TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Por:   •  23/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 5
  • Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Módulo:

Aluno:

Turma: PGO_FGPPOSEAD-36_29042019_5

Tarefa: Atividade individual 1

Características do projeto

Pode-se definir um projeto como um procedimento único, construído por uma quantidade considerável de atividades monitoradas com datas para serem iniciadas e finalizadas, empreendido almejando um objetivo conforme requisitos previamente definidos, incluindo limitações de tempo, financeiras e de recursos (ABNT, 2000).

Observando o evento promovido pela CCC e produzido pela DT Produções observamos os seguintes aspectos:

  • O Show que será promovido terá muitas condições parecidas com a realização de outros eventos. Porém, neste ano, com as respectivas bandas, neste espaço, com atual momento econômico do país e as pessoas envolvidas faz com que as condições se tornem diferentes de quaisquer outros eventos;
  • O projeto do show será desenvolvido por um período, porém tem uma data específica para acontecer e ser finalizado, o que caracteriza sua periodicidade;
  • Pode-se observar que o evento nasce de uma ideia inicial com foco em um objetivo. Mas, para atingir este objetivo, devem ser superadas diversas etapas até o êxito. Caracterizando, assim, uma progressividade das ações.

Analisando as observações acima, encontram-se os três atributos básicos de um projeto que estão também expostos na Figura 1:singularidade, temporariedade e progressividade respectivamente (VALLE, 2014).

[pic 3]

Figura 1 - Atributos básicos de um projeto.

Fonte: Valle (2014).

Outro elemento interessante a ser ressaltado, é que este show tem um objetivo que agregará valor para empresa em um estado futuro, motivado por um novo cenário, outra característica de um projeto, como é exemplificado na Figura 2. Neste caso, o novo cenário é a tendência de marketing cultural.

[pic 4]

Figura 2 – Transição de um estado organizacional por meio de um projeto.

Fonte: PMI (2017).

Logo, através das informações retiradas sobre o evento da CCC e DTproduções, e da relação deste com os conceitos dissertados nos parágrafos acima, visualiza-se um cenário com muitas características essenciais de um projeto, o que torna possível e plausível concluir que o evento é, de fato, um projeto.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

Para um controle gerencial mais eficiente, geralmente os projetos são divididos em fases. O conjunto de fases é chamado de ciclo de vida do projeto. Cada projeto ou organização define quais serão seus ciclos e os elementos ou documentos que serão essa transição. As fases podem ser sequenciais ou sobrepostas dependendo da modalidade do projeto (PMI, 2017).

Dentro de cada fase, existem um ou mais grupos de gerenciamento de processos. Grupo de processo é o nome dado aos processos compilados em cinco categorias, que são Iniciação, Planejamento, Monitoramento e Controle, Execução e Encerramento (VALLE, 2014). Na Figura 3, pode-se apreciar o exemplo de uma fase que contempla todos os processos de gerenciamento.

[pic 5]

Figura 3 - Fase genérica que contempla todos os grupos de processo.

Fonte: Valle (2014).

Para exemplificar, na Tabela 1 são exibidas algumas fases genéricas definidas, possíveis ações de cada fase e grupos de processos de gerenciamentos envolvidos referentes ao Case estudado nesta atividade. Uma parte considerável de eventos de marketing divide suas fases em três, e denominam pré-evento, evento e pós-evento (EVEN 3).

Porém, no Case estudado, foi preferível dividi-lo em quatro etapas, para melhor gerenciamento.

Fases

Possíveis ações

Processos de gerenciamento envolvidos.

Pré-evento

Identificação de partes interessadas, estimação de custos, termo de abertura do projeto e definição do escopo inicial do projeto.

Iniciação e Planejamento.

Organização

Divulgação, vendas e montagem da infraestrutura.

Planejamento, Monitoramento e controle, Execução.

Evento

Segurança, garantir bom funcionamento e manutenção da infraestrutura.

Planejamento, Execução, Monitoramento e controle.

Pós-evento

Desfazer a infraestrutura, avaliar as lições aprendidas e comemorar o sucesso do evento.

Encerramento, Monitoramento e controle.

Tabela 1 - Fases e grupo de processos.

Fonte: Autoria própria (2019).

Explorando as informações mostradas na Tabela 1, deduz-se que o processo de iniciação confecciona o termo de abertura do projeto e identifica as partes interessadas (Patrocinadores, parceiros e público/clientes) enquanto o grupo de planejamento desenvolve o escopo inicial do projeto, prevendo as necessidadesque o porte do evento possui, estima os custos, estima os possíveis canais de vendas e divulgação.

Na fase de organização, o projeto começa ser executado.Logo, o processo de gerenciamento de execução deve garantir o envolvimento das partes interessadas, mobilizaçãoe desenvolvimentoda equipe executora. Enquanto o monitoramento e controle deve acompanhar se as vendas estão alcançando os valores almejados e as divulgações estão atingindo o publico da maneira esperada, caso o retorno seja negativo, devem ser realizado ajustes no planejamento.

Na fase do evento, o grupo de processo de execução deve garantir a qualidade do evento prometida a todas as partes interessadas, segurança, funcionalidade de todos os serviços oferecidos e pontualidade das apresentações. O grupo de monitoramento e controle segue acompanhando se está tudo conforme previsto em escopo.

No pós-evento, ainda utilizando a Tabela 1, pode-se perceber uma maior atuação do processo de gerenciamento de finalização, no qual serão verificados se o projeto atingiu seus objetivos e serão estudados os motivos pelo qual o projeto obteve êxito ou não e serão arquivados para utilizações futuras.

Uma observação pertinente, é que pode haver processos de gerenciamentos de iniciação e encerramento no começo e fim de cada fase respectivamente. E não somente no início e final do projeto.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

O fato de a CCC ser uma empresa antiga influencia a pensar que é organizada por meio de uma estrutura funcional. Ao ler o texto com maior perícia, entretanto, encontram-se alguns traços de uma estrutura matricial, como no trecho: "Nesse cenário, a CCC, que sempre investiu em marketing para manter-se em evidência, criou, no ano passado, um programa de âmbito nacional a fim de patrocinar eventos culturais que fortaleçam a sua marca". Logo, apesar da empresa ter forte atuação na fabricação de um determinado produto, teve pessoas em sua estrutura que pensaram em desenvolver um programa em escala nacional de fortalecimento da marca. Além de enxergarem a oportunidade de mercado de realizar uma transição financeira adquirindo um grupo de outro ramo. Acredita-se quem para localizar grandes oportunidades como estas, é necessário que um setor da empresa esteja focado em buscar e implementar tais ações. Portanto, a estrutura da CCC deve ser uma matriz forte.

A DT Produções aparenta ser uma estrutura típica de empresa de eventos, ou seja, projetizada, uma estrutura mais dinâmica e com uma grande autonomia do gerente de projetos. Na qual há uma estrutura de recursos humanos, administrativa e financeira, porém a empresa é regida por sua demanda de projetos, em que as equipes e funções são definidas conforme a característica de cada evento.

Referências bibliográficas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 10.006: Gestão da qualidade - Diretrizes para qualidade no gerenciamento de projetos, Rio de Janeiro, 2000.

EVEN 3. Gestão de eventos: 6 dicas imperdíveis para tudo fluir sem estresse! Disponível em: https://blog.even3.com.br/6-dicas-para-gestao-de-eventos/. Acesso em: 26 mai. 2019, 19 horas e 25 minutos.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos - 6.ed. ,Pennsylvania: PMI, 2017.

VALLE, André Bittencourt do. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2014. 91 p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (826.5 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com