TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DA QUALIDADE DE VIDA

Por:   •  27/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

5. RESULTADOS E DISCUSSÕES

O questionário da Ficha de informações sobre o respondente, realizado com o intuito de analisar os perfis dos respondentes da empresa Cooperativa Agrícola de Capão Bonito. Os resultados apresentaram uma predominância de 80% masculina, sendo que a média de idade dos funcionários homens foram de 28 anos e das funcionárias mulheres foram 26 anos. Cerca de 75% dos entrevistados é casado, porém não possui filhos. Todos os respondentes são graduandos formados.

O resultado da análise do questionário WHOQOL está apresentado na Tabela 1 O nível de satisfação dos funcionários quanto às questões relacionadas com a qualidade de vida propostas pelo questionário WHOQOL-Bref – é apresentado na Tabela 1, enquanto na Tabela 2, estão os resultados referentes ao questionário segundo o modelo de Walton.

De acordo com a Tabela 1, podemos verificar alguns pontos que obtiveram resultados negativos.

O primeiro ponto em destaque é a questão relacionada à Dor e desconforto. Isso pode ser causado por diversos motivos, como por exemplo, a falta de cuidados com a ergonomia, o excesso de atividades que demandam grande esforço físico. Porém ao analisar outro critério que obteve resultados negativos podemos observar com relação à dependência médica para levar uma vida diária. O problema em relação a dores e desconfortos acaba fazendo com que os funcionários tenham certo nível de dependência de medicações e tratamentos para que consigam aprimorar sua qualidade de vida.

Mesmo com alguns aspectos negativos, em geral a análise da qualidade de vida dos funcionários está boa, no entanto, se deve dar atenção à alguns pontos relacionados ao bem-estar dos funcionários, como saúde e lazer.

Tendo em vista a Tabela 2 podemos analisar alguns pontos que obtiveram resultados positivos e negativos com relação à qualidade de vida no trabalho.

De início podemos analisar dois aspectos que se sobressaíram nos pontos positivos. Um deles relacionados à aspectos de discriminação, que apesar dos dias atuais, essa questão ainda está presente em várias empresas, entretanto na Cooperativa Agrícola de Capão Bonito os funcionários parecem respeitar qualquer diferença com seus colegas de trabalho. Outro aspecto positivo é com relação ao orgulho de realizar o trabalho, sendo este um dos aspectos fundamentais para o indivíduo, o prazer de realizar suas tarefas e deveres.

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os instrumentos, no caso o WHOQOL-Bref e o modelo de Walton, são excelentes instrumentos da identificação de características dos funcionários quanto a sua qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho. Além disso, auxiliam na quantificação e qualificação dos indicadores que mensuram as particularidades e peculiaridades de cada indivíduo. Face ao impacto deste trabalho com o objetivo de analisar os resultados alcançados pelos questionários. Com isso, podemos analisar que os aspectos que apresentaram melhores resultados estão relacionados à satisfação no estilo de vida, quando se refere a qualidade de vida e a integração social, quando se refere a qualidade de vida no trabalho. Além disso, verificamos que alguns aspectos devem ser melhorados entre eles estão o domínio relacionado ao bem-estar do funcionário, se tratando da qualidade de vida, que estão relacionados ao local no qual o indivíduo está inserido, no caso o ambiente físico. Já, quando analisamos a qualidade de vida no trabalho verificamos um ponto a se destacar: a situações e frequências no qual ocorrem as demissões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com