análise Ergonômica do Trabalho (AET) permite identificar e ajustar as condições de trabalho que possam trazer prejuízos a saúde do trabalhador. Baseado no protocolo de identificação de fatores de riscos dos postos de trabalho, elaborada pelo grupo Ergo  & Ação e SimuCad da UFSCAR, cite os 14 itens que são analisados em uma situação de trabalho, registre e analise por meio de foto, uma situação real de trabalho na posição sentada. Analise os seguintes itens:
  1. Área de trabalho
  2. Distância visual.
  3. Assento
  4. Ângulo de visão
  5. Espaço para pernas
  6. Tipo de cadeira

Os 14 itens analisados no ambiente de trabalho:

  1.  Espaço de trabalho
  2. Atividade física
  3. Tarefas de elevação
  4. Posturas e movimentos
  5. Risco de acidentes
  6. Conteúdo de trabalho
  7. Restritividade do trabalho
  8. Comunicação de trabalhador
  9. Dificuldade em tomar decisões
  10. Repetitividade do trabalho
  11. Atenção Requerida
  12. Iluminação
  13. Ambiente Térmico
  14. Ruído

[pic 2]

Área de trabalho: Analisando a imagem pude perceber que na área de trabalho dela precisava de uma mudança começando pela mesa onde todos os materiais de trabalho estão somente em um lado da mesa, sendo assim ela só está fazendo o trabalho de rotação para um dos lados da mesa, eu começava distribuindo os materiais mais usados no dia-dia nos dois lados da mesa para que pudesse ser feito um trabalho de rotação para os dois lados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (222.5 Kb)   docx (120.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com