TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Jogos Reduzidos no Processo de Aprendizado do Handebol

Por:   •  2/9/2019  •  Monografia  •  6.538 Palavras (27 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

Faculdade Estácio de Sá

PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

MARIANA SANTOS FERREIRA

Jogos reduzidos no processo de aprendizado do handebol

Salvador

2017

MARIANA SANTOS FERREIRA

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso Educação Física Escolar, na Faculdade Estácio de Sá como requisito parcial de obtenção de título de especialista.

Orientador (a): Prof. Dr. Adriano Rossetto.

Salvador

2017

Jogos reduzidos no processo de aprendizado do handebol.

Mariana Santos Ferreira

Resumo

O esporte está sempre presente nas aulas de educação física na escola, e uma das estratégias é utilizar os jogos reduzidos para seu aprendizado, por isso essa pesquisa tem o intuito de verificar se os jogos reduzidos ajuda no processo de aprendizado do esporte handebol, com objetivo de verificar o que os jogos reduzidos contribuem para o processo de aprendizado do handebol e identificar os pontos positivos e negativos dos jogos reduzidos no processo de aprendizagem do handebol. A pesquisa bibliográfica realizada pela leitura de artigos científicos e monografias, dos autores Basto, Graça e Santos (2008); Clemente e Rocha (2012); Carvinato (2011); Verginellie (2006) e Fedato e Rodrigues (2010), que demostraram que os jogos reduzidos é um ótimo aliado para ensino do handebol, o principal ponto positivo é aprender através da motivação assim como a participação ativa dos alunos no jogo, promovendo a socialização e melhorar das funções técnicas e táticas no jogo, fazendo com que os alunos possam toma decisão perante as jogadas desenvolvendo seu raciocínio logico, para pôr fim chegar no esporte formal. Já os pontos negativos estão atrelados as estratégias que o mediador vai utilizar como por exemplo se ele for colocar um grande jogo com intuito a participação de todos, ao decorrer quem mais vão se destacar são os mais habilidosos. Conclui-se que o método global dos jogos reduzidos ou minijogos é uma ótima estratégia para o processo de ensino e aprendizagem do handebol. 

Palavras-chaves: jogos, aprendizado, handebol

 INTRODUÇÃO

O jogo vem com a proposta de divertimento, brincadeira de atividades física ou intelectual, com regras definidas pelo grupo. Já na escola o jogo vem com a proposta de educação.

Nas aulas de educação física nas escolas é muito presente o tema jogo como conteúdo curricular de ensino e aprendizagem. De acordo com Freire (1989, p. 114), "no contexto da Educação Física escolar, o jogo não se trata de um jogo qualquer, mas sim um jogo transformado em instrumento pedagógico, em meio de ensino”, para Platão o jogo é utilizado para educar as crianças, “consiste na formação correta que mais intensamente atrai a alma da criança durante a brincadeira para o amor daquela atividade da qual, ao se tornar adulto terá que deter perfeito domínio” (PLATÃO, 1999, p.92; apud PEREIRA, 2006)

Quando a criança jogar ela pode conversar com Imaginário, é o momento dela do faz de conta, fazer com que tudo tenha vida, e fica mais divertido.

O jogo satisfaz necessidades das crianças, especialmente necessidade de "ação". Para entender o avanço da criança no seu desenvolvimento, o professor deve conhecer quais as motivações, tendências e incentivos que a colocam em ação. Não sendo o jogo aspecto dominante da consciência, ele deve ser entendido como "fator de desenvolvimento", por estimular a criança no exercício do pensamento, que pode desvincular-se das situações reais e levá-la a agir independentemente do que ela vê (COLETIVO de AUTORES, 1992, p. 45)

O jogo motiva, dá prazer e é maleável com suas regras. De acordo Garaigordobil (1990), embora as inúmeras investigações sobre o jogo contribuíram para esclarecer sua importância, constatam-se opiniões diferentes e até contraditórias, com relação às características que o definem. Uma delas é uma atividade que se opõe à realidade: no jogo, a criança se liberta das imposições e restrições que a vida cotidiana lhe obriga, e age conforme suas regras e normas é espontâneo, o jogo ativa sua criatividade e faz bem. Para Caillois (1986) o jogo é uma atividade livre e voluntária, fonte de alegria e diversão.

 O jogo, nas aulas de educação física escolar, pode ser utilizado como conteúdo ou estratégia, isto é, ferramenta de ensino para outros temas como esporte, lutas, ginastica etc. O esporte, especificamente o handebol, pode ser estimulado e ensinado pela prática de jogos.

Porque segundo Soares (1992) o esporte da educação física é o esporte da escola e deve ser ensinado de maneira educativa e prazerosa e o jogo é uma das estratégias de ensino. Nas palavras do autor:

O esporte, como prática social que institucionaliza temas lúdicos da cultura corporal se projeta numa dimensão complexa de fenômeno que envolve códigos, sentidos e significados da sociedade que o cria e o pratica. Por isso, deve ser analisado nos seus variados aspectos para determinar a forma em que deve ser abordado pedagogicamente no sentido de esporte “da” escola e não como o esporte “na” escola (SOARES, 1992, p. 70).

        

Para o ensino do esporte da escola e especificamente a modalidade handebol utilizamos os jogos reduzidos.

Segundo hill-hass et al (2011) ao nível de competição,

[...] os jogos reduzidos são cada vez mais usados como modo alternativo e eficiente para a preparação física, tanto de forma genética como intervalada, de modo a treinar padrões de movimento, intensidade fisiológica e execução técnica, para que sejam pensados para o jogo competitivo e reduzir o volume de treino. Todavia a realização destas vantagens depende do modelo do jogo. Isto requer uma boa compreensão das variáveis que influencia a prescrição da intensidade do treino dos jogos reduzidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.9 Kb)   pdf (295.2 Kb)   docx (941.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com