TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio em Educação Física anos Iniciais

Por:   •  29/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 5

Curso: educação Física – Licenciatura

Instituição: Universidade Cruzeira do Sul

Nome: Leandro

RGM:

Disciplina: Estágio Curricular Superv. em Educação Física na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental

JUNHO DE 2019 – 6° semestre

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Nome da escola:

Endereço: Rua

Dependência administrativa: Pública

Diretoria de Ensino

Modalidade de ensino: 1° ao 5° ano do ensino Fundamental

A escola possui seis salas de aula, que são utilizadas em dois períodos: manhã e tarde,  inclusive sala de informática, sala vídeo, sala de leitura e sala de artes.

É uma escola pequena, com muro ao seu redor e portões fechados, que dão acesso ao estacionamento da escola, à secretaria e ao pátio, por onde os alunos entram e saem.  São seis salas de aula, todas com lousas convencionais, armário onde se guardam os materiais e ventiladores.

Durante as refeições os alunos utilizam o pátio, que possui mesas e bancos adequados. A cozinha da escola é pequena, mas bem equipada. Os banheiros dos alunos se localizam no pátio e também  no andar superior junto ás salas com alas para meninas e meninos. A escola possui ainda uma quadra sem cobertura para as aulas de educação física e um laboratório de informática com 14 computadores, todos com acesso à internet.

Há também uma Sala dos Professores, a sala da direção escolar e secretaria onde o atendimento ao publico é realizado por uma (janela balcão).

A escola tem uma boa localização, em um bairro de classe média baixa, onde há pequenos comércios, Posto de Saúde, Creche Municipal e também recebe alunos de dois bairros vizinhos. Há um bom relacionamento entre professores, alunos e funcionários, o que torna o ambiente muito acolhedor.

INTRODUÇÃO

O presente relatório do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física Escolar, firma–se como parte de grande  importância para nós,  futuros professores, pois proporciona um vínculo entre o que é aprendido na faculdade e a prática no ambiente escolar.

Com o Estágio pude perceber a importância de um planejamento de aula voltado sempre para as necessidades dos alunos, pois assim conseguiremos obter uma experiência satisfatória e uma melhor qualidade no aprendizado.

Os objetivos do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física se dão em colocar em pratica os conhecimentos teóricos adquiridos na nossa formação acadêmica, analisar a importância do professor de Educação Física dentro do ambiente escolar e o seu poder de transformação nos aspectos social, cultural, afetivo, cognitivo e principalmente motor.

PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES

Meu estagio foi realizado com a professora Elizabete, que  proporcionava tarefas já planejadas pedagogicamente, mantendo uma sequência didática apropriada para faixa etária e sempre com prudência,  utilizava os espaços externos disponíveis com materiais adaptados, tanto para o ambiente, quanto para os alunos. Com execução de atividades adaptadas e a constante utilização da ludicidade durante as aulas, o professor sempre mantinha o respeito à cultura e à expressão corporal dos alunos.

Com relação à comunicação professor x aluno, obtive uma boa exemplificação de boa comunicação com os diálogos do professor, que em muitas vezes utilizava por meio de palavras-chave simples, historias ou ate mesmo desenhos e figuras, ocorria por parte dos alunos o entendimento fácil das atividades a serem executadas.

O método de perguntas de sim ou não, ou o simples fato de chamá-los pelos seus nomes, já servia de muito valor nos momentos que era necessária a atenção dos alunos.

Neste estágio, procurei observar os seguintes focos:

FOCO 1:  Brincadeiras

Escolhi este foco, porque acho de suma importância planejar o roteiro da aula introduzindo o esporte no contexto escolar de forma lúdica e prazerosa.

Percebi que a professora em cada aula trazia brincadeiras diferentes de forma a propor atividades que podem servir para introduzir esportes e também para trabalhar as competências socioemocionais com os alunos, como: as noções de cooperação e regras entre os alunos para brincadeiras em equipe, valorização da cultura popular por meio de brincadeiras tradicionais e compreensão ás normas de jogos pré-desportivos.

Friedman (1996, p. 64) em relação ao jogo aponta que

o jogo oferece uma importante contribuição para o desenvolvimento cognitivo, dando acesso a mais informações e tornando mais rico o conteúdo do pensamento infantil, paralelamente o jogo consolida habilidades já dominadas pelas crianças e a prática dos mesmos em novas situações.

FOCO 2:  Estrutura física escolar

Obsevei que a quadra da escola nao é coberta, em razão disso, nos dias chuvosos a professora desenvolve as atividades no pátio ou em sala de aula, o que limita os movimentos e a utilização dos recursos, logo as atividades precisam ser improvisadas pela professora causando agitação na turma. Também notei que a quadra esportiva se encontra em péssimas condições de conservação, as demarcações no chão já quase não são vistas, se desgastaram com o tempo, isso prejudica o processo de ensino da professora em atividades como: futebol, basquete, vôlei e etc...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com