TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Por:   •  18/12/2019  •  Artigo  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Módulo: I a XI - Ebook

Aluno: Murilo Augusto Valente

Turma: 6

Tarefa: Atividade Individual FGP

Características do projeto 

A rede de lojas de roupas CCC com diversas representações no Brasil sempre utilizou do marketing para obter vantagem competitiva de mercado, pensando nisso adquiriu a DT Produções, empresa especializada em eventos. Já aproveitando o know-how da equipe da DT produções, a CCC está promovendo um grande musical em Porto Alegra com as principais bandas do rock dos anos 80. O evento acontecerá no centro de eventos FIERGS, que já obtem o espaço perfeito para esses tipos de eventos, faltando somente a finalização da parceria com os fast food. Os recursos do evento serão fornecidos principalmento pela CCC.

A DT Produções será responsável pelos projetos para condução do evento, portanto, para obter o resultado e o obtivo esperado deverá ser utilizado as boas práticas do gerenciamento de projetos.

Para o PMBOK, “um escritório de gerenciamento de projetos (EGP) é uma estrutura organizacional que padroniza os processos de governança relacionados a projetos e facilita o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas. As responsabilidades de um EGP podem variar, desde o fornecimento de funções de apoio ao gerenciamento de projetos até o gerenciamento direto de um ou mais projetos. ” ( Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) 6° Edição, 2017).

“ Segundo o PMI (2007), a competência do gerente de projetos consiste em três dimensões separadas:

• a competência de conhecimento – o que o gerente sabe sobre a aplicação de processos, ferramentas e técnicas para as atividades do projeto;

• a competência de desempenho – como o gerente aplica o conhecimento de gerenciamento de projeto para alcançar os requisitos estabelecidos;

• a competência pessoal – como o gerente age quando executa atividades dentro do ambiente do projeto, incluindo suas atitudes e características de personalidade. “ (Valle, Cierco, Soares, & Jr., 2014).

De acordo com o PMBOK “ projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único. ” ( Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) 6° Edição, 2017).

Abaixo características e argumentos que tornam o evento em um projeto:

• possuí início e fim definidos: O evento ocorrerá na data marcada com horário para começar e para terminar;

• é único: O musical pode acontecer no mesmo centro de eventos que já foram apresentados outros musicais, porém vai conter características únicas;

• é elaborado progressivamente: A medida que o projeto avança conhecemos mais sobre o detalhamento de cada entrega desenvolvendo o entendimento mais completo sobre o objetivo.

Após adquirir a DT Produções agregando valor na forma de gerenciar as execuções dos eventos promovido por ela, a empresa CCC também predente utilizar o gerente de projeto e o escritório de gerenciamento de projetos peças fundamentais para alcançar o sucesso dos projetos.  

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

[pic 3]

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

eDe acordo com as características apresentadas no guia PMBOK a estrutura organizacional da empresa CCC é a estrutura funcional pelo fato da empresa seguir uma estrutura verticalizada, ter as hierarquias definidas, ser dividida por funções, ter uma equipe especializada, não existir uma gestão de projetos, não ter um gerente de projeto com autonomia total e o responsável não tem o seu tempo total no projeto, ou seja, ele divide a função e ter a comunicação muito vertical.

A flexibilidade no uso dos recursos humanos, especialistas em determinados assuntos ser utilizado em diferentes projetos, os especialistas de um mesmo departamento se reúnem com facilidade para compartilhar experiências essas são as vantagens na estrutura funcional, já as desvantagens são que o cliente não é o foco das atividades, a responsabilidade do projeto não é de nenhum gerente de projetos específico, as respostas as necessidades dos clientes são lentas, o projeto fica subestimado e a motivação da equipe é baixa.

Já a empresa DT Produções tem a estrutura projetizada por executar eventos que são caracterizados como projetos com um escritório de gerenciamento de projetos e um gerente de projeto com autonomia total, liderando a equipe e gerenciando a estratégia, a missão, os objetivos, as prioridades e as táticas.

As vantagens na estrutura projetizada são que o gerente de projeto tem autoridade sobre o projeto, a comunicação é excelente, a equipe mantém um alto nível de comprometimento, a tomada de decisões é mais rápida, fácil implementação pela estrutura ser mais flexível. E as desvantagens apresentadas são as duplicidades de funções, as pessoas com conhecimento especifícos participam do projeto de acordo com a sua disponibilidade não conforme a necessidade do projeto, inconsistência na maneira pela qual as políticas e procedimentos internos da empresa são cumpridos e incerteza da equipe com o término do projeto.

Referências bibliográficas

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) 6° Edição. (2017). Newtown Square, Pensilvânia : Project Management Institute, Inc.

Barcaui, A. B., & Quelhas, O. (2004). Perfil de Escritórios de Gerenciamento de Projetos em Organizações Atuantes no Brasil. Revista Pesquisa e Desenvolvimento Engenharia de Produção, 38 - 53.

Patah, L. A., & Carvalho, M. M. (2002). ESTRUTURAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E COMPETÊNCIAS EM EQUIPES DE PROJETOS . Curitiba - PR: XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção.

Valle, A. B., Cierco, A. A., Soares, C. A., & Jr., J. F. (2014). Gestão de Projetos. Rio de Janeiro, RJ: EDITORA FGV.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (490.8 Kb)   docx (844.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com