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Resenha Artigo GeoTouch

Por:   •  14/5/2016  •  Resenha  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  310 Visualizações

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Resenha sobre o artigo Concepção de uma

Família de Gestos para Construção de Objetos

Geométricos e sua Utilização em um Sistema de

Geometria Interativa para Dispositivos Móveis:

GeoTouch

Ana Caroline Ferreira

13 de maio de 2016

O artigo aborda os SGI (Sistemas de Geometria Interativa) que são programas que

possuem o objetivo de facilitar o aprendizado em geometria. Ele levanta alguns dos

problemas encontrados nos atuais GI do mercado e propõe um novo modelo que possa

ser utilizado em ambientes mobile.

O artigo se divide em 6 seções, contendo uma introdução sobre o assunto, explanação

dos problemas baseados na literatura, testes, grácos e tabelas dos resultados dos

testes executados e conclusão.

O problema imposto pelo artigo é que os modelos de GI implementados atualmente

são fortemente baseados no uso do teclado e mouse como únicos dispositivos de entrada,

além de possuírem uma interface poluída, com muitos ícones, sendo muitos destes

bem semelhantes, o que dicultaria a aprendizagem do aluno que ao invés de focar

no aprendizado da geometria acaba tendo o uso do programa como empecilho inicial.

Além da utilização pouco viável desses aplicativos para dispositivos móveis de característica

multitoque.

Os autores se propõem, como objetivo do artigo, a concepção de um novo modelo GI

que reduza os problemas de curva de aprendizagem, não utilize teclado-mouse como

entrada padrão de dados e a criação de uma interface multitoque para dispositivos

móveis, justicando a inexistência deste tipo de aplicativo com essas características e

a complicada curva de aprendizado dos atuais SGI disponíveis.

Como metodologia foram feitos estudos empíricos (sem caráter cientíco) e de literatura

com a nalidade de identicar a diculdade na interação dos usuários com este

*Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC. Engenharia de Computação.

tipo de programa.

Em seu segundo tópico o artigo traz o estudo da literatura de trabalhos similares.

Com base neste estudo é apresentado grácos que comprovam que o uso do teclado e

mouse é o mais adotado enquanto o multitoque é quase inexistente, e que o principal

dispositivo rodando programas GI é o computador de mesa. Porém não foi encontrado

nada na literatura que indicasse uma pesquisa sobre benefícios ou malefícios da redução

de ícones da área de trabalho; modelos para interface de interação multitoque

ou a criação de sistemas GI para dispositivos móveis. Chegando a esses resultados os

autores focaram os próximos tópicos am suprir essas lacunas.

No terceiro tópico do artigo, é apresentado um estudo sobre o impacto da interface

do programa na carga cognitiva de estudantes. A ideia aqui é provar ou reprovar a

teoria de que uma interface com menor número de ícones traria uma redução na carga

cognitiva do aluno, facilitando a aprendizagem, sem a perca de performance. Para tal

foram feitos experimentos com grupos de alunos de graduação e pós-graduação em

engenharia de computação. Este experimento dividiu o grupo em dois menores: um

experimental (este usou a interface com redução nos ícones) e um de controle (que utilizou

a interface padrão). Vericou-se então após os testes que “usuários iniciantes têm

maior performance e produtividade para realizar atividades de construção de objetos

geométricos quando utilizam a interface de GI com menor quantidade de ícones”.

O quarto tópico procura denir uma família de gestos para a interação com Sistema

de GI. Foi então realizado uma entrevista com quatro professoras doutoras em

matemática e destas entrevistas conclui-se que “o aprendizado dos conceitos geométricos

pode ser dicultado se os gestos criados não tiverem relação com as propriedades

geométricas dos objetos”[1]. Deniu-se então a importância de que cada gesto contenha

os conceitos matemáticos aplicados para a geração daquela gura. Estes estudos

resultaram em um dicionário de gestos divididos em três categorias: Gestos do Núcleo

(gestos básicos usados pelo programa), Gestos de Navegação (gestos usados para

a interação/movimentação dos objetos) e Gestos Básicos de Construção (gestos usados

para a construção dos objetos geométricos).

O quinto tópico apresenta o resultado como sendo o produto nal: Geotouch. Um

aplicativo gratuito disponível na Google Play para Android desenvolvido a partir das

pesquisas acima. O aplicativo então passou por um teste comparativo de performance

com outros GI similares relevantes que tiveram suas versões mobile derivadas do desktop:

GeometryPad, GeoGebra e Sketchometry. Para o teste

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