TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS PROCESSOS BIOLOGICOS

Por:   •  29/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Anderson Lima Alves

RA: 7428082

                                                                          ATIVIDADE 1

O câncer é um subproduto de uma falha metabólica ou da replicação falha do DNA. Trata-se, portanto, de uma classe de mutações em que as células começam a apresentar divisão mitótica anormal, apresentando crescimento rápido e invasivo, podendo evoluir para um processo de metástase. Seu desenvolvimento na célula é ligado a uma série de alterações na atividade dos reguladores do ciclo celular. A célula tem inibidores que impedem que as células se dividam quando as condições não são corretas, a baixa ação deles pode causar o câncer se estiverem muito ativos.

As células cancerosas se comportam de forma diferente das células normais em nosso corpo. Por exemplo, a multiplicação das células cancerosas é bem mais rápida e seu crescimento se torna descontrolado. O acúmulo das células cancerosas dão origem a tumores malignos. Então, passam a se deslocar pelo organismo e invadir tecidos vizinhos.

Oncogênese é o processo de super ativação de um regulador positivo, ou da inativação de um regulador negativo do ciclo celular e do câncer. Decorre de alterações que interferem no material celular de uma célula, como mutações, alterações epigenéticas e translocações. Trata-se, portanto, de um próton-oncogene alterado, superativado, presente nas células tumorais.

Existem genes supressores de tumores, que atuam bloqueando a proliferação celular, como na apoptose. Os genes P53 são supressores tumorais extremamente importantes na atuação de resposta celular a danos do DNA e outras condições adversas. Eles promovem a produção de um inibidor de ciclo celular de células saudáveis, que previnem a formação de tumores cancerosos, através da ativação de enzimas de reparação e da apoptose.

                                                                                                 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (21 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com