TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Gerenciamento De Projetos

Por:   •  29/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 4

Elaborado por: INARA MAGNO NOGUEIRA

Disciplina: FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - 0423-3

Referência: ROL 01 - 18 DE ABRIL DE 2023

PARTE 1:

Como condução inicial da disciplina e conforme o guia PMBOK, referência cuja função é padronizar a linguagem em âmbito global do gerenciamento de projetos: um projeto é um esforço temporário empreendido para gerar um produto, serviço ou resultado exclusivo; um portifólio é um conjunto de projetos independentes e que competem por recursos; um programa visa um benefício, tendo por isso um grupo de projetos dependentes e relacionados; um processo é continuo e rotineiro, sendo por vezes relacionado aos custos da organização.

A etapa introdutória da aula já me trouxe certo impacto pois entendi que fui parte de um projeto, ainda que não soubesse desse conceito. Em 2021, a empresa em que trabalhava identificou uma falha em seu processo de admissão: os funcionários novos tinham muita dificuldade de se integrar com as atividades internas da empresa e, para quem já vivia aquilo, era difícil de ensinar, visto os automatismos. Com isso, eram mais morosas as atividades iniciais com e para essas pessoas, o que deixava o ambiente de trabalho mais carregado e trazia uma carga de desânimo, pois as atividades pareciam desorganizadas e desprendidas do restante. Com o intuito de melhorar a experiência inicial dos coloboradores, foi sugerida a elaboração de procedimentos internos, que contemplassem detalhes do sistema e provessem tutoriais. Fiz parte de todo esse projeto de redação dos processos, compartilhamento nas plataformas da empresa e realização de treinamentos com os novos colaboradores. Atualmente, os procedimentos já passaram por revisões, mas isso se tornou parte da cultura da empresa e facilitou enormemente a integração de novas pessoas, trazendo mais leveza e dinamicidade para o ambiente de trabalho. Além disso, foram identificadas diversas outras falhas nos processos, que acabaram por estabelecer novas metas de melhoria para cada um dos setores da empresa.

PARTE 2:

Uma etapa de extrema importância para o adequado gerenciamento de projetos é a avaliação do contexto da organização e do mercado. Isso se deve ao fato de que, essa análise quando bem feita, provém projetos que estão mais alinhados com as demandas do mercado e com aquilo que a empresa prega, trazendo soluções que se encaixam melhor em ambas realidades. Atualmente, as demandas do mercado mudam com uma velocidade maior, o que exige que os métodos sejam ainda mais claros e eficazes.

Quando se fala nessa avaliação interna e externa, a referência é a análise SWOT, na qual se define os pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades da empresa e as maneiras com que a empresa deve usar seus pontos fortes para aproveitar as oportunidades e se defender das ameaças, definindo assim o planejamento estratégico da organização. A partir desse planjeamento, realiza-se uma avaliação estratégica, em que é definida a priorização dos projetos a serem executados.

O mais usado e conhecido método para a abordagem estratégica é o BSC (balanced storecard), em que se parte das perspectivas de aprendizado e crescimento, de processos, internos, das demandas dos clientes e da avaliação financeira para definir a cadeia de atividades a ser seguida. Para que essa cadeia de ações ocorra são necessárias as iniciativas estratégicas, ou seja, a definição da sequência dos projetos a serem realizados em função da análise de portifílio, na qual um conjunto de ideias é ordenado por prioridade e então, após a avaliação de viabilidade por meio do Business Case, define-se o projeto a ser executado e emite-se o TAP (Termo de Abertura de Projeto). O TAP serve como marco de autorização para que os recursos passem a ser alocados naquele projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (198.7 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com