TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de Vida

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.283 Palavras (14 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 14

QUALIDADE DE VIDA E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA: UMA REFLEXÃO CRÍTICA.

QUALITY OF LIFE AND ITS RELATION WITH THE HEALT/DISEASE: A CRITICAL REFLECTION

Edina Maria Zonta1, Fabio André Miranda de Oliveira2, Carolina Bolfe Poliquesi3

______________________________________________________________________________________________

1. Enfermeira, Especialista na Questão Social pela UFPR

2. Enfermeiro, Especialista em Saúde da Mulher; Mestrando do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná.

3. Enfermeira, Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Msc em Enfermagem

Contato: Fabio André Miranda de Oliveira, Universidade Federal do Paraná, Rua Barão do Cerro Azul, 3059 - Bom Jesus, São José dos Pinhais – PR - Telefone: 41-98344888 . E-mail: fabio_amoliveira@hotmail.com

Financiamento próprio.

____________________________________________________________________

        

Resumo: Atualmente a melhoria dos índices de qualidade de vida é percebida com maior cuidado e preocupação, pois quando o corpo adoece, nem sempre se leva em conta que a doença pode ser a sinalização que a mente e as emoções estão em desequilíbrio. O objetivo deste estudo é propor um diálogo reflexivo sobre a saúde, focando a qualidade de vida como um fator importante no processo saúde/doença. O estresse produzido pelo estilo de vida atual pode causar uma deficiência imunológica, o que consequentemente pode favorecer o aparecimento de certas doenças. Estudos revelam que mecanismos que regulam as defesas do corpo, podem ser estimulados com práticas saudáveis como atividade física, alimentação balanceada e o controle do estresse. O ser humano encontra-se cercados de possibilidades salutares e o conhecimento e a compreensão desses condicionantes faz com que se tenham argumentos efetivos para mudar a perspectiva atual da saúde.

Palavras-chave: Imunidade, Psiconeuroimunologia, Qualidade de vida.

Abstract: Nowadays the improvement of quality of life index is perceived with greater care and concern, this is because, when the body gets sick, we don´t take into account that the disease may be signaling that mind and emotions are out of balance. The Main purpose of this study is a reflective dialogue on health, focusing on the quality of life as a major factor in the health/disease process. The stress produced by the lifestyle can cause an immune deficiency, which consequently may take the appearance of certain diseases. Studies reveal that mechanisms and that regulate the body's defenses, can be stimulated with healthy practices such as physical activity, balanced eating and stress control. The human being is surrounded by healthy possibilities and the knowledge and understanding of these conditions causes have effective arguments to change the current perspective of health.

Keywords: Immunity, Psiconeuroimunology, Quality of Life

Introdução

Atualmente, mudanças no modo de se entender o processo saúde e doença fazem com que a o estado de saúde seja percebido com maior preocupação e cuidado. A busca de melhores índices de qualidade de vida faz com que, cada vez mais o ser humano questione suas atitudes. Em meio à rotina dinâmica da sociedade atual, cobranças diárias, violência social, entre outras, fica fácil identificar pessoas apresentando sinais de estresse, falta de paciência e cansaço evidente, e que muitas vezes extrapolam o aceitável.

A Organização Mundial da Saúde – OMS, faz referencias ao estresse como ”o grande mal do século”1. Episódios de forte estresse servem de gatilho na patogenia de doenças autoimunes, sendo grande a possibilidade de que uma contaminação por vírus aconteça devido deficiência imunológica causada por estresse2. Outros fatos como as carências nutricionais podem piorar essa situação, como evidenciado em casos de carência da vitamina D, que é um hormônio importante nas funções imunológicas3.

Nesta perspectiva, entra em cena então a Qualidade de Vida que é um tema complexo e envolve aspectos objetivos e subjetivos, dentre eles as condições e estilo de vida, bem como outros fatores multidimensionais. O termo qualidade de vida é usado nas mais diversas circunstâncias, podendo encontrá-lo associado à alimentação, ao transporte, à segurança, ao urbanismo, entre vários outros aspectos de extrema relevância4.

Esses fatos demonstram que quando o corpo físico adoece, nem sempre levamos em conta que a doença pode ser a sinalização que a mente e as emoções estão em desequilíbrio. O estresse físico e mental, as emoções negativas representam fatores importantes no desencadear de doenças crônicas. O homem atual, regido por valores sociais e materiais, sofre e adoece. O cérebro conecta corpo e mente, e é através dele que percebemos o mundo e reagimos aos estímulos do meio ambiente, sejam eles nocivos ou não. Desta forma torna-se primordial a consciência e a postura positiva frente às adversidades da vida5.

           Vários fatores influenciam na baixa da imunidade. Entretanto, estudos demostram que os glóbulos brancos, nossas células de defesa, ficam em seus melhores níveis quando a alimentação é de qualidade e está associada a  presença de atividade física e a hábitos saudáveis. Desta forma, essas células reagem positivamente, caracterizando uma sensação de bem estar, trazendo uma resposta eficaz sobre a imunidade6.

          Quando se tem pensamentos positivos, estes refletem no corpo emocional, favorecendo uma estrutura equilibrada e saudável, bem como os pensamentos negativos constituem padrões também negativos e debilitantes, causando desequilíbrio à saúde orgânica5. Estratégias preventivas dentro de uma abordagem crítica devem fazer com que a população, compreenda a possibilidade de reduzir o risco de doenças de forma ampla e contextualizada (7). Assim, podemos rediscutir a postura que se deve ter frente às adversidades e de que forma vivê-las de maneira mais salutar.

Nesta perspectiva, procurando entender o papel do individuo na sua busca por uma melhoria de saúde e qualidade de vida, além de entender qual a influência sobre o mesmo, optou-se por refletir sobre esta temática. O objetivo deste estudo é propor um diálogo reflexivo sobre a saúde, com foco a qualidade de vida como um fator importante no processo saúde/doença.

Metodologia

        Trata-se de um estudo de reflexão, a busca de dados foi realizada nas bases de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), Bireme. Foram utilizados artigos, livros e publicações relevantes sobre a temática.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (197.2 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com