TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel dos Recursos Humanos Numa Empresa

Por:   •  3/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 3

Cursos: ENFERMAGEM

Disciplina: Gerenciamento em Enfermagem

Tema da atividade: AP1 (Gestão de pessoas)

Professor(a): Flavia Alexandrina

Data da atividade: 11 de Maio de 2017

Aluno: Patricia Teixeira de Magalhães

Matrículas: 411604

  1. Atualmente qual é o papel dos Recursos Humanos numa empresa?

O profissional de RH tem responsabilidade multifuncional, em que essa multifuncionalidade apresenta duas grandes dimensões: administrador e estrategistas.

Na dimensão administrativa envolve desde problemas trabalhistas, negociações com sindicatos, segurança e medicina do trabalho, recrutamento e seleção de profissionais.

Na dimensão estrategista consiste na participação do profissional de Rh no comitê de direção da empresa, pois isso é um fator importante para que ela tenha voz e poder dentro da empresa. E o presidente da empresa inteligente sabendo disso abre espaço para o RH na direção da empresa, participando dos negócios da empresa, os principais problemas, que são os clientes e ainda estar atento aos riscos que a empresa pode estar sujeita às questões trabalhistas e saber qual o melhor caminho a seguir.

Essa área exige que o perfil do profissional seja multifuncional e que ele abrace essa responsabilidade que vai desde orientação, suporte e até orientação.

O profissional Rh tem que saber motivar a sua equipe, dando fé, coerência, sabendo cobrar o resultado, cobrando a seriedade com muito bom senso, sabendo principalmente entender as pessoas.

Fonte: YouTube. (2014 Junho 24). O papel do profissional de RH.

https://www.youtube.com/watch?v=wmNJ5ARQlrU

  1. Quais são os principais conflitos entre os colaboradores percebidos pelo profissional de gestão de pessoas?

- Expressões emocionais como inveja, medo.

- Piadas e assédios;

- Puxada de tapete, como objetivo de ganhar algo, mas prejudicando à outra pessoa.

- Falta de reconhecimento profissional.

Fonte: Youtube. (2012, Março 13). Como gerenciar conflitos no ambiente profissional.

https://www.youtube.com/watch?v=6MRMfZ43tLg.

  1. Quais são os desafios para “colocar o homem certo no lugar certo”, ou seja, um processo de recrutamento e seleção?

Os desafios são diversos, porém deve-se verificar e analisar o entrevistado como um profissional, mas também lembrando que ele é um ser humano. Pode-se admitir que o colaborador ainda não tivesse um preparo suficiente, o que é natural, porém não se pode aceitar que o mesmo seja desonesto e que não tenha um bom caráter. É possível mudar uma pessoa no dia a dia de trabalho, porém e muito difícil consertar um mau caráter. Logo, o maior desafio é a busca por boas e qualificadas pessoas para incorpora-las a equipe da fazendo delas excelentes profissionais dentro da empresa.

Fonte: Youtube. (2016, Setembro 12). Recrutamento & Seleção - Entrevista com Roberto Justos.

https://www.youtube.com/watch?v=OFoKcQuAvGg.

Visando atribuir um melhor sentido a gestão de pessoas dentro de uma empresa, o profissional de RH no processo de seleção precisa verificar as competências e habilidades inerentes ao cargo pretendido pelo colaborador. Visto que, o profissional de RH precisa ter visão estrategista e administrativa com a finalidade de selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.

É necessário ter uma estrutura organizacional bem definida, onde exista um organograma com os cargos existentes e as funções de cada colaborador para que seja possível compreender melhor as relações das organizações com os empregados. Esta estrutura ajuda identificar vários tipos de conflitos existem no ambiente de trabalho e auxilie o profissional do RH a tomar as decisões mais adequadas a fim de minimizar ou eliminar conflitos que prejudiquem no processo produtivo de uma organização.

Em um processo de seleção e recrutamento é importante à identificação da potencialidade em cada um dos candidatos ao cargo pretendido, porém, o acompanhamento deste novo colaborador, identificando suas atitudes e desempenhos em relação às atividades que estão sendo executadas é imprescindível para que o feedback por parte de seu gestor dos seus resultados seja eficaz.

Além disso, a importância da motivação como componente da atitude que impulsiona o trabalho competente do profissional e que traz resultados positivos para as empresas.

Você atende as expectativas os profissionais de gestão de pessoas da atualidade?

Sim. Visto que, em momento de crise é importante que o profissional esteja sempre atualizado e com isso, conseguirá enxergar oportunidades e garantir seu lugar no mercado de trabalho.

Atualmente, estou cursando nível superior, porém já conclui o curso técnico de enfermagem que foi fundamental para processo de aprendizagem.

Além disso, procuro realizar cursos de qualificação na minha área para melhorar as minhas chances de empregabilidade no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com