TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA DO ENSINO DO ATLETISMO

Por:   •  25/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DO ATLETISMO - SDE4556

ALUNO: Lavínia Tereza de Paula

MATRÍCULA: 201901208991

Rio de Janeiro - RJ

Abril/2020

1 INTRODUÇÃO

O ensino do atletismo no cenário acadêmico, de modo aparente, acontece de modo muito introdutório e sem muito contexto, aonde os educandos mostram diversas dificuldades de aprendizagem e como consequência a ausência de interesse pela modalidade, logo, o progresso para adquirir os conhecimentos das várias provas que existem é pouco observado, embora a modalidade é tida como um dos assuntos clássicos da Educação Física.

Superar esta barreira transformou-se um dos grandes desafios da Educação Física, o que requer um trabalho duro de redimensionamento de como é tratado o assunto esporte dentro da escola, reavaliando os tempos e espaços pedagógicos de modo que permita aos estudantes as diversas experiências e o desenvolvimento de uma crítica diante desse conteúdo na escola. Assim, sugerir uma visão que ajude o esporte da escola, e não apenas o esporte na escola, de modo aparente é algo visível e fundamental para as aulas de Educação Física.

O mini-atletismo foi criado com o intuito de proporcionar à criança a prática de jogos e brincadeiras baseado nas modalidades do atletismo para os adultos, viabilizando a iniciação desportiva de suas provas como: corridas, lançamentos saltos e arremessos.

Nesta lógica, o objetivo  que justifique a utilização do Miniatletismo na escola é demonstrar que as práticas dessa modalidade são capazes de serem uma ótima ferramenta para o professor com o intuito de indicar variações nas suas práticas pedagógicas, dando oportunidade aos alunos, especialmente do ensino fundamental, a participação de todos nas aulas de Educação Física, propiciando o desenvolvimento de uma prática mais agradável desta modalidade.

1.1 OBJETIVOS

        

 

  • Incentivar a prática de esporte para o desenvolvimento da cidadania e motivar a massificação do atletismo, impactando em saúde, educação, lazer, cultura e inserção social.
  • Estimular à auto-aprendizagem e à aproximação do discente com a prática profissional no espaço de intervenção profissional, mediada pela reflexão crítica sobre a inter-relação teoria e prática.

1.2 COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:

 

  • Capacidade de observação, acompanhamento e análise crítica.
  • Capacidade de redigir textos em linguagem acadêmica.
  • Capacidade de conexão e aplicação do conteúdo teórico na prática, a respeito das informações que o Guia prático disponibiliza para prática pedagógica da Educação física.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 RESULTADOS

  • No trabalho de Silva (2017) alguns professores apontaram que a sua graduação não possibilitou de forma adequada o aprendizado de como desenvolver o atletismo nas escolas sem os materiais e o espaço físico, disseram que em relação aos conteúdos, eles acreditam que faltou um pouco mais por parte do professor da graduaçãop ensinar mais como atuar em escolas que não tem materiais próprios.
  • Ainda no artigo de Silva (2017) outro relevante ponto a ser considerado na entrevista com os docentes foi à questão didática. Poucos relataram que a vivência com os conteúdos de atletismo durante a graduação, eles disseram que tiveram atletismo 1 e 2 porém tudo mais ligado a área técnica, deixando a desejar essa parte escolar, na verdade aprenderam muito pouco , nada muito além do que ja sabiam.
  • Para finalizar as questões dos resultados do trabalho de Silva (2007) no que se refere ao espaço físico e ao material disponibilizado na escola, notou-se que alguns professores encontraram dificuldades, porém a maior parte deles afirma que o espaço físico e o material disponibilizado não são fatores determinantes para o desenvolvimento dos conteúdos do atletismo, uma vez que este esporte conforme já se observou pode ser aplicado em espaços pequenos e com objetos variados utilizando recursos do mini atletismo conforme pode-se observar nesta fala.

2.2 BREVE DISCUSSÃO

Respondendo o primeiro tópico acima, esse discurso destina a julgar o atletismo na escola como um esporte de caráter institucional , isto é, tratar o ensino do conteúdo como se fosse de rendimento. A respeito disso, é possível dizer que o atletismo na escola é capaz de ser elaborado e oportunizado de várias formas e modos, até mesmo utilizando-se de espaços pequenos e objetos variados.

Respondendo o segundo tópico, esses discursos destinam a julgar as observações sobre à falta de orientações didático-pedagógicas que contemplem os conteúdos de atletismo na escola. Ainda com relação ao problema da didática, é perceptível que nos cursos de educação física que são oferecidos há falta de um melhor aprofundamento dos elementos didáticos que possam dar estrutura, e isso gera prblemas e dificuldades para os futuros professores definirem as questões pedagógicas como: “o que ensinar, porque ensinar, quando ensinar e como ensinar”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (91.6 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com