TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERNET DAS COISAS

Por:   •  13/12/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.698 Palavras (15 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 15

IOT

RESUMO

 

Cada vez mais vem aumentando a quantidade de empresas que atuam na área de internet das coisas - IdC, na parte de plataformas, equipamentos e aplicações. Na área de saúde há uma grande evolução principalmente na parte de monitoramento de equipamentos e pacientes dentro de unidades hospitalares. A Internet das Coisas ou IoT refere-se aos bilhões de dispositivos físicos em todo o mundo que agora estão conectados à internet, todos coletando e compartilhando dados.

 

INTRODUÇÃO

 

Há muitos anos temos diversos sensores que conseguem identificar e observar fenômenos físicos como a temperatura, umidade, movimentos e pressão. Um bom exemplo deles está bem no seu bolso: só o seu smartphone possui mais de 20 deles! “Hoje esses sensores estão ficando cada vez menores, mais baratos, podendo ser colocados em quaisquer objetos, desde os flexíveis em roupas e os biométricos no corpo humano. Os avanços da inteligência artificial (IA) são capazes de interpretar os dados coletados, ajudar a tomar as melhores decisões e a tecnologia 5G. Esta última é fundamental para o IoT e para outras inovações, pois permite, em um raio de até um quilômetro, levar mais dados, fazer muito mais conexões instantâneas e automáticas (sem delay entre um objeto e outro) a uma velocidade infinitamente superior, entre as principais vantagens. Tudo está conectado gerando informação desde cidades, carros e ruas. É o começo de uma nova era, a quarta revolução industrial ou a revolução da internet industrial, que é a capacidade de usar a inteligência artificial, machine learning, robótica, cloud connect e isso vai mudar não só a indústria, mas a relação com as cidades e com as pessoas.

O QUE É “IoT” OU A INTERNET DAS COISAS?

 

                O IoT é uma sigla em inglês que significa “Internet of Things” que, na tradução para o português significa: “Internet das Coisas”. Um conceito que tem se popularizado e abrange a formação de rede e a conexão de objetos à Internet. Ao serem conectados, estes objetos transmitem dados que podem facilitar a vida de quem os utiliza. Neste sentido, a internet é capaz de conferir novas possibilidades a eles, potencializando seu uso a dispositivos, trazendo grandes impactos à forma que vivemos. Isso pode mudar sua vida e já está mudando porque a tecnologia está mudando vidas e cada vez mais, faz parte do nosso dia a dia. Além dos computadores, laptop, tablets e smartphones, há uma enormidade de produtos que passam a se conectar com a internet, permitindo uma integração maior e uma automatização de tudo que há em torno. A Internet das Coisas está presente em quase tudo, casas, na saúde, em empresas e principalmente em equipamentos eletrônicos.

QUAL O SIGNIFICADO DA IoT?

 

A IoT refere-se à rede coletiva de dispositivos conectados e à tecnologia que facilita a comunicação entre os dispositivos e a nuvem, bem como entre os próprios dispositivos, descreve a rede de objetos físicos incorporados a sensores, software e outras tecnologias. É o mais importante conceito tecnológico criado desde a própria internet. E, apesar de ela ter se tornado um tópico bastante debatido no cenário tecnológico nos últimos anos e ser, por muitos, considerada como agente que transforma a forma como lidamos com tudo ao nosso redor, ainda faltam respostas para algumas questões antes de a IoT se tornar a revolução que promete ser.

QUEM INVENTOU A IOT?

Você pode ficar impressionado, mas apesar do termo IoT ser mais frequentemente utilizado nos dias de hoje, o conceito surgiu ainda nos anos 90. O termo apareceu pela primeira vez em 1999 em um artigo do cientista britânico Kevin Ashton, ele propôs que fosse usado o termo “Internet of Things” para descrever a ideia de conectar objetos à internet. Desde então, houve muita evolução tecnológica (lembre-se de todas as versões e modelos de aparelhos celular que você teve nesse período). Em 1991, quando a internet começou a se popularizar, principalmente nos EUA, já começaram as discussões sobre conectar objetos à rede. Porém, foi quase no final da década que o conceito de IoT surgiu oficialmente.

COMO FUNCIONA A IOT?

A IoT é a conexão entre objetos comuns com a internet ampliando suas funcionalidades e trazendo para o dia a dia do ser humano inúmeras possibilidades. Vamos entender melhor como funciona esse processo. Resumindo, existem três fatores indispensáveis que possibilitam o funcionamento dessa tecnologia. São eles:

  • REDE: é o meio de comunicação, como redes Wi-Fi, 4G, 5G, bluetooth, entre outras;
  • DISPOSITIVO: são os objetos ou wearables que serão conectados. É preciso que eles estejam equipados com itens que possibilitem a conexão com a rede, como chips, antenas ou sensores;                
  • SISTEMA DE CONTROLE: usado para captura e tratamento de todos os dados, sendo também o responsável por novas conexões, a partir destes dados.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA IOT?

A Internet das Coisas (IoT) é importante pois por meio da Internet das Coisas, conseguimos mesclar o mundo real e o mundo virtual. Ela possibilita cumprirmos diversas tarefas sem sair de onde estamos, conecta pessoas, máquinas e equipamentos, favorecendo a interação e tornando a vida muito mais dinâmica.

Essa rede criada pela IoT tem mudado a forma como lidamos com informações e interações no mundo atual facilitando e trazendo inteligência às operações e aos processos. A IoT torna possível que novos serviços e novos nichos de mercado sejam criados. Pessoas e empresas têm mais informações e melhores compreensões da realidade.

Desta maneira as decisões ocorrem de forma mais efetiva e segura, pois são sempre baseadas em dados fornecidos pelos dispositivos conectados. Além disso, inovação e valor agregado são outros pontos importantes que a interconexão conseguiu trazer em nosso dia a dia.

OBJETIVOS DA IoT

A internet das coisas é uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar computadores.

Permitir a comunicação direta entre diversos equipamentos de uso pessoal, bem como entre estes e seus usuários, através de sensores e conexões sem fio.

Transformar a vida das pessoas, tornando suas rotinas mais simples e mais eficazes conectando e trocando dados com outros dispositivos e sistemas pela internet. Esses dispositivos variam de objetos domésticos comuns a ferramentas industriais sofisticadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (183.4 Kb)   docx (107.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com