TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia e ginástica laboral

Por:   •  24/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  1.017 Visualizações

Página 1 de 3

De acordo com a International Ergonimics Association ( IEA), existem três domínios da Ergonomia. Descreva-os e exemplifique com alguma atividade (ou a sua própria atividade) em que momentos, ações na prática você utiliza os domínios estudados.

R: Ergonomia física, Ergonomia cognitiva, Ergonomia organizacional,

Ergonomia física é utilizada no momento de corrigir posturas erradas respeitando as características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica e sua relação com os aspectos físicos da atividade desenvolvida.

Ergonomia cognitiva é utilizada para trabalhar o lado psicológico, como está a parte mental diante de trabalhos que exigem grande desgaste mental.

Ergonomia organizacional é aquela que da direção para o trabalhador, forma como a empresa trabalha, o que será exigido de acordo com a cultura organizacional da empresa.

O que você entende sobre o Taylorismo, e quais são os seus princípios? Discorra sobre cada um deles.

R: Surgiu junto com a industrialização, as fabricas eram insalubres com condições de trabalho sub humanas, surgiu então nos Estados Unidos, o movimento da administração cientifica.

Seus princípios eram: Encontrar uma melhor maneira, era buscar leis cientificas para realizar o trabalho da melhor maneira.

Pessoas certas para as tarefas, acreditava nas diferenças das pessoas e isso era importante na hora de passar cada tarefa.

Supervisão, recompensa e punição, acreditava que supervisionar os funcionários era uma forma de diminuir erros.

Sistema de incentivo salariais, era uma forma de mostrar aos trabalhadores que compensava a dedicação no trabalho.

Na Ergonomia foram desenvolvidos duas correntes que se complementam entre si, a Ergonomia anglo-saxônica de países de língua inglesa e a Ergonomia francofrônica , de países de língua francesa. Descreva o que diferencia uma da outra.

R: A anglo-saxônica de língua inglesa conhecida como Ergonomia física, tem uma abordagem voltada para o ambiente, para oposto de trabalho, aborda fatores de risco de natureza física, biomecânica. A Ergonomia francofônica de língua francesa conhecida como Ergonomia cognitiva, essa aborda a adaptação do trabalho que enfoca fatores psicossociais.

Descreva sobre os princípios pressupostos da Ergonomia utilizados na sua prática como princípios básicos e a importância destes princípios para a análise ergonômica do trabalho.

R: Desenvolveu-se com ciência ao longo dos anos e sua prática é guiada por três princípios básicos, a interdisciplinaridade, a análise da situação real de trabalho e a participação dos sujeitos. A interdisciplinaridade analise o trabalho sob diferentes perspectiva. A análise de situações reais entende o trabalho real, aquilo que acontece na intimidade da produção. Envolvimento dos sujeitos é a relação da participação dos trabalhadores no processo de identificação de problemas na implementação de mudanças.

A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) permite identificar e ajustar as condições de trabalho que possam trazer prejuízos a saúde do trabalhador. Baseado no protocolo de identificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com