TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão e Planejamento

Por:   •  17/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

1. Introdução

Ao se falar da necessidade em calcular a necessidades dos materiais foi proposto um jogo que simulasse a nível tático e operacional uma empresa de fabricação de camas de dois tipos, LX e ST. Essa interface de simulação nos fornecia parâmetros de produção como: demanda anterior, preço, demanda máxima e mínima de cada cama entre ou outras informações custos de estocagem, de produtos inacabados, falta de matéria prima, custos fixos e outros custos que venham a ser acrescentados em caso falta de material.

Com isso o objetivo do trabalho é aplicar da melhor forma o conhecimento teórico adquirido na 1° e 2° unidades para estabelecer uma previsão para períodos futuros para que alimentemos nosso PMP, respeitando o comportamento anterior de cada cama seja ele sazonal ou linear e com isso passar para as demais etapas do jogo.

Todavia como é um processo decisório, houve pequenas divergências de opiniões sobre qual modelo poderíamos utilizar já que teríamos dois tipos de métodos de previsão. Depois que décimos o método de previsão tínhamos que entrar em acordo sobre o fator de serviço que atenderíamos. Outro empasse que foi discute, seria sobre as prioridades nas ordens de produção tendo em vista que o objetivo que chegamos de acordo era de que não se deveria ter muito tempo ocioso nas maquinas para que o lead time fosse o menor possível.

Portanto recorríamos muito ao auxilio do professor e do livro apresentado em sala para que tomássemos a melhor decisão para simular o jogo.

2. Desenvolvimento

O desenvolvimento da produção da nossa empresa foi gerenciado de maneira critica com relação a padrões exigidos, no qual era subdivido por produtos e qualquer tomada de decisão sem fundamentação teórica poderia a afetar no resultado final do produto. Para começar, plotamos os dados históricos de períodos anteriores das duas camas tanto a LX quanto a ST. Traçamos um gráfico para podermos observar qual foi o comportamento de cada cama no decorrer dos períodos já previamente fornecidos pelo o jogo. Ao realizarmos essa tarefa observamos que a cama LX apresentava um comportamento linear em sua demanda e a cama ST um comportamento sazonal. O jogo nos fornecia de maneira rápida uma maneira de prevermos todos os períodos futuros desejados para a cama que tivesse o comportamento linear, pois utilizava o método de tendência linear, então para cama LX só foi preenchido os períodos subsequentes que foram desejados. Já para cama ST  não era possível fazer dessa forma pois  não tinha o mesmo padrão , o jogo fornecia um método de média exponencial móvel para prevermos o primeiro período de um comportamento sazonal , bastava a o controlado preencher o coeficiente de ponderação que ele geraria a previsão através da formula M=Mo+CP(DO-Mo). Contudo na próxima parte de nosso jogo teriamos que alimentar o PMP da maquina com a Demanda prevista ate o de todos os períodos, com  isso tivemos que fazer essa previsão na planilha do excel utilizando um método que aprendemos na primeira unidade do curso e julgamos mais preciso, de Regressão Simples: Previsão de Vendas com Tendência e Ciclicidade, porque como essa demanda apresenta historicamente uma ciclicidade ou  seja apresenta crescimento e decrescimento ao longo dos períodos , utilizamos esse mesmo padrão para definirmos a demanda futura através da tendência desses dados, e seu coeficiente médio de ciclcidade.

Quando passamos para a planilha do PMP temos a Previsão da demanda para cama ST será, no primeiro período, o que encontramos substituindo o CP por 0,5 na parte de Média móvel exponencial e o restante será o que encontramos como Vendas com Ciclicidade Projetada a partir do segundo período. Depois de preenchermos a previsão de demanda calculamos o estoque de segurança para qual deveríamos trabalhar. Fizemos o calculo utilizando um fator de serviço de 95% por ser o mais usual entre as empresas, calculamos o desvio padrão da nossa previsão e jogamos na formula de estoque de segurança  com variação na demanda que seria Eseg = Desvio padrão X F ator de serviço x  sqrt Lead time/ pp. Quando obtivemos o valor do estoque de segurança lançamos no planejamento mestre de produção valores que projetariam esse estoque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com