TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade de Vida

Por:   •  9/3/2016  •  Artigo  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Faculdade Montenegro

Autorizado pelo MEC Portaria 97.787 D.O.U. 29/05//1989 e 98.885 D.O.U. 26/02/1990

QUALIDADE DE VIDA

Barra do Rocha-BA

Outubro/2015

VANIA

QUALIDADE DE VIDA

Resumo apresentado ao professor Josué Cassiano, da Disciplina Legislação da Educação, válido como requisito avaliativo do II Semestre do Curso de Pedagogia da FAM.

Barra do Rocha-BA

Outubro/2015

QUALIDADE DE VIDA

Resumo

Podemos considerar que, nos tempos modernos, viver muito mais  do que nossos avós já é uma realidade para a geração atual de jovens e adultos, uma vez que, a expectativa de vida das pessoas. Cabe aos profissionais de Educação Física, preparar os alunos para a aquisição de conhecimentos fundamentais para a busca de um estilo de vida saudável, pois devemos nos preocupar  com a qualidade deste tempo de vida, através da prática de hábitos saudáveis ou práticas básicas de saúde, torna-se uma necessidade.

Observamos que o tema saúde, para inúmeras pessoas, não possui o devido valor, até o momento em que ela começa a diminuir ou deixar de existir, dando lugar à doença. Porem saúde não é mera ausência de doença. Compreender que o conceito de saúde tem relações ou deve estar  mais próximo da noção de qualidade de vida já é um bom começo.

Repensar a Educação Física, despertando noções importante para a melhoria da qualidade de vida é o desafio que propomos.

Palavras Chaves: Educação Física, Saúde.

Abstract:

We can consider that, in modern times, live much longer than our grandparents is already a reality for the current generation of young people and adults, since the life expectancy of people. It is up to professional physical education, preparing students to acquire basic knowledge for the pursuit of a healthy lifestyle, because we care about the quality of this lifetime, by practicing healthy habits or basic health practices, It becomes a necessity.

We observed that the theme health to countless people, does not have the proper value, until the moment she starts to decrease or cease to exist, giving way to disease. However health is not merely the absence of disease. Understand the concept of health has relations or should be closer to the notion of quality of life is a good start.

Rethinking Physical Education, raising important ideas to improve the quality of life is the challenge that we propose.

Key words: Physical Education, Health.


  Introdução

“O Conceito de qualidade de vida é diferente de pessoa a pessoa e tende a mudar ao longo da vida de cada um. Existe porém, consenso em torno da ideia de que são múltiplos os fatores que determinam a qualidade de vida de pessoas e comunidades. A combinação desse fatores que moldam e diferenciam o cotidiano do ser humano resulta numa rede de fenômeno e situações que, abstratamente, pode ser chamada de qualidade de vida.” ( NAHAS.2003 p 13)

“Qualidade de vida é ter uma vida ativa, saudável, prazerosa e harmoniosa. A saúde, prazer e equilíbrio são fundamentais para que as pessoas vivam bem. Depende, fundamentalmente, da prática de hábitos saudáveis ou práticas básicas de saúde.” ( SHARKEY, 1998, BRESLOW & ENSRTRON, 1980, ALSEN, ETAL 2001)

De acordo os conceitos citados, concluímos que, em síntese, há uma concordância sobre as condições que predispõem os indivíduos a uma situação de qualidade de vida, pois pressupõem o atendimento das necessidades humanas fundamentais. Padrões ou definições sobre o que seja uma boa ou má qualidade de vida, em geral, podem ser identificados como: estilo de vida, estado de saúde, alimentação.  Habitação, educação, trabalho, lazer, convívio social, além da percepção do individuo sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está em relação ao seu objetivo, expectativas perspectivas e, até mesmo valores não matérias, como amor, liberdade, solidariedade e inserção social, realização pessoal e felicidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com