TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AI - Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Por:   •  25/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Módulo: 1

Aluno: Mariana de Lana Souza

Turma: Turma 02

Tarefa: Atividade Individual – Case CCC-Evento musical em Porto Alegre

Características do projeto 

Quando falamos em projeto, o conceito é “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas.” (PMBOK, 2017). E na literatura encontramos algumas características que estão presentes nos projetos: temporariedade, singularidade e progressividade.

Onde resumindo as características, temos que temporário significa que todos os projetos possuem um início, meio e fim definidos. Singularidade sua função é sempre criar entregas exclusivas, ou seja, singulares, para produtos, serviços ou resultados possuem características que os fazem únicos. E progressividade é quando os projetos são desenvolvidos por etapas e por incrementos, permitindo a readequação de suas etapas quando necessário.

Para ser executado, um projeto precisa ser gerenciado. Segundo o PMI (2013a:5), “o gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos”. Esse conjunto de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas são frequentemente reconhecidos como “boas práticas”, que formam os processos de gerenciamento que serão abordados durante essa tarefa.

Em síntese a finalidade do gerenciamento de projetos é pôr em prática o plano de projeto, o que ocorre por meio da aplicação e da integração dos seguintes grupos de processos de gerenciamento: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento.

Para entender melhor porque o evento da CCC é um projeto, vamos analisar suas características sobre o olhar de um gestor de projetos, pois ela é uma empresa que atua no ramo brasileiro de atacado de roupas, e tem o plano de promover no final do ano um grande evento musical em Porto Alegre com as principais bandas de rock da década de 80 e para isso adquiriu a empresa DT Produções.

Onde consideramos um projeto, pois será um evento temporário, ou seja, com data definida para início e término. Singular, pois esse evento possui características que o fazem único, como exemplo a participação das principais bandas de rock da década de 80. E progressivo, devido todas as etapas necessárias para a realização do evento.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

Ciclo de vida do projeto é a série de fases pelas quais um projeto passa, do inicio a conclusão. A Fase de um projeto é um conjunto de atividades relacionadas de maneira lógica que culmina na conclusão de uma ou mais entregas. As fases podem ser sequenciais, iterativas ou sobrepostas. Os nomes, a quantidade e a duração das fases do projeto são determinadas pela necessidade do gerenciamento e controle das organizações envolvidas no projeto, pela natureza do projeto em si e sua área de aplicação.

Vejamos a seguir as fases do projeto e quais processos vamos utilizar para um melhor gerenciamento:

Arquivo excel anexo: fund_ger_projetos_mariana_lana

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

De acordo com o PMBOK, existem pelo menos três tipos de estrutura organizacional, que são funcional, matricial ou projetizada. No entanto, não podemos eleger uma estrutura como mais ou menos eficaz, visto que cada organização adota ou deveria adotar a opção que mais alinha com seus objetivos.

A empresa CCC tem uma estrutura organizacional funcional, pois ela precisou adquirir a DT produções para que fosse viabilizado uma melhor condução dos projetos. Sendo assim, há indícios que não havia um setor dedicado para essas atividades na empresa.

Detalhando um pouco mais à estrutura funcional, sabemos que a autonomia do gerente de projetos é baixa ou quase nenhuma. Os membros da equipe após o término do projeto, retorna para a sua atividade funcional e tem uma estrutura clássica orientada a hierarquia: presidente, vice-presidente, diretores, gerentes, coordenadores, analistas técnicos, conforme figura abaixo:

[pic 3]

Já a empresa DT produções que foi contratada, tem o perfil de empresa projetizada, com experiência no desenvolvimento de eventos culturais e atividades de interesse da CCC.

Empresas projetizadas a autonomia do gerente de projetos é alta ou quase total, os membros da equipe têm recurso dedicado ao projeto, onde após seu término, não tem um lar garantido, ficando na dependência de novos projetos. E tem estrutura orientada a projetos, conforme mostra a figura abaixo:

[pic 4]

Referências bibliográficas

VALLE, Andre Bittencourt;CIERCO, Agliberto Alves; SOARES, Carlos Alberto pereira; FINOCCHIO JR, Jose; Fundamentos do gerenciamento de projetos. 3 ed.RIO DE JANEIRO; FGV, 2014.

PROJECT MANAGEM INSTITUTE (PMI) Project Management body of knowledge (PMBOK). 6 ed.,2017.

FREIRE, Carlos Augusto. Gestão de projetos.

Material apresentação FGV, arquivo 5_2_0a_tipos_estrutura_estrutura_matricial

https://www.oficinadanet.com.br/post/14645-guia-pmbok-ciclo-de-vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (376.7 Kb)   docx (882.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com