TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO GINÁSTICA

Por:   •  30/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.232 Palavras (25 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 25

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA-UNIFOR/MG

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA-LICENCIATURA

ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE INTERVENÇÃO-10 h

  PLANEJAMENTO 01

ALUNO (A):Bruna Gontijo Teixeira

MODALIDADE: Ginástica geral

TEMA DA ATIVIDADE: Exercícios cardiorrespiratórios voltados para mobilidade e estabilidade de articulações;

OBJETIVOS PROPOSTOS: Realização de exercícios de mobilidade e estabilidade articular, para que esta seja melhorada globalmente nos participantes da aula;

RECURSOS MATERIAIS: Bastões e colchonete.

TEMPO PREVISTO: 1 hora

  • AQUECIMENTO ( 5  minutos)
  1.  Polichinelo _ Os idosos devem afastar as pernas com os pés levemente apontados para fora, abrir e erguer os braços. Saltar de forma sincronizada, abrindo e fechando braços e pernas, na descida, eles devem flexionar levemente os joelhos para amortecer o salto e não sobrecarregar as articulações. O próprio idoso deverpa aumentar a intensidade conforme conseguir.
  2. Corrida Estacionária _ Com as pernas paralelas, sem sair do lugar, levante o braço direito e o pé esquerdo ao mesmo tempo.Os joelhos devem ir até os quadris, as pernas se flexionam até o calcanhar chegar perto do bumbum e os braços flexionados ao lado do corpo.O movimento deve variar para o pé e braço oposto.

*Esses exercícios serão realizados em 3  séries de 1 minuto, com descanso de 1 minuto entre elas.

  • PARTE PRINCIPAL: (45 minutos)
  • Os exercícios descritos serão realizados em séries e repetições ou por tempo de determinação(em casos de exercícios de alongamentos e flexibilidade)
  • A cada série realizada o idoso deverá descansar para iniciar o início da próxima série.
  • Cada um desses exercícios de mobilidade e estabilidade deverão ser feitos em uma sequência de 3 séries de 10 repetições com descanso de 1 minuto entre elas;

1.Exercício de mobilidade de ombro _ Com a mãos afastadas no bastão na pegada pronada e cotovelos estendidos, levar o bastão para trás da cabeça realizando um meio círculo ou círculo completo(até que o bastão atinja as costas) e retornar.

2.Exercício para mobilidade de quadril _ Segurando o bastão na cervical, os idosos realizaram o movimento segurando o bastão com as mãos em posição pronada, abaixando a coluna segurando o bastão e ao mesmo tempo dobrando os joelhos até que a coluna se encontre a aproximadamente 90º e retornarão, lentamente para se criar uma consciência corporal maior e assim conseguirem manter a postura durante toda a realização deste exercício.

*É NECESSÁRIO PARA A PROTEÇÃO DAS ARTICULAÇÕES DOS IDOSOS QUE OS MESMOS SEJAM INFORMADOS SOBRE A CONTRAÇÃO ABDOMINAL IMPORTANTE NESTE EXERCÍCIO.

3.Exercício para mobilidade de joelho _ Em pé com o bastão apoiado no chão o idoso realizará o movimento de subida e descida da perna direita encostando o calcannhar no glúteo máximo controlando o movimento para que o mesmo não esteja descontrolado e após isso fará o mesmo com a perna esquerda.

4. Exercício para mobilidade de quadril _ Com um joelho apoiado no colchonete e o outro membro inferior dobrado a frente com o pé apoiado no chão, o idoso segurará o bastão com os membros superiores abertos acima de sua cabeça segurando-o com as duas mãos e com postura, o exercício se dá quando o idoso “empurra” o joelho do membro que está apoiado no chão para frente empurrando-o com a força do quadril que também deve ser projetado à frente alongando a musculatura do quadríceps do outro joelho que se encontra apoiado no colchonete.

5.Exercício de estabilidade de joelho _  Em decúbito lateral com a cabeça apoiada no braço que se encontra apoiado no colchonete, o idoso deverá dobrar seus joelhos de forma que o quadril se encontre em um ângulo próximo de 90º e com os pés apoiados um no outro pela parte interna, subir e descer o joelho que está livre(no lado de cima) sem tirar os pés e o quadril do lugar.

  • VOLTA À CALMA (10 minutos)

Alongamentos, exercícios de respiração e relaxamento no colchonete com música calma:

*Cada exercício deve ser feito por 20 segundos em cada membro(seja ele inferior ou superior)

1. Respiração consciente _ Para iniciar o movimento, as pernas que estão esticadas no colchonete devem ser dobradas, trazendo a canela direita para frente da esquerda. Respeitando os limites do seu corpo, tente aproximá-las o máximo que puder para que os seus pés encontrem os joelhos opostos a eles. Em seguida, coloque uma das mãos no centro do peito e a outra na barriga. O movimento consiste em inspirar e expirar profundamente, trazendo consciência para o que você está fazendo.

2.Alongamento de isquiotibiais e coluna lombar Para colocá-lo em prática, desdobre cautelosamente a perna direita e estique-a. Ao inspirar, leve o braço correspondente ao membro inferior próximo aos pés, com a mão voltada para cima enquanto o outro passa por cima da cabeça. Ao expirar, alongue mais o corpo na posição.

3.Alongamento de glúteo médio e coluna lombar _ deite-se na superfície de apoio. Use alguns instantes para sentir todas as extremidades do corpo firmadas no chão e comece o alongamento. Ao expirar, eleve a perna direita e dobre-a, passando a esquerda  por cima, como se você estivesse sentado em uma cadeira.

PLANEJAMENTO 02

ALUNO (A):Bruna Gontijo Teixeira

MODALIDADE: Ginástica geral

TEMA DA ATIVIDADE: Exercícios de força e resistência muscular e articular, equilíbrio.

OBJETIVOS PROPOSTOS: Gerar aumento de força muscular e articular, além de trabalhar o equilíbrio estático e dinâmico dos idosos.

RECURSOS MATERIAIS: Peso caseiro(feito com garrafa pet  areia) e colchonete.

TEMPO PREVISTO: 1 hora

  • AQUECIMENTO ( 5  minutos)

Saltito alternado: Salta-se com um pé e aterrissa no mesmo pé,várias vezes. Descansa-se 1 minuto e realiza-se com o outro pé.

Rotação de quadril _ Com os joelhos estendidos e os membros inferiores abertos na largura dos ombros, deve-se girar o quadril com a coluna ereta, movimentando apenas o quadril de forma que seja realizado o movimento apenas na região lombar e no quadril.

*Esses exercícios serão realizados em 3  séries de 1 minuto, com descanso de 1 minuto entre elas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.1 Kb)   pdf (204.5 Kb)   docx (252.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com