TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO MOTOR INFANTIL E AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  19/3/2020  •  Monografia  •  6.050 Palavras (25 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 25

FASG – FACULDADE SÃO GABRIEL DA PALHA[pic 1]

IESG - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SÃO GABRIEL DA PALHA

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

RAFAELLA SOARES

O DESENVOLVIMENTO MOTOR INFANTIL E AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ES

2018

RAFAELLA SOARES[pic 2]

O DESENVOLVIMENTO MOTOR INFANTIL E AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Monografia apresentada a FASG – Faculdade São Gabriel da Palha – Instituto de Educação São Gabriel da Palha – IESG – Instituto de Educação São Gabriel da Palha como requisito parcial para obtenção do título de Pós-graduação Latu Sensu, especialista em Educação Física Escolar, sob a orientação da professora Ivane da Penha Jurri Matielo, obtendo a nota de__________.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ES

2018

AGRADECIMENTOS[pic 3]

A Deus, minha gratidão por estar ao meu lado me sustentando para que eu superasse todos os desafios desse percurso.

À minha família, não tenho palavras par definir o sentimento que tenho em relação ao seu apoio. Obrigada por entender os momentos de ausência, a dedicação aos estudos e a necessidade de sempre me aprimorar como pessoa e como profissional.

À instituição, meu respeito por proporcionar aquisição de conhecimento e ampliar minha visão de mundo, me estruturando como uma profissional mais habilitada e capacitada.

Aos educadores, colegas e demais funcionários da instituição, meu agradecimento pela companhia nessa caminhada. Com certeza, vocês tornaram tudo mais fácil com sua presença.

À minha orientadora, minha admiração pela dedicação em meu trabalho de conclusão de curso. A prontidão com que tirou minhas dúvidas e me ajudou a trilhar o caminho certo foram decisivas para alcançar meus objetivos.


DEDICATÓRIA[pic 4]

A Deus, que me proporcionou a vitalidade para alcançar mais essa vitória.

Aos familiares, que me apoiaram em mais essa etapa da minha jornada.

Aos amigos, que com sua presença tornaram esse momento ainda mais especial.


[pic 5]

“Educação Física é educação, na medida em que reconhece o homem como arquiteto de si mesmo e da construção de uma sociedade melhor e mais humana”.

(Vitor Marinho de Oliveira)

RESUMO[pic 6]

De acordo com muitos estudos, o desenvolvimento motor infantil passa por diversas fases, por meio das quais a criança adquire novas habilidades motoras e aprimora aquelas já existentes. Compreendendo a importância do movimento na vida da criança, o presente estudo, por meio de pesquisa bibliográfica, busca identificar as principais contribuições da educação física para o desenvolvimento motor infantil. Constatou-se que, embora seja uma área geralmente relacionada com a prática esportiva, a educação física contribui para o desenvolvimento integral do aluno, tendo o movimento como base de tal feito. Através de atividades carregadas de intencionalidade, torna-se possível estimular a cognição, a socialização e a inclusão, além de fazer com que a criança tome consciência de si mesma como parte de um ambiente maior, onde ela interage com tudo e todos através dos movimentos. Assim, pode-se concluir que a educação física é um recurso fundamental para o desenvolvimento motor infantil, pois, contribui para o aprimoramento de suas capacidades e habilidades.

Palavras-chave: Motricidade. Habilidades motoras. Desenvolvimento Físico.


SUMÁRIO [pic 7]

INTRODUÇÃO ...................................................................................................

7

1. DESENVOLVIMENTO MOTOR INFANTIL: ASPECTOS GERAIS ...............

10

2. IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ........

17

3. O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS .................................................................

21

4. RESULTADOS ..............................................................................................

24

CONSIDERAÇÕES FINAIS ...............................................................................

27

REFERÊNCIAS .................................................................................................

28


INTRODUÇÃO

O estudo que será desenvolvido ocupa-se de analisar as contribuições da educação física para o desenvolvimento motor infantil. A principal motivação para a realização de tal estudo pauta-se na colocação de Knudson e Morrison (2001). Os autores inferem que, tal como um técnico esportivo, que lida com vários atletas com diferentes níveis de habilidade, o profissional de educação física também lida com alunos com diferentes níveis de maturidade de movimentos, sendo essa uma variação típica que existe entre as crianças ao longo do seu desenvolvimento motor. Desse modo, torna-se necessário individualizar o atendimento às crianças, sem que haja exclusão de qualquer natureza. O foco é contribuir para seu desenvolvimento integral a partir do movimento proporcionado pelas aulas de educação física.

É relevante compreender como a educação física contribui para o desenvolvimento motor do aluno, pois, como destacam Albuquerque et. al (2008), os conteúdos das demais áreas do ensino possuem a finalidade de delimitar o que o aluno deve aprender. Contudo, na educação física, sempre houve uma dicotomia entre o que é ensinado e o que deve ser aprendido, deixando, muitas vezes, um vazio no propósito das atividades realizadas. É necessário explicitar a intenção de favorecer o desenvolvimento do aluno, o que exige do professor o conhecimento detalhado das necessidades das crianças em cada fase da vida, de modo que cada conteúdo trabalhado contribua significativamente para o aprimoramento de suas competências e habilidades individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.1 Kb)   pdf (481.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com