TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Por:   •  22/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.795 Palavras (8 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 8

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos de gerenciamento de projetos

Módulo: Módulo 6

Aluno: Adriano Francisco Correia

Turma: 0419-9_4

Tarefa: Identificar e analisar características da gestão de projetos a partir do caso da empresa CCC na produção de um grande evento musical em Porto Alegre.

Características do projeto 

Será desenvolvida nessa atividade uma análise, sob a ótica de gestão de projetos, de um evento musical patrocinado pela empresa CCC. A ideia é associar conceitos aprendidos em fundamentos de gerenciamento de projetos com suas aplicações na prática no mundo dos eventos.

A empresa CCC foi fundada por uma família de comerciantes italianos que migraram para o Brasil há décadas atrás. Atualmente a empresa atua como forte rede de lojas de roupas, com diversos representantes no país.

A fim de divulgar sua marca e aumentar sua vantagem competitiva no mercado, a CCC tem patrocinado eventos culturais e até adquiriu a DT Produções com o objetivo de usá-la como incubadora e executora de eventos.

O próximo evento a ser patrocinado pela CCC será um grande evento musical em Porto Alegre com bandas de rock dos anos 80, e esse evento será nossa base para a análise pretendida.

Segundo o guia PMBOK (2017) um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único. Já a ABNT (2000) diz que um projeto é um processo único, consistido em um grupo de atividades coordenadas e controladas com data para inicio e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos.

Com base nas definições acima, podemos citar três características importantes observadas em um projeto. São elas:

  • Singularidade: Um projeto é único, possui características distintas que o fazem diferentes de outros projetos.
  • Temporariedade: Projetos possuem claramente data de inicio e término, ou seja, tem data para acabar. Seu produto final pode durar muito tempo, mas o projeto de sua construção é temporário.
  • Progressividade: Um projeto é feito de forma progressiva, com etapas sendo aos poucos concluído a fim de se cumprir um objetivo maior, que é a entrega do produto final do projeto.

Como outras características, podemos citar que normalmente um projeto é concebido para solucionar problemas e que existem metas a serem alcançadas.

Quando analisamos a produção do evento musical pela CCC, logo percebemos que se trata de um projeto. Podemos observar no evento, as três características descritas nos conceitos acima:

  • Singularidade: O projeto é único uma vez que acontecerá em Porto Alegre, no Centro de Eventos FIERGS, com a participação de bandas de rock dos anos 80, no final do ano.
  • Temporariedade: o evento é temporário, ou seja, tem data para inicio e término.
  • Progressividade: O evento tem ciclos de vida definidos por processo classificados em fases.

Produtora de eventos Ana Miranda diz em uma entrevista publicada em 2015 que um evento é único, pois todos os clientes têm necessidades e pontos de vistas diferentes, fazendo de um evento uma obra de arte, ela cita ainda que um evento possui inicio meio e fim reforçando ainda mais a aplicação do conceito de projeto aos eventos.

Um projeto não se trata de uma atividade corriqueira, pois diferentes delas, ele é único e temporário, já as atividades operacionais são repetitivas e contínuas.

Ainda sobre o ponto de vista de conceito de projeto, de acordo com Newell (2002:131) citado por Do Valle; Cierco; Soares; Finocchio Jr. (2014), os gerentes de projeto normalmente balanceiam três fatores conflitantes: tempo; custo; e um terceiro fator, que pode ser escopo ou qualidade, dependendo da visão adotada. Esses fatores são citados também por Miranda (2015) como itens a serem monitorados e gerenciados pelo gerente de projeto de um evento.

O gerenciamento de projeto se faz necessário para garantir que as boas práticas estão sendo aplicadas ao projeto, de modo que o objetivo final seja atingido. Segundo o PMI (2013a:5) citado por Do Valle; Cierco; Soares; Finocchio Jr. (2014), “o gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos”.

O gerenciamento de projetos trás vários benefícios ao projeto, dentre eles podemos citar:

  • Melhor balanceamento entre os fatores tripé de um projeto (tempo, custo e qualidade/escopo);
  • Melhor controle das fases do projeto;
  • Gerenciamento de riscos, melhor alocação dos recursos;
  • Aumento da segurança das partes interessadas; etc.

