TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

Por:   •  4/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES

PRÓ-REITORIA DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

CÂMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

30-023 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Aluno: Lucas Ardenghy e Silva

Orientadora: Thais Aquino dos Santos

Supervisor de Campo: Rodrigo Gerlach Silva

Frederico Westphalen, 16 de novembro de 2017.

SUMÁRIO[pic 1]

  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA......................................................................3
  2. INTRODUÇÃO......................................................................................................4
  3. ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O ESTÁGIO..................................5
  4. CONCLUSÕES.....................................................................................................10

  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Razão Social: Fred Extintores        

Área de Atividades: Execução e consultoria para projetos de prevenção contra incêndio. Revenda de extintores.

Unidades da Fred Extintores: Frederico Westphalen (matriz), Porto Alegre, Uruguaiana e Nonoai, ambas no Rio Grande do Sul.

Localização da empresa onde foi realizado o estágio: Rua Floriano Peixoto, nº 183, bairro Ipiranga, Frederico Westphalen – RS.

CEP: 98.400-000

Número de Colaboradores: 15 colaboradores, aproximadamente.

  1. INTRODUÇÃO

O relatório tem como finalidade descrever as atividades desenvolvidas no setor de Projetos da empresa Fred Extintores ao longo do período de quinze de agosto a quinze de outubro.

Primeiramente serão apresentados alguns projetos que foram desenvolvidos no período, juntamente com os problemas e soluções encontradas. Por fim, será feita uma conclusão geral sobre os resultados obtidos durante o período, juntamente com uma análise da minha participação na empresa.

        

  1. ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O ESTÁGIO

Durante o período, foram realizados inúmeros projetos de prevenção contra incêndio. Através de discussões com o supervisor de campo foi possível encontrar soluções para a instalação de prevenção em diversos estabelecimentos, tantos comerciais quanto residenciais.

        A seguir são apresentados alguns projetos realizados durante o estágio e as soluções encontradas para os problemas.

  • PPCI Silo Granol – Barro Vermelho, Cachoeira do Sul – RS

               

        No projeto, foram levadas em considerações a Norma Regulamentadora 33 – Segurança e Saúde em Espaço Confinado e o Decreto 53.280/2016 que regulamenta a carga de incêndio das edificações e apresenta as prevenções necessárias para silos. Acabou ocorrendo um fato inusitado nesse projeto, os bombeiros nos encaminharam uma correção para retirar todas as luminárias de emergência anexadas no projeto, sendo que no decreto em questão é obrigatório a instalação de luminárias de emergência, o mesmo foi corrigido e encaminhado para o corpo de bombeiros para aprovação.

Figura 2 – Prédio Pinheirinho do Vale

[pic 2]

        Para o projeto acima, primeiramente foi encaminhado aos bombeiros sem hidrante, alegando compartimentação, o mesmo acabou retornando com correção alegando que a compartimentação presente na edificação não atendia aos requisitos mínimos para a corporação de bombeiros daquela cidade. Com isso foi utilizada a NBR 13714 - Sistema de hidrantes e mangotinhos e acessórios, onde foi determinado a instalação de duas reservas técnicas de incêndio, ambas com 12m³, além disso foram utilizados para a parte residencial da edificação o sistema de hidrante tipo um (mangotinhos) e na parte comercial foi utilizado sistema de hidrante tipo dois (hidrante) com mangueiras de 30 metros de comprimento para que atendesse as duas salas comerciais.

        No projeto também tive a oportunidade de presenciar a instalação da rede hidráulica na edificação, a mesma se encontrava na fase de instalação elétrica no ultimo pavimento. As implantações das duas reservas técnicas de incêndio aconteceram na garagem, juntamente com a casa de maquinas. Foram utilizados tubos de 63mm e colunas de água para a distribuição hidráulica da rede de hidrante. Para o mesmo projeto foi realizado o orçamento do alarme de incêndio da edificação, sendo realizada a quantidade de fios, eletrodutos, central de alarme, acionadores quebra-vidro e sirenes.

  •  Associação Atlética Banco do Brasil – AABB Frederico Westphalen

        O projeto em questão seria encaminhado para os bombeiros com a finalidade de renovação, porem como ocorreu aumento na área total do projeto, em virtude da construção de um ginásio coberto para pratica de esportes e também a construção de dois quiosques. A peculiaridade desse projeto aconteceu em função da presença de central GLP no salão de festas, através da NBR 13523 - Central predial de Gás Liquefeito de Petróleo, que fixa as condições mínimas exigíveis para montagem, localização e segurança das centrais de gás liquefeito de petróleo (GLP), foi possível dimensionar a gaiola e aplicar seus recuos mínimos para a edificação e automóveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (422 Kb)   docx (871.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com