TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e Gestão Estratégica

Por:   •  8/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 2

1 - De acordo com o livro texto “Administração Estratégia e Vantagem Competitiva”, podemos encontrar dois grupos distintos de formação de estratégias. O primeiro grupo, tratado como tradicional ou clássico, concentra as estratégias deliberadas ou planejadas. O segundo grupo, é constituído pelas estratégias não intencionais ou emergentes. Assim, gostaria de saber se é possível distinguir as estratégias emergentes das estratégias intencionais (planejadas) na prática organizacional? E como podemos definir as diferenças entre estes dois tipos de estratégias? Justifique sua resposta. (Valor: 3,0 pontos).

Resposta: Sim, apesar dos resultados alcançados não traduzirem como foi formulada a estratégia, seus processos são distintos e podem ser percebidos. A estratégia intencional ou deliberada é desenvolvida a partir de processos tradicionais que envolvem coleta de informações, planejamento, organização e controle de todas as etapas. Assim, a visualização do seu processo permite entender qual a origem da formulação estratégica. Já as estratégias emergentes são ações não planejadas mas que possuem capacidade de diferenciar a organização e auxiliá-la a alcançar algum tipo de vantagem competitiva esperada.. As ações emergem (surgem) a partir das movimentações do próprio ambiente, gerando oportunidades e ameaças em um dado mercado.

2 - Quais as diferenças entre uma vantagem competitiva a paridade competitiva? Como buscar vantagem competitiva e qual a melhor maneira para medir a vantagem competitiva de uma organização. Se possível, dê exemplos. (Valor: 3,0 pontos).

Resposta: A vantagem competitiva é alcançada a partir de diferenciais competitivos de uma empresa em relação às outras e que seja plenamente percebido pelo seu mercado alvo. Assim, alcança vantagens competitivas a empresa que disponibilizam ao mercado algum tipo de diferencial que seja difícil de se copiado e encontrado e ainda, com percepção positiva por parte do seu mercado. Já a paridade competitiva nãogera diferenças capazes de tornar uma empresa superior às outras em um dado mercado, mas sim, alcança a igualdade de competição entre as organizações em uma dada situação de mercado. A vantagem competitiva deve ser alcançada por meio de ações compatíveis com a análise interna realizada (recursos e capacidades da empresa) e com o ambiente competitivo em que a empresa esteja inserida. Estas ações devem gerar alguns benefícios percebidos pelo seu mercado alvo.

3 – É possível que mais de uma empresa tenha vantagem competitiva ao mesmo tempo em um único setor? Uma empresa pode apresentar, simultaneamente, vantagem competitiva e desvantagem competitiva? (Valor: 2,0 pontos).

Resposta: Sim, porém não a mesma. Se uma empresa possui um tipo de vantagem competitiva em relação às outras em um dado mercado, pelo menos em curto prazo, esta vantagem é única. Entretanto, ouras vantagens podem beneficiar outras empresas em um mesmo mercado. Por exemplo, a aempresa A possui como vantagem competitiva a qualidade e excelência nos serviços enquanto a empresa B possui a melhor localização e o processo mais otimizado, permitindo a esta, ser mais ágil na entrega dos serviços. Ambos os diferenciais são percebidos pelo mercado e podem gerar vantagens competitivas distintas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com