TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL

Por:   •  23/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Centro Universitário Claretiano

Curso de Graduação em Educação Física

                                                                     PORTFÓLIO

LUCAS MACHADO DA MATA

8039217

ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL

PROF. GUILHERME TAMANINI

1)De acordo com a International Ergonomics Association (IEA), existem três domínios da Ergonomia. Descreva-os e exemplifique com alguma atividade (ou a sua própria atividade) em que momentos, ações na prática você utiliza os domínios estudados.

Ergonomia Física: engloba a anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica. Ex: adequação de uma postura correta no trabalho e manuseios de materiais.

Ergonomia Cognitiva: tem como características a abordagem dos processos mentais( percepção, memória, raciocínio, resposta motora e seus efeitos nas interações entre pessoas e outros elementos de um sistema). Ex: interação homem-computador e na tomada de decisão.

Ergonomia Organizacional: tem como abordagem a otimização dos sistemas sócio-técnicos (estruturas organizacionais, regras e processos). Ex: trabalho cooperativo e cultura organizacional.

2) O que você entende sobre o Taylorismo, e quais são os seus princípios? Discorra sobre cada um deles.

O Taylorismo é um sistema que tinha ênfase na gestão do trabalho, com o qual pautava-se em diversas técnicas para o aproveitamento de mão de obra contratada e foi desenvolvido no início do século 19, a partir de estudos sobre os movimentos do homem e da máquina nos processos produtivos de fábricas. Enfatizando a eficiência operacional das tarefas realizadas, nas quais se busca extrair o melhor rendimento de cada funcionário.

3) Na ergonomia foram desenvolvidas duas correntes que se complementam entre si, a Ergonomia anglo-saxônica de países da língua inglesa e a Ergonomia francofônica, de países de língua francesa. Descreva o que diferencia uma da outra.

Também conhecidas como Ergonomia Física e Ergonomia Cognitiva, com o qual tem características que agregam valor entre si. A Ergonomia anglo-saxônica ou física possui uma abordagem voltada ao ambiente, posto de trabalho, abordando fatores de risco da natureza física e aspectos da biomecânica. Já a Ergonomia francofônica  ou cognitiva tem a situação real como pressuposto- base para verificar os aspectos do trabalho que constituem fatores de risco para o trabalhador (MONTMOLLIN, 1990).

4) Descreva sobre os principais pressupostos da Ergonomia utilizados na sua prática como princípios básicos e a importância destes princípios para a análise ergonômica do trabalho.

Interdisciplinaridade: é o princípio que destaca a importância da análise das condições de trabalho sob diferentes perspectivas. Pelo estudo das capacidades, limitações e demais características do ser humano, é possível projetar boas interfaces homem-posto de trabalho, adequando a atividade de trabalho de modo a garantir a qualidade operacional deste projeto. Para que o objetivo final seja alcançado, é necessário que várias disciplinas como Fisiologia, Psicologia, Sociologia, Anatomia e práticas profissionais como a Medicina do Trabalho, o Design, a Sociotécnica e as Tecnologias de Estratégia e Organização interajam. Seus conteúdos se orientam para o design, Arquitetura e Engenharia, cuja inserção nesses quadrantes é basicamente a mesma.

Análise de situações reais: entender o trabalho real, considerando o que acontece na intimidade da produção, e identificar os fatores que mereçam tratamento particular é fundamental para otimizar o processo de produção como um todo, ou seja, tanto do ponto de vista técnico como do ponto de vista humano. A situação real de trabalho significa o que é feito e como é feito pelo trabalhador, ou seja, é a combinação entre os objetivos e metas determinados pela tarefa e as características pessoais do trabalhador, a experiência e o treinamento de que dispõe o indivíduo. Através da análise da atividade, podemos identificar e valorizar a variabilidade das situações de trabalho e a variabilidade biológica e psicológica dos trabalhadores.

Envolvimento dos sujeitos: Um dos critérios mais importantes relacionados ao sucesso da intervenção ergonômica está vinculado à participação dos próprios trabalhadores no processo de identificação de problemas, proposição de sugestões e avaliação final das mudanças implementadas. A visão dos trabalhadores é uma fonte importante de informações para orientar as hipóteses iniciais e definir o plano de trabalho desde a etapa de avaliação e coleta dos dados até a implementação das mudanças e avaliação final da intervenção. A participação dos trabalhadores no processo da Análise Ergonômica do Trabalho pode se dar em reuniões com os representantes da organização pesquisada. A análise participativa permite a transformação das condições de trabalho por meio do auxílio à detecção de problemas, compreensão destes, sugestão de soluções, bem como validação da análise e das sugestões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com