TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia e Ginástica Laboral

Por:   •  23/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

         [pic 1]

Adriana de Oliveira dos Santos

1188315

Resumo da aula de

Ergonomia e Ginástica Laboral

Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina de Ergonomia e Ginástica Laboral como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Luis Claudio de Almeida

Curitiba

2020

         

Resumo

Ergonomia e Ginástica Laboral

Ergonomia é uma ciência interdisciplinar cujo objetivo é prático é a adaptação dos posto de trabalho dos instrumentos, das máquinas, do tempo de trabalho e do meio ambiente e da necessidade do homem. A realização dos objetivos em nível industrial propicia a facilitação do trabalho e de um melhor rendimento do esforço humano.

É uma disciplina cientifica relacionada a compreensão das interações entre os seres humanos  e outros elementos de um sistema, é a profissão que aplica teoria, princípios dados e métodos a projetos com o objetivo de otimizar o bem estar do ser humano.

As posturas adotadas pelos trabalhadores, uma postura incorreta pode prejudicar na saúde dos mesmos, exemplo da postura sentada, pode ocasionar uma fadiga visual, tenciona a musculatura podendo causar uma patologia, é necessário trazer mudanças neste ambiente de trabalho.

A ergonomia tem uma característica multidisciplinar é função do ergonomista analisar o trabalho de forma global contemplando os aspectos físicos, cognitivos, sociais  e organizacionais relacionados da tarefa.

O ergomista precisa dominar as características de anatomia humana, antropometria, biomecânica e fisiologia e sua relação com as aspectos físicos da atividade. Enquadrando nesta categoria o estudo das posturas no trabalho, manuseio de materiais, os movimentos repetitivos, distúrbios musculoesqueléticos, entre outros.

Domínio cognitivo aborda processos mentais como a percepção, memória, raciocínio, resposta motora e seus efeitos nas interações de pessoas, e outros elementos de um sistema. E também domínio organizacional.

A ergonomia física orienta a ação ergonômica no sentido de concepção ou transformação de dispositivos técnicos do trabalho como máquinas, ferramentas, etc. ela adota a adaptação da máquina ao homem.

A ergonomia cognitiva está na busca por compreender e atuar sobre a organização do trabalho e no conjunto de fatores que atuam na causa do problema. Ela desenvolve sua análise visando adaptação do trabalho ao homem enfocando aspectos psicossociais  da organização do trabalho de forma mais ampla.

Para uma analise eficiente da ergonomia é importante os pressupostos que norteiam o agir ergonômico a interdiciplinaridade, a analise de situações reais e envolvimentos dos sujeitos

A interdiciplinaridade a atuação na prática é realizada e, equipe e esta composta por diferentes profissionais tendo sempre como foco o tipo de atividade em questão.

A análise das situações reais entende o trabalho real considerando o que acontece na intimidade da produção, e identificar os fatores que necessita de tratamento particular para otimizar o processo de produção como um todo. A situação real do trabalho significa oque é feito e como é feito pelo trabalhador, através da analise da atividade podemos identificar e valorizar a variabilidade das situações de trabalho e a variabilidade biológica e psicológica dos trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (37.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com