TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino aprendizagem da natação

Por:   •  1/6/2018  •  Resenha  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Ensino aprendizagem da natação

E imprescindível aprender a nadar em qualquer idade, a natação e um fator importante para desenvolver o indivíduo em vários fatores do cotidiano, sem contar que no Brasil a muitas áreas alagadas e com alto índice de afogamentos.

Para o ensino da natação a vários métodos discutidos pelos profissionais, porem todos devem assegurar um amplo domínio do meio aquático, para que possa passar segurança a quem está aprendendo a nadar.

As etapas de ensino aprendizagem subdividem em 5etaaps iguais, com algumas diferenças entre nomes. O processo não deve ser rígido padronizados, mecanismo.  Deve ser individual, atendendo as características, necessidades, preferencias de cada aluno. Exercícios de flutuação pode ser solicitado para que os alunos tomem conhecimento da respiração aquática.

Para machado a iniciação deve ocorrer em piscina rasa, com brincadeiras nas seguintes etapas.

Adaptação ao meio liquido; reconhecer o local para que possa se sentir confortável.

Flutuação; flutuar nas diversas posições (ventral, dorsal e lateral) é adaptar a abrir os olhos na agua sem necessidade de óculos.

Respiração; a alma do aprendizado. Deve aprender esse mecanismo antes de partir para a parte mecânica. Deve inspirar pela boca é expirar pelo nariz.

Propulsão; movimentos dentro da agua com intenção de desliza, aos poucos exercícios mais complexo são realizados com ajuda de aparelho e em sequencias são retirados do mesmo até que estejam aptos a distancias mais longas.

Mergulho elementar; entrada na agua com saltos variados em pé.

Pra Andries Junior o nado deve ser adquirido aos poucos. Um indivíduo incorporado com agua tem mecanismo de flutuação, respiração e locomoção. O autor diferencia nadar e natação. As etapas de aprendizagem para ele são as seguintes.

Primeiros contato com a agua; conhecimento do ambiente, realizando vários exercícios para estimular a imaginação e perceber as forças da agua

Respiração; nesta etapa começa a usar personagens para estimular. A respiração consiste em aprender a respirar na agua, ele determina que deve inspirar pela boca expirar pelo nariz.

Flutuação; nesta etapa ele usa o exemplo do tatu que ao cair no buraco cheio de agua ele se encolhe e começa a flutuar, assim ele experimenta a flutuação em várias posições.

Propulsão; movimentos como o de a Pulga Propulga, que para voltar as margens precisa movimentar o corpo e assim tenta até conseguir.

Entrada na agua; nesse ele usa o Tigre Triguell que como as pessoas já sabem nadar sobre a agua porem tem medo de pular e no dia de calor ele tem que pular para se refrescar, vivenciando várias formas de entrada e se acostumando com o movimento.

Esse autor usa bastante a imaginação, sempre com personagens de desenhos e filmes infantil, sendo o modo de ensino voltada para as crianças, enquanto machado usa termos mais comuns ao dia do adulto. Os modos de ensino e bastante parecido, mudando nomes e modos que são aplicados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com