TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ergonomia e Ginástica Laboral

Por:   •  26/9/2021  •  Resenha  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA -

BACHAREL

Disciplina: Ergonomia e Ginástica Laboral.

Turma: DGEFB1801VITA0S

Nome: Kleidson Da Silva Santana

RA:1128066

Tarefa: Resumo da 1ª Vídeo Aula (Presencial)

Palavras chaves: ergonomia, doenças, saúde, laboral, ginástica, empresa.

Na aula foi feito um breve resumo sobre o que é ergonomia e ginástica laboral que contribuem para a prevenção das doenças ocupacionais que são as causadas por condições insalubres de trabalho que podem ser no trabalho ou diretamente ligada a ele, lembrando que saúde não é apenas a ausência de doenças físicas, mas também o bem estar físico, social e mental.

A ergonomia tem o principio de adaptar o trabalho ao homem, e tem como objetivo segurança, eficiência e conforto aos trabalhadores.

As doenças ocupacionais são consideradas acidentes de trabalho, a doença ocupacional é um conjunto de varias doenças que causam alterações na vida do trabalhador e são provocadas por fatores ligados ao ambiente de trabalho e e podem ser ligadas ao trabalho ou relacionadas a ele.

Doenças profissionais são as causadas diretamente pelo ambiente de trabalho, sendo as mais comuns respiratórias e de pele. E as doenças relacionadas ao trabalho precisam de exames que comprovem que o trabalhador adquiriu em decorrência do seu trabalho. Nas doenças mais comuns relacionadas ao trabalho estão a LER (Lesão por esforço repetitivo) e a DORT ( distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho) que é o termo usado pelo INSS para doenças relacionadas exclusivamente ao trabalho já eu a LER pode ser adquirida também nos momentos de laser.

O ideal é o trabalhador relatar assim que ocorrer algum desconforto para a equipe ergonômica entrar em ação com o tratamento preventivo. Pois existem vários riscos ergonômicos que podem ameaçar a produtividade e rendimento do profissional. Há inda os fatores de risco individual tais como idade, sexo, hobbies ,etc. Também fatores de risco psicossociais ou organizacionais que dependem  do tipo de trabalho se é em turnos, monótono organização do trabalho, etc.Fatores de risco biomecânico (postura, força e repetição).

Alguns sintomas da DORT são visíveis e ajudam na identificação  tais como dor, inflamação, vermelhidão, fadiga, perda da força,entre outros. Existe ainda um documento chamado PPRA que auxilia na montagem do plano de prevenção aos acidentes de trabalho.

A ginástica laboral é outro programa que não faz parte da ergonomia, ela é elaborada a partir da atividade profissional exercida pelo trabalhador para aliviar a tensão nas partes do corpo mais utilizadas e ativar as que são menos usadas relaxando e tonificando, ela tem um caráter preventivo e não curativo. Tem como objetivo proporcionar ao funcionário exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais. Ela deve ser feita em no máximo 15 minutos pois estão em um ambiente de trabalho. Alem dos benefícios para o trabalhador que são prevenção de lesões, melhor qualidade de vida, melhoria de relacionamento interpessoal, existe muitos benefícios para a empresa entre eles: redução no numero de faltas dos funcionários baixo custo de implantação do programa, etc. lembrando que cada setor é um tipo de ginástica diferente, a ginástica laboral tem modos que são: a ginástica preparatória que é feita antes da jornada de trabalho para aquecer os grupos musculares que irão ser solicitados durante a jornada de trabalho. A ginástica laboral compensatória são feitas durante as pausas da jornada de trabalho para quebrar a monotonia do trabalho repetitivo. Um dos objetivos é relaxar os músculos mais usados no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (200.4 Kb)   docx (103.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com