TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Por:   •  15/8/2020  •  Resenha  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

Rio de Janeiro, 14 de junho de 2020.

Trabalho: TPI – Semana 1

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Turma: T1

TPI – Canvas + um exemplo de projeto, outro de programa e outro de portfólio

Projeto

Um projeto pode ser definido como um esforço temporário para gerar um produto, serviço ou resultado único. Ou seja, deve ter um início, meio e fim e, cada um contar com suas especificidades, sendo diferentes um de outro. Além disso, os projetos são divididos em fases, cada uma com um conjunto de objetivos e atividades desejados.

Como exemplo, podemos falar sobre a reforma de um hotel. O projeto tem data de início e fim; possui local definido, que neste caso, é o hotel que já existe; possui os stakeholders que são as partes interessadas: gerente de projetos, PMO, arquiteto, designer, equipe de compras, financeiro, construtora e outros prestadores de serviços; possui orçamento e escopo definidos no início do projeto que precisam ser seguidos para que haja sucesso na entrega; possui fases: o início com o estudo da propriedade existente e mudanças de layout atender o objetivo, além do estudo do orçamento e planejamento, o meio que seria toda parte da obra civil e compras, e o final com a montagem dos ambientes e a entrega para operações assumir. Todas as etapas serão estruturadas para que, no término do projeto, a meta da entrega seja alcançada com sucesso no prazo, no custo e com qualidade.

Programa

Um programa é o resultado da união de projetos coordenados entre si, com uma gestão centralizada e que visam objetivos comuns. Como exemplo, podemos falar sobre o programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal que oferece condições atrativas para o financiamento de moradias nas áreas urbanas para famílias de baixa renda. Dentro do programa, existem diversos projetos de empreendimentos habitacionais em diversos lugares do país, com diferentes particularidades, dimensões e preços, mas sempre com o mesmo objetivo. A finalização do programa ocorre apenas quando todos os projetos são completados e pode não estar ligada a uma data específica, diferentemente dos projetos das habitações.

Portfólio

Um portfólio é uma junção de programas e projetos visando a realização das estratégias da organização naquele período para que a empresa possa atingir suas metas com mais facilidade. Ele abrange mais campos do que os programas e projetos e, estão internamente ligados aos objetivos estratégicos e financeiros da empresa. Assim como nos projetos, o portfólio não abrange a parte do detalhamento das atividades e parte operacional. Como exemplo, podemos falar sobre um Planejamento Urbano ou Plano diretor de uma cidade. Dentro dele teríamos inúmeros programas, como: programa de infraestrutura urbana onde podemos encontrar, por exemplo, projetos de revitalização das malhas viárias; programa de incentivo ao transporte público de alta capacidade; programas de saneamento básico; programas contenção do crescimento e expansão das favelas, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com