No evento patrocinado pela empresa CCC, percebemos a figura do gerenciador de projetos feito através da empresa DT Produções, que possui um maior conhecimento com organização de eventos.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

Segundo Foresti (2015) para um melhor gerenciamento um gerente de projeto pode dividir o projeto em fases que são conhecidas como ciclo de vida de um projeto. O ciclo de vida de um projeto une seu inicio ao fim através de suas fases.

Em cada fase é definido o trabalho técnico a ser realizado, os prazos de entregas, quem está envolvido e como será o controle e aprovação.

Conforme citado por Do Valle; Cierco; Soares; Finocchio Jr. (2014), processo é o meio pelo qual é executado um conjunto de ações e atividades preestabelecidas, que agem sobre determinadas saídas.

O guia PMBOK, em sua quinta edição aborda 47 processos de gerenciamento de projetos classificados em cinco categorias, sendo elas:

  • Processos de iniciação: são responsáveis pela definição de um escopo inicial, termo de abertura do projeto, a nomeação de um gerente de projeto e identificação dos interessados.
  • Processos de planejamento: são processos responsáveis por estabelecer o escopo total do esforço demandado pelo projeto, definir e refinar os objetivos, desenvolver o curso do projeto, criação do plano de gerenciamento que será tomado como base de todas as atividades do projeto, criação do EAP que subdivide as atividades para entrega menores, dentre outras.
  • Processos de execução: que são os processos de por em prática o que foi planejado, são as entregas em si.
  • Processos de monitoramento e controle: são os processos de acompanhamento e revisão regular do desempenho do projeto, e que possibilitam a identificação de desvios e início do processo de mudanças necessárias;
  • Processos de encerramento: são os processos que finalizam as atividades e formalizam o aceite dos resultados obtidos e desmobilizam a equipe.

Com base nos conceitos mencionados acima, segue quadro com as fases e principais processos que podem ser aplicados no projeto do evento musical da empresa CCC:

Fase

Processos

Observações

Iniciação

1. Desenvolver o termo de abertura do projeto; 2. Identificar as partes interessadas

A partir do termo de abertura será possível formalizar o evento e definir um gerente para gerencia-lo além de comunicar a empresa DT produções sobre o projeto, como exemplo de parte interessada no evento.

Preparação

1. Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto; 2. Definir as atividades; Criar a EAP; 4. Estimar recursos e custos; 5. Planejar o gerenciamento das comunicações 6. Estimar os riscos. 7. Orientar e gerenciar o trabalho do projeto; 8. Mobilizar a equipe do projeto; 9. Realizar a garantia da qualidade. 10. Monitorar e controlar o trabalho do projeto; 11. Controlar o escopo, custos, qualidade e riscos.

A fase de preparação será a que mais demandará tempo ao projeto, uma vez que um evento é preciso que todas as variáveis sejam estudadas previamente. Um evento deve ser cercado de cuidado com essa fase para que o mínimo saia do planejado no momento da fase da execução. Para um evento dentro da fase de preparação fazem parte alguns processos de execução também, pois na fase de preparação muita coisa tem que ser executada baseada no planejamento. Processos de monitoramento também fazem parte dessa fase, para caso exista algo que revisar seja feito ainda na fase de preparação do evento.

Execução

1. Planejar o gerenciamento das partes interessadas; 2. Orientar e gerenciar o trabalho do projeto; 3. Mobilizar a equipe do projeto; 4. Realizar a garantia da qualidade. 5. Monitorar e controlar o trabalho do projeto; 6. Controlar o escopo, custos, qualidade e riscos.

Na execução temos processos de execução, monitoramento e planejamento. É nessa fase que o evento é entregue em si, com isso a equipe está pondo em prática tudo que foi preparado, além de monitorar para que nada saia do previsto e gerenciando a ansiedade do cliente.

Finalização

  1. Encerrar o projeto ou fase 

Nessa fase o evento será encerrado formalmente. Será feita uma análise se os objetivos foram alcançados e documentar o que deu certo e o que pode ser melhorado em um próximo evento. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (391.1 Kb)   docx (821.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com