TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA QUALIDADE E SUA IMPORTANCIA ESTRATÉGICA

Por:   •  15/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

COMPONENTE:

PROFESSOR: ROMULO CANDIDO

ATIVIDADE Nº: 3 TAREFA

POLO: GUAJAJARAS - CENTRO - BH

BELO HORIZONTE, 15 DE OUTBRO DE 2022

RESENHA:

O PAPEL DA QUALIDADE E SUA IMPORTANCIA ESTRATÉGICA

Contextualização com o mercado e perfil profissional

A área da qualidade pode ser bastante vasta e abrange vários segmentos.  O técnico  com    essa formação poderá exercer sua função dentro de uma empresa ou instituição, atuando no controle, garantia e até mesmo na própria gestão da qualidade.

Pode atuar diretamente com a diretoria na auditoria e análise críticas de indicadores,

auxilindo os gestores em uma melhor qualidade e excelência de seus serviços e produtos.           Os profissionais dessa área tem que ter em sua mente, que é essencial ter uma formação    técnica, procurando sempre a melhor especialização dentro da área que vai seguir.

Entre essas atuações temos o profissional técnico da qualidade atuando como auditor da   qualidade, inspetor da qualidade, assistente da qualidade e processos.

Sua atuação está em analisar de acordo com a política da empresa onde trabalha, as

melhorias, o desempenho de cada setor dentro da instituição, identifica deficiências que          podem ocorrer durante o processo de produção e prestação de serviços.

O técnico em qualidade está apto para elaborar manuais, fazer relatórios de processos e        diagnósticos diversos, identificar inconformidades nos produtos e serviços prestados pela instaituição, além de, ajudar a empresa a decidir os melhores caminhos para otimizar seus     processos e aprimorar cada vez mais os seus resultados, para que assim, possa atingir em um tempo menor a excelência.

Como o técnico de qualidade tem uma ampla área de atuação, o mesmo poderá trabalhar em empresas privadas, públicas e terceirizadas. Quanto ao departamento, vai desde Recursos   Humanos, Tecnologia da Informação, contabilidade, Logística entre vários outros.

Lembrando que quem almeja esses cargos, tem que procurar se especializar cada vez mais.      E nesse quesito, temos a tão falada especialização ISO, que qualifica ainda mais esse           profissional, destacando-o  dos demais.

Sabemos que a gestão da qualidade é de suma importancia dentro de uma empresa, pois é ela quem irá ditar o sucesso ou fracasso da instituição dentro do ramo que a mesma segue. Muitas empresas não conseguem atingir um nível alto de  sucesso porquê não aplica ou até mesmo não tem nem noção do que é uma gestão e um planejamento estratégico.

Esse conceito de gestão da qualidade não é nada novo. Começou no pós-guerra no Japão.          O país precisava se reerguer e conquistar mercado, por isso, começou a investir em soluções, analizar os processor e conferir os resultados.

Aprendendo a fazer essa gestão estratégica, pode-se notar que investir na qualidade é buscar o padrão da excelência, e para atingir ideal é preciso colocar o cliente em primeiro lugar, visar seu comportamente diante seu produto ou serviço, encantá-los da melhor forma possível,   assim ganha sua fidelização.

Mas para tal, temos que passar um caminho árduo de cálculos, relatórios, análises e tudo mais que possa ajudar nesse processo. Com uma gestão bem aplicada dentro da empresa, vemos que esse caminho se torna mais curto e menos sofrido, pois a qualidade vem para    diminuir ou até mesmo acabar com todo esse transtorno.

A gestão da qualidade e o planejamento estratégico ajudam a empresa melhorar não só seus resultados finais, mas também sua imagem perante todos, seja o consumidor final e sua       reputação na mídia em geral.  Uma organização precisa além de ter uma gestão bem aplicada,  não pode esquecer de ter seus funcionários no mesmo ritmo, precisam estar sempre bem        capacitados, atualizados quanto a sua área e formação, para que assim, ambos  se                         caminhem na mesma direção rumo a excelência sempre.

É imprescindível a atuação da gestão da qualidade dentro de uma organização, tendo em                     a implantação e padronização, pois só assim, uma empresa poderá atingir seu sucesso e           ser reconhecida e consolidada no mercado. Quando se trata de qualidade, praticamente,           todas empresas tem o sistema ISO 9001 implantando, pois é sinônimo de uma qualidade         no mínimo, mais reconhecida.

Se uma empresa não trabalha para obter tal sistema, poderá sofrer com grandes perdas,          incluindo o grande aumento da concorrência, que poderá até mesmo, tirá-la do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (48.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com