TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Artigo

Por:   •  12/4/2016  •  Resenha  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE POSITIVO

EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHAREL

FISIOLOGIA E BIOMECÂNICA DO ESFORÇO NA ÁGUA

Augusto Farion, 2MA1

CURITIBA

2016


FISIOLOGIA E BIOMECÂNICA DO ESFORÇO NA ÁGUA

Água e Movimento

        Essa substância, água, é muito comum em nosso dia a dia, porem muito pouco usada quando levamos em consideração o movimento. O movimento executa nela apresenta diferenças se comparado com os movimentos realizados no ar, por este motivo há uma necessidade de adaptação ao meio aquático.

Propriedades físicas da água.

        Conhecer suas características é de grande importância para sua execução correta.

        A densidade relativa é a ralação de um objeto com o volume de água deslocado. Para que qualquer objeto flutue é necessário que dua densidade relativa se iguale a um.

        O que determinara a densidade de um corpo é sua composição, que é dividida em massa magra, óssea e massa gorda. Pessoas mais magras tem menos facilidade de flutuar por sua densidade ser maior, diferente de pessoas com maior peso adiposo. De mesmo modo também há diferença na densidade de um membro para outro, considerando a concentração de tecido adiposo no local.

        A capacidade de um corpo flutuar em água se relaciona com a soma das forças que atuam sobre o mesmo, tais como gravidade, empuxo etc. em ambiente aquático é de fácil percepção a ação da pressão hidrostática, pelo motivo de que a densidade da água ser muito superior à do ar.

        Essa pressão hidrostática atua de forma uniforme sobre todo o corpo imerso, e é proporcional à profundidade do corpo.

        Existe atrito durante o movimento na água, o qual se da o nome de viscosidade, a qual também existe no ar, porem quase não é percebida. Fatores como a temperatura da água e velocidade do movimento executado influenciam na viscosidade e na intensidade do exercício.

        A resistência dada ao movimento imerso é chamada de Draga, a quais vários fatores interferem.

        A força se arrasto depende do alinhamento do movimento, sua velocidade e da densidade do liquido, quanto mais retilíneo for o movimento menor será a turbulência e a alocação de força para executa-lo, porem com movimentos muito distorcidos aumento a turbulência fazendo com que a força utilizada seja maior.

        Em exercícios praticados em água a força de impacto é reduzida, se comparado a exercícios executados em terra. Visto isso, pois as velocidades de saída de solo (fundo da piscina) e de retomada/contato ao solo, são menores.

        Fisiologia do esforço na água.

        O movimento submerso se relaciona com varias alterações fisiológicas, as quais se devem conhecer para que se possa prescrever uma atividade mais especifica.

        A água produz trocas de calor mais elevadas, para manter a temperatura corpórea no meio aquático, o metabolismo aumenta, e permanece elevado mesmo após a saída do corpo da água. Sendo assim, o ambiente aquático é considerado um estimulante do metabolismo energético.

        Esta mudança de temperatura, e condutividade térmica através do contato repentino com o meio aquoso pode contribuir para fortalecer o sistema imunológico e resistência a resfriados.

        Também contribui para respiração, já que através da pressão hidrostática a inspiração se torna um pouco mais difícil, fortalecendo o aparelho respiratório, e a expiração se torna mais fácil, tornando a respiração mais econômica.

        Ainda sem ser totalmente explicada, a imersão do corpo água reduz a frequência cardíaca (quando a cabeça não é imersa, pois quando o mesmo acontece causa uma sensação de desconforto por falta de respiração, o que elevaria a frequência cardíaca), o que pode contribuir para que a frequência se reduza são: pressão hidrostática, temperatura da água, sensibilidade individual ao frio e posicionamento do corpo na água.

        Contato em água fria aumenta a vasoconstrição, aumentando assim a pressão sanguínea.

        A imersão em água estimula o corpo a produção de mais urina, quanto maior o tempo em imersão maior a vontade de urinar. E após o período em ambiente aquático se torna normal um sede.

        Agora mudanças fisiológicas em ambiente aquático durante execução de exercícios.

        A frequência cardíaca humana tende a “crescer” em menores proporções em ambientes aquáticos, a menos que a temperatura da água esteja muito elevada. E a recuperação e a diminuição da frequência cardíaca é favorecida neste meio, fazendo com que as pausas para recuperação durante um treino sejam menores.

        O metabolismo que já é aumentado apenas pela imersão, tente a aumentar ainda mais durante o exercício em água, principalmente quando não está familiarizado com o movimento a ser executado.

        Os exercícios executados neste meio, com uma velocidade de execução constante, tendem a ter uma resistência também constante, caracterizando os movimentos de forma isotônica.

        Exercícios na água tem menor impacto articular, devido ao peso proporcional em imersão na água, sendo benéfico para pessoas normais, e principalmente para pessoas com lesões articulares.

        Através da pressão hidrostática a pele é levemente massageada e a circulação sanguínea na mesma é aumentada durante exercícios.

        Como já falado, o contato com a água, em repouso, causa vasoconstrição, porem durante um exercício e de acordo com a sua intensidade, é exigido um suprimento sanguíneo maior, causando dilatação nos vasos.

        Vantagens do exercício na água.

        A água possibilita uma maior liberdade em movimentos, um relaxamento muscular e psíquico, decorrente da diminuição do sistema nervoso autônomo. Também há contribuição para diminuição do estresse. Fortalece o aparelho cardiopulmonar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com