TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Portfólio - Gestão de Esportes e Eventos em Esportes e Lazer

Por:   •  4/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

(ALEXANDRE PARANHOS DE SOUZA)

(ATIVIDADE DE PORTFÓLIO)

(RA:8007067)

                                          Atividade de Portfólio Ciclo 2 de aprendizagem da Disciplina,  

                                        Gestão de Projetos e Eventos em Esporte e Lazer.

                                       Professor: Alex Fabricio Borges e

Luis Claudio de Almeida.

São Paulo

2020

[pic 2]

  1. A organização visitada preocupa-se com os aspectos da gestão, no que se refere as funções administrativas básicas (planejamento, organização, direção e controle), habilidades básicas e papéis dos administradores? Descreva como isso ocorre e oriente-se pelo Capítulo I da obra "Administração para não administradores: gestão de negócios ao alcance de todos"(p. 13-17 e p. 23-28).

R: A organização visitada é o Mogi Basquete, time profissional de basquete de Mogi das Cruzes - SP, existe um trabalho separado por funções do presidente até os jogadores, passando por toda diretoria, comissão técnica, secretários e Atletas.

A preocupação de toda diretoria é vista de fato quando se vê a separação de funções, como quem direciona os pagamentos dos atletas, quem organiza viagens para jogos, quem cuida de todos os uniformes, de treino e de jogo, quem cuida da parte física dos atletas, quem cuida do marketing nas mídias sociais, quem fica responsável de trazer novos patrocinadores para o projeto e tudo mais, além de um advogado e um contador para cuidar de toda parte burocrática e contas do projeto.

O que fica claro em tudo isso, é que a organização é o ponto chave para que todo esse processo aconteça com êxito, delegar funções para profissionais especializados, e supervisionar de perto o caminhar de cada uma dessas funções. Esse é resumidamente o cenário para que uma equipe de basquete profissional aconteça.

A visão do Presidente do time e Secretário de esportes da cidade Nilo Guimarães, é que quanto mais desenvolvido e organizado o projeto fica, mais longevidade e credibilidade tem, além de trazer patrocinadores e o engajamento de todos os torcedores da cidade e região.

  1. Tendo como referência os estudos do Capítulo III da obra recomendada "Administração para não administradores: gestão de negócios ao alcance de todos" (p. 70-71), verifique e descreva se, na organização visitada, há propostas ou programas de Gestão de Pessoas, que contemplem o levantamento de necessidades de treinamento, ações de treinamento e avaliação dos resultados de treinamento.

R: Além das pessoas envolvidas diretamente no projeto, não há propostas de gestão de pessoas, a filosofia de trabalho do projeto, apenas ensina, treina, e age diretamente com os envolvidos, como atletas, gestores do projeto e os torcedores. O diretor Cadum, ex-atleta da seleção brasileira e de diversas grandes equipes brasileiras, tem vasta experiência no meio, ele promove alguns trabalhos sociais levando basquete para crianças de diversas partes da cidade, este trabalho é feito pelos jogadores, levar o basquete adiante é a forma que o time tem, não só de resultados nas quadras, mas de mostrar a essência do esportes para todos, principalmente para as crianças.

Com clinicas de basquete, que ensina os fundamentos básicos do jogo, podendo despertar novos valores no esporte, e se torna a válvula de muitos para problemas familiares e até de saúde. Sendo este o resultado real dessas ações com um todo.

  1. Fundamentado nos estudos de marketing sugeridos, descreva sobre a segmentação de mercado da organização visitada frente a seus clientes: quais as principais concorrências, a diferenciação e o posicionamento da instituição? Descreva como isso ocorre e oriente-se pelo Capítulo V da obra "Administração para não administradores: gestão de negócios ao alcance de todos" (Administração de Marketing, p. 178-188 ).

R: No Mogi Basquete a principal concorrência é a briga pelo lugar mais alto nos campeonatos brasileiros, paulistas, sul-americanos, entre outros campeonatos. Isso traz visibilidade para o projeto, e exige um posicionamento agressivo e expressivo, em termos de organização, montagem da equipe, e manutenção atualizada do trabalho dos jogadores, pois cada performance dentro de quadra, tem resultados positivos e negativos no time e projeto como um todo, o diferencial de quem quer estar no topo do basquete no Brasil é antes de mais nada, a organização, ela traz resultados em quadra, patrocinadores, e identificação dos torcedores da cidade com o time, grandes equipes no basquete como Flamengo, Fraca, Paulistano entre outras , tem esse perfil, dessa forma ocorre todo trabalho, além de estratégias bem fundamentadas de marketing para divulgas tudo e trazer engajamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com