TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamento de Gerenciamento de Projetos

Por:   •  20/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamento de Gerenciamento de Projetos

Módulo: 01 a 06

Aluno: THIAGO SILVA

Turma: T05

Tarefa: Atividade individual

Características do projeto 

A empresa CCC foi fundada por uma família de italianos há muitos anos, parte desta família migrou para o Brasil onde foi se consolidando no mercado e em poucas décadas, se tornou uma forte rede de lojas de roupas.

Como forma de se manter em destaque no mundo dos negócios, as empresas tem associado as suas marcas em eventos culturais; a empresa CCC, inovadora e sempre atenta com os movimentos no mundo dos negócios, viu a oportunidade de continuar em evidência e logo adquiriu a DT Produções, que tem como objetivo principal realizar eventos culturais.

No fim do ano, a empresa CCC, pretende realizar um evento cultural, na cidade de Porto Alegre e em específico no Centro de Eventos FIERGS, que conta com uma ótima infraestrutura; está previsto a participação de grandes bandas de rock da década de 80. O patrocínio principal do evento ficará por conta da CCC, no entanto, foram convidadas outras empresas, principalmente na área de fast food, pois, haverá uma grande praça de alimentação próximo ao palco do evento.

Dada a caracterítisca do evento acima, entende-se que ele se aplica a um projeto, onde será utilizado o guia de melhores práticas (PMBOK – 6ª edição) para planejar, monitorar / controlar, executar e encerrar.

Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único.

  • Produto, serviço ou resultado único. Projetos são realizados para cumprir objetivos através da produção de entregas. Um objetivo é definido como um resultado a que o trabalho é orientado, uma posição estratégica a ser alcançada ou um propósito a ser atingido, um produto a ser produzido ou um serviço a ser realizado. Uma entrega é definida como qualquer produto, resultado ou capacidade único e verificável que deve ser produzido

para concluir um processo, fase ou projeto. As entregas podem ser tangíveis ou intangíveis. (Guia PMBOK  6ª edição pelo PMI, 2017: p. 40)

Conclui-se que o evento em si trata-se de um projeto, pois, será único e tem um esforço temporário (início e fim), além de fases que serão planejadas, monitoradas / controladas, executadas e encerradas, uma vez que os critérios de aceite sejam atendidos.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

A DT Produções foi adquirida pela CCC e será responsável por realizar todos os eventos culturais, visando deixar a marca do grupo em destaque.

A DT Produções deverá ter equipes especializadas em gestão de projetos que possam estruturar o ciclo de vida do projeto, garantindo que todas as fases sejam mapeadas, bem como todos os processos importantes sejam abordados desde o início e o fim do projeto.

O ciclo de vida do projeto é a série de fases pelas quais um projeto passa, do início à conclusão. Ele fornece a estrutura básica para o gerenciamento do projeto. Esta estrutura básica se aplica independentemente do trabalho do projeto específico envolvido. As fases podem ser sequenciais, iterativas ou sobrepostas. Todos os projetos podem ser mapeados na estrutura genérica de ciclo de vida mostrada na Figura 1-5. (Guia PMBOK  6ª edição pelo PMI, 2017: p. 55)

[pic 3]

[pic 4]

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

Como descrito na sessão “Características do projeto”, a CCC, adquiriu a empresa DT Produções, que é especializada no ramo de eventos; neste caso, a CCC se mantém focada no seu ramo de atuação (rede de lojas de roupas) e com esta aquisição, conseguirá em paralelo posicionar a sua marca, no qual serão realizados grandes eventos culturais, intensificando a frente de marketing da marca.

As estruturas organizacionais são desenvolvidas de acordo com as necessidades de cada empresa, ou seja, não há uma estrutura melhor que a outra. Nicholas e Steyn (2012). É comum dizer que as empresas podem apresentar diferentes estruturas organizacionais.

No Guia PMBOK® são apresentados 3 (três) principais estruturas organizacionais aplicadas as organizações: Funcional, Matricial (fraca, balanceada e forte) e Projetizada. Na tabela abaixo é possível entender as diferenças entre cada uma delas.

[pic 5]

Guia PMBOK  5ª edição pelo PMI, 2013: p. 49)

Diante do exposto na sessão “Características do projeto” e com base na tabela acima informado é possivel identificar que a empresa CCC se enquadra na estrutura Funcional. Ela não deveria ter uma área que pudesse ter responsabilidade e/ou conhecimento em eventos e, por este motivo, adquiriu a empresa DT Produções, que por sua vez tem o foco especializado nesta área.

A estrutura organizacional da DT Produções seria Projetizada, uma vez que cada evento é caracterizado como um projeto, conforme já explicado nas sessões acima.

Referências bibliográficas

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (PMBOK®). 6. Ed. Newtown Square, PA: PMI, 2017a.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (PMBOK®). 5. Ed. Newtown Square, PA: PMI, 2013a.

Project management for engineering, business and technology / John M. Nicholas and Herman Steyn. -- 4th ed.

MIRANDA, Anna. Gestão de Eventos - Anna Miranda - Conversando Sobre Gestão. Disponível em: . Acesso em: 26 Out. 2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (508.4 Kb)   docx (907.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com