TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ergonomia e Ginástica Laboral

Por:   •  2/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA -

BACHARELADO

Disciplina: Ergonomia e Ginástica laboral

Tarefa: Atividade do Ciclo 2

Nome: Luiz Eduardo Baiense Falcão

RA: 8117805

Turma: DGEFB1701VITA0S

Parecer do Tutor:

ATIVIDADADE:

1) A ginástica laboral é uma gama de exercícios físicos realizados em diversos ambientes profissionais, como no horário de trabalho, ou em outras atividades diárias com o objetivo de melhorar a saúde e evitar futuras lesões das pessoas por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais. Ela serve também para trabalhar o corpo de um modo geral, englobando os aspectos cognitivos e psicológicos, porquanto ajuda a estimular o autoconhecimento e o sentido de corporeidade. O planejamento dos exercícios devem ser bem estruturados e adequados, assim pode-se proporcionar maior aderência para aqueles que possam sentir dificuldades em sua execução durante a prática. Sendo assim, as divisões didáticas são as ginásticas preparatórias, compensatórias, de relaxamento e a corretiva.

2) O principal objetivo da ginástica laboral é preconizar uma estabilidade e conforto no exercício de atividades profissionais durante à sua atividade, e assim evitar que alguns profissionais faltem o trabalho por conta de dores e doenças ocupacionais, logo resultará em um maior rendimento da empresa. Outros resultados importantes são relacionados com o alívio do estresse, melhora da postura corporal, diminuição do sedentarismo, previne doenças por trauma cumulativo, aumenta a motivação, auxílio na reeducação postural, melhor consciência corporal e previnem doenças como (LER) Lesões por Esforços Repetitivos e os (DORT) Distúrbios osteomusculares Relacionados ao Trabalho.

3) A ginástica laboral relaxante é a melhor que irá se adequar. A cada final de expediente, o profissional que ali está exercendo sua atividade, deverá praticar alongamentos ou utilizar de massagens para aliviar as tensões acumuladas durante o dia. O programa consistirá
em uma análise ergonômica do trabalho, realizar a identificação das atividades realizadas, o ambiente ocupacional, identificação da prevalência de doenças e dos fatores de risco do local. Logo após haverá o planejamento para as futuras intervenções no local de trabalho.


4) Será necessário, visto que a ginástica laboral vem como uma atividade de prevenção, e não apenas para tratar daquilo que já foi ocasionado.

5) a- Resulta em resistência cardiovascular, perda de calorias, oxigenação do cérebro, liberação de hormônios do prazer , aumenta a sensibilidade dos receptores hormonais, a liberação de óxidro nítrico no endotélio e assim causando a dilatação das artérias resultando na melhora da circulação sanguínea e refinamento das atividades sensórias do sistema nervoso.     .

b- Relaxamento da musculatura localizada, evita o acumulo de ácido lático, evita dores, ajuda na postura corporal durante as atividades, auxilia na musculatura paravertebral, e contribui na resistência muscular localizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (281.2 Kb)   docx (207.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com