TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de Vida

Por:   •  24/8/2015  •  Resenha  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA -  PALESTRAS EXPRESSAS 

Com o intuito de reduzir a incidência e/ou recidiva de doenças crônicas nos pacientes em tratamento, a Santa Casa de Diadema criou em 2008 o Programa Qualidade de Vida, que abrange periodicamente palestras periódicas e mini palestras diárias de orientação e prevenção sobre diversos temas relacionados à saúde.

Como a rotatividade dos pacientes nos ambulatórios de fisioterapia é grande,  a Santa Casa de Diadema detectou a necessidade de manter de forma assídua as informações pertinentes a educação postural desses pacientes nas suas atividades de vida diária, pois não basta ter somente a consciência da postura correta, tem que haver comprometimento por parte do paciente na mudança de seus hábitos posturais.

Foi pensando nisso que em setembro de 2010, na Unidade do Quarteirão da Saúde, no período da tarde, iniciou o programa de Palestras Expressas (PE) que é uma forma de abordagem barata, simples e eficaz no complemento do tratamento fisioterapêutico, sendo capaz de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, possuindo uma vantagem adicional por ser um método educativo assíduo.

Como o nome diz, são orientações rápidas, de no máximo 5 minutos, de temas comuns do dia-a-dia dos pacientes, como: aprender a dormir e levantar-se da cama na postura correta, vestir-se e calçar os sapatos, pegar objetos do chão e carregar peso, varrer e passar pano na casa, lavar e passar roupa, a importância de se alimentar antes de fazer a fisioterapia, a razão da dor muscular após inicio do tratamento, e a importância de manter os exercícios em casa e após a alta. Ao fim da mini-palestra os pacientes são orientados a tirarem as suas dúvidas com qualquer fisioterapeuta dentro do setor para que não haja comprometimento com o horário do atendimento ambulatorial.

As PE são feitas todos os dias, na recepção do ambulatório de fisioterapia da Unidade do Quarteirão da Saúde, uma em cada horário no período da tarde, onde a primeira é feita as 12:00 h e a última as 16:00. Cada tema é repetido por toda semana, em todos os horários, para que a informação seja fixada na memória e seja eficaz. A idéia do programa é abranger o máximo de pessoas ao mesmo tempo, pois a consciência da mudança de hábitos posturais depende do “momento de aprendizado” de cada paciente, e aquele que estiver “preparado” para aquisição deste conhecimento colocará as orientações em prática, aumentando as suas chances de melhora do tratamento e sucesso contra as recidivas de dores.

E os pacientes por sua vez aprovam a iniciativa, sendo que na maior parte deles já é possível observar a melhora da postura durante a espera pelo atendimento.

Com a nova realidade em saúde a Santa Casa de Diadema inicia a mudança de uma mentalidade pré-existente de atendimento. Sem a orientação que a Palestra Expressa proporciona ao paciente quanto às mudanças de hábitos e métodos preventivos, este continuará desacreditando nas técnicas terapêuticas por não compreender o que ocorre consigo mesmo. A incompreensão gera a falta de conscientização na colaboração do tratamento, o que acarreta como resultado nas reavaliações pouca ou nenhuma melhora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com