TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Atualidades em Educação e Diversidade

Por:   •  17/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

(Daniele Forgiarini)

(Como as Diferenças Culturas são Trabalhadas em Sala de Aula)

Atividade de Portfólio ciclo 2 da Disciplina de Atualidades em Educação e Diversidade.  Profº Ana Maria Tassinari

 

Palmas – To.

2019

ATIVIDADE

Leia o texto: "Educação Intercultural" (Disponível páginas 9 e 10 do PEGE)e avalie como as diferenças culturais são trabalhadas na escola e na sala de aula, colocando suas considerações no PORTFÓLIO.

A cultura de um povo tem  tem vários elementos que a caracteriza, como as crenças, mitos, idéias, valores, danças, festas, alimentação, maneira de vestir e falar. Essas caracteristicas são importantes para uma comunidade, pois deteminam e demosntram os aspectos locais de uma população.

O professor ao abordar a diversidade cultural do nosso país, deve promover o sentimento de valorização cultural da nossa nação, respeitando as diferentes culturas, mostrando que mesmo com suas caracteristicas particulares, cada uma tem seu papel fundamental dentro do Brasil, sendo assim não existe uma cultura mais desenvolvida do que outra.

Tratar da diversidade cultural, reconhecendo-a e valorizando-a da superação das discriminações é atuar sobre um dos mecanismos de exclusão, tarefa necessária ainda que insuficiente, para caminhar na direção de uma sociedade mais plenamente democrática. É um imperativo do trabalho educativo, voltado para a cidadania uma vez que tanto a desvalorização cultural-traço bem característico de pais colonizado-quanto à discriminação são entraves à plenitude da cidadania para todos, portanto, para a própria nação (PCNs, 1997, p.2

Para ser trabalhada a diversidade no ambiente escolar o professor tem que buscar conhecer mais da sua própria historia, seus costumes, sua descendência, o seu sotaque, etc. essa busca é importante para instigar  no aluno a resgatar sua própria história, criar uma visão crítica , despertando neles valores morais para que se tornem pessoas participativas e solidárias.

Após os alunos compreenderem o que os cercam, terão a responsabidade de transformar sua história. Para melhor entendimento, neste momento o professor deverá apresentar termos como: preconceito, discriminação, racismo. Esses temas servem para introduzir como a diversidade é tratada no ambiente escolar, mostrando que mesmo o colega falando diferente tem que ser respeitado. Gerando nos alunos o sentimento de respeito, empatia, bem-estar, participação e solidariedade.

O professor e a escola tem o papel de intermediar a partir do próprio conhecimento, para que possa oferecer um ambiente que oportunizam os alunos a expressar sentimentos, sua cultura e suas raízes.

Todo educador tem que ter em mente a importância de intermediar o aluno a ter um ambiente escolar onde o respeito à diversidade tem que ser estimulada, que a formação do cidadão, educado, empático e respeitoso parte deste ambiente, mas isso só será possível se escola e professor estiver de fato alinhados entre condutas e teoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com