TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases fisiologicas

Por:   •  11/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  1.240 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

WELLINGTON MARTINS PIRES – 1102866

BASES FILOSOFICAS E SOCIOLOGICAS DO MOVIMENTO HUMANO

CENTRO UNIVERSITARIO CLARETIANO

 EDUCAÇÃO FISICA BACHAREL

 RAPHAEL SICURO LEITE

SÃO PAULO

2015

1) Analise as frases motivacionais abaixo e que são utilizadas para estímulo à prática esportiva. Logo depois, selecione aquela que melhor exemplifica o conceito de agôn ou areté e justifique sua escolha:[pic 2]

        A frase 03 é a que mais se encaixa no conceito de areté, mostra que o individuo deve buscar o melhor de si em seu esporte. Sempre melhorando para que se torne um dos melhores, e sempre seja lembrado da historia do esporte.

         

2) Como a visão de soma/sema e dualista impacta o profissional de Educação Física? Poderíamos dizer que essa visão favorece a realização de práticas físicas? Justifique sua resposta.

         

        As visões dualista e soma/sema, não são a favor da educação física, dizem que o corpo é sepultura da mente, ele não pode ser estimulado e desenvolvido.

         Na visão dualista de Platão, acredita que a realização da atividade física é benéfica, para que o corpo e a mente se desenvolta de forma integral. Como Platão defendia isso, acaba nos ajudando na nossa área profissional. Este interligado o corpo e a mente, um corpo saudável acaba ajudando a mente, e vice e versa.

3) Após análise do texto de Santin sobre a relação com o corpo na antiguidade e a vídeoaula sobre Platão, apresente dois aspectos que são tratados no vídeo e que não são abordados por Santin referentes a Platão e, um aspecto presente em Santin a respeito desse filósofo e que não se apresenta na vídeoaula. Você deverá explicar as características dos aspectos escolhidos e seu texto deverá ter, no mínimo, 10 linhas.

        

       No vídeo Platão afirmava que tanto os homens e as mulheres, tinham capacidades físicas iguais, poderiam realizar as mesmas atividades.

Defendia a pratica de atividades físicas nas escolas, pois as praticas fazem que o ser humano se desenvolva de forma integral.

       Santin : os que tinham a alma predominante na cabeça são os filósofos e serão os governantes. È a parte do corpo principal, que tem todos os  comando e a alma imortal. Era dito que o homem tinha duas almas, uma na cabeça (a mais importante), e a outra dividida  em duas partes, tórax e abdômen e cada parte representava um tipo diferente de pessoa. Os que tinham a alma predominante no abdômen eram trabalhadores, tnha a característica força física e vivia juntos aos animais. E os guerreiros tem a alma predominante no peito, e defendia a sociedade, com coragem e força.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Platão. Disponível em: . Acesso em: 07 mar. 2015.

www.labomidia.ufsc.br/Santin/Livros/ed_fisica_uma_abordagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (184 Kb)   docx (169.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com