TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos do Gerenciamento de Projetos

Por:   •  21/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3

Para manter-se em evidência no mercado, a CCC investiu em um programa nacional que tem a finalidade de patrocinar eventos culturais por todo Brasil. Vale destacar, que essa estratégia também é adotada por muitas empresas do mercado.

É reconhecido pela empresa a necessidade em utilizar as práticas de gerenciamentos de projetos para obtenção de um maior êxito no programa.

Assim, ela adquiriu a DT Produções que passa a ser responsável pela realização destes eventos, vale ressaltar que a produtora possui experiência e equipe qualificada neste segmento.

O primeiro projeto a ser executado pela produtora, será um evento musical em Porto Alegre, no final do ano e utilizará como sede o Centro de Eventos FIERGS.

O PMBOK define um projeto como: “Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único” (PMBOK, 2017:pg 4). No evento deste case, identificamos:

- Singular – Evento musical em Porto Alegre, a ser realizado no fim do ano, no Centro de Eventos da FIERGS, com sua respectiva entrega. Não possui outro evento com as mesmas características, premissas e entregas, assim fazendo-o ser único.

- Temporariedade – este evento possui início, com abertura do projeto, o meio com as fases de planejamento e a realização do mesmo, e por fim o seu término.

- Progressividade – possuindo entregas em cada uma de suas fases, como por exemplo no início de projeto com o Desenho do que será o evento, posteriormente a fase de planejamento onde se detalha o escopo, faz-se as aquisições e contratações de recursos. Na terceira fase, que é a realização do evento, com a entrega do resultado ao cliente e, por último o encerramento.

        Assim, é possível afirmar que um evento é um projeto.

FASE

PROCESSOS ENVOLVIDOS

OBSERVAÇÕES

Iniciação

Desenvolver o Termo de Abertura

Identificar as Partes Interessadas

Criar EAP

Coletar Requisitos

Definir Escopo

Estimar os Custos

Estimar os Recursos das Atividades

Identificar Riscos

Encerrar projeto ou fase

Esta é a fase inicial do projeto, onde é desenvolvido o termo de abertura, identificada as partes interessadas até a aprovação do projeto. Assim, inicia-se o planejamento com a criação da EAP e o levantamento das informações como requisitos, estimativa de custos, recursos. Identificando os riscos e definindo o escopo do projeto.

Preparação e Mobilização

Desenvolver o Cronograma

Definir Atividades

Sequenciar Atividades

Gerenciar a Equipe

Desenvolver a Equipe

Conduzir as Aquisições

Adquirir Recursos

Validar Escopo

Controlar a Qualidade

Controlar a Equipe

Controlar Cronograma

Encerrar o Projeto ou Fase

Nesta fase, valida-se o escopo do projeto e é data a continuidade no planejando com informações mais detalhadas, desenvolvendo o cronograma e definindo e sequenciando as atividades.

Após traçado o planejamento, realiza-se processos relacionados a aquisição de recursos e desenvolvimento/gestão de equipe. As atividades de controles também são realizadas para verificar se está tudo em acordo para a execução do projeto.

Evento

Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto

Monitorar as Comunicações

Monitorar os Riscos

Monitorar as Comunicações

Encerrar o Projeto ou Fase

Esta é fase respectiva a realização do evento em si. Os principais processos estão relacionados a monitoramentos. O objetivo é que o evento ocorra conforme planejado,  

Desmobilização

Encerrar o Projeto ou Fase

Nesta fase, o projeto é encerrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com