TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração e Planejamento Estratégico

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 6

ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Atividade 1 - Nesta unidade iremos refletir sobre os conceitos ligados à Administração e as ferramentas planejamento estratégico. Desde que o mundo é mundo, o ser humano utiliza, mesmo que intuitivamente, alguma forma de planejamento para sobreviver e mais, para antecipar-se a eventos, tomando decisões que lhe pareçam as mais acertadas. Isso ocorre também no meio ambiente de trabalho.

Julgue Verdadeiro ou Falso e assinale V ou F, respectivamente. Justifique as suas respostas.

  1.  V A administração é um processo contínuo e sistêmico, que envolve uma série de atividades como planejar, organizar, dirigir e controlar recursos e competências para alcançar metas e objetivos.

Justificativa: Segundo Chiavenato (2011), administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e utilizar todos os recursos organizacionais disponíveis para alcançar objetivos organizacionais definidos. Essa ciência envolve um complexo de decisões e ações aplicado a uma variedade de situações em uma ampla variedade de organizações. Devido a complexidade, a adiministração adimite várias interpretações.

  1. V Pode-se considerar como os princípios básicos da administração a divisão do trabalho a ser realizado entre diferentes pessoas, a autoridade e responsabilidade, a hierarquia, a amplitude administrativa e a definição de metas a serem atingidas.

Justificativa: Baseado nas teorias administrativas, pode-se considerar como princípios gerais da administração:

- A divisão do trabalho – para produzir mais e melhor com o mesmo esforço;

- A autoridade e a responsabilidade – para que o trabalho grupal se desenvolva eficientemente;

- A hierarquia – implica a divisão da autoridade pelos elementos da empresa de modo claro e explícito,

- A unidade de comando – é o princípio segundo o qual um funcionário da empresa, para a execução de uma tarefa qualquer, deve receber ordens de um só chefe;

- A amplitude administrativa – define a quantidade de funcionários que um administrador consegue supervisionar com eficiência e eficácia;

- A definição de metas a serem atingidas – implica no caminho para se chegar a um objetivo.

 

  1. F Definido pela Norma Regulamentadora nº 06 – NR 06, o grau de risco é utilizado para mensurar o risco de cada atividade. É definido com base na atividade econômica descrita na CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica).

Justificativa: O Grau de risco é definido pela Norma Regulamentadora nº 04 – NR - 4, sendo  utilizado para mensurar o risco de cada atividade. É definido com base na atividade econômica descrita na CNAE. A NR 06 descreve e qualifica os EPIs.

  1. F Um fluxograma é um gráfico que consiste na representação esquemática de um processo, demonstrando a sequência de uma rotina, a partir do qual são visualizadas as atividades e suas respectivas operações. A simbologia do fluxograma representa cada passo da rotina. Por exemplo, o círculo (     ) representa a operação de decisão que determina o caminho a seguir no fluxo, dentre os vários possíveis.[pic 1]

Justificativa: O losango representa a operação de decisão ou de chaveamento que determina o caminho a seguir dentre os vários possíveis. A identificação da decisão e as alternativas do caminho devem ser registradas no interior e ao lado do símbolo. O círculo representa início ou fim de um processo.

  1. V O processo de gestão fundamenta-se no ciclo do PDCA (Plan; Check; Do e Act). As ações planejadas devem ser implementadas, verificadas e corrigidas (se for necessário). No final do ciclo, a direção deverá analisar e rever o sistema de forma a manter a sua adequação e eficácia.

Justificativa: Sim. Dentro do processo de gestão, as ações da empresa são divididas em quatro etapas: Planejar (Plan), Fazer (Do), Checar/Corrigir (Check) e Agir/Melhorar (Act). FALSA

  1. V O PDCA também pode ser utilizado na Segurança e Saúde do trabalho (SST). Através de políticas definidas de SST, é possível planejar as ações de segurança ao trabalhador, implementá-las, verificar quais divergências surgem, corrigir essas divergências e após o fechamento do ciclo de ações, apresentar os resultados para a autoridade competente, que irá avaliar a adequação e eficácia das ações planejadas.

Justificativa: Durante a implantação de sistemas de gestão de SST a organização deve atentar para quatro atividades básicas: o planejamento, a implementação e operação, a verificação e as ações corretivas. Esses quatro blocos de atividades são baseados na metodologia do ciclo PDCA.

  1. F O nome de Fantasia, ou Marca Empresarial, é o nome popular da empresa. O seu registro não é obrigatório, porém se for registrado junto ao INPI, ele será considerado como marca registrada. A marca passa a levar o símbolo © e a empresa passa a ser dona absoluta dela.

Justificativa: O INPI dá direito de utilização do nome da marca/produto ao registro que for efetuado primeiro. A marca registrada passa a levar o símbolo ®  e não © e a empresa passa a ser a dona absoluta dela. A partir daí, a marca passa a incorporar o patrimônio, como um ativo da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (138.5 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com