TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Por:   •  2/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Módulo: 1-6

Aluno: Helena Adrignoli Leal

Turma: T03

Tarefa: Identificar e analisar características da gestão de projetos a partir do caso de uma empresa.

Características do projeto 

Atuando no mercado brasileiro, no ramo de atacado de roupas, a companhia CCC vem buscando através do marketing cultural obter vantagem competitiva no mercado. Visto que muitas empresas do seu segmento optaram por investir em eventos culturais para ganhar visibilidade.

Seguindo esta forte tendência, a CCC decidiu adquirir a empresa DT Produções com a intenção de usa-la para produzir seus eventos.

Este ano, a CCC irá promover um evento em Porto Alegre trazendo as principais bandas de rock dos anos 80 para tocar. E visando facilitar a execução do evento a CCC optou por convidar algumas empresas do ramo alimentício para apoiar o evento. E selecionou um local que já possuí estrutura e tecnologia para receber o evento.

O que torna esse evento em um projeto?

De acordo com o PMBOK, sexta edição, um projeto se dá por um esforço temporário, o evento irá ocorrer no final do ano que data de início e fim pré-definida, empreendido para criar um produto, que neste caso é o evento musical, serviço, irá trazer cultura para aqueles que participarem, ou resultado exclusivo, por resultado esperamos a divulgação das roupas da CCC.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

Com a aquisição da DT Produções pela CCC, entendemos que a mesma irá atuar como uma espécie de gerente de projetos, sendo responsável por planejar, organizar, administrar e implementar o evento.

Atuando do início ao fim do evento, a DT Produções será responsável pelo custo, prazo, escopo, qualidade, identificar e solucionar possíveis problemas, cronograma, definição da equipe, relacionamento com os stakeholders, melhorias e status report diário do projeto.

Segundo o Guia PMBOK, sexta edição, o ciclo de vida do projeto é a série de fases pelas quais um projeto passa, do início à conclusão. Cada fase do projeto é desenvolvida por 49 processos, sendo agrupados em 5 grupos distintos:

  • Iniciação
  • Planejamento
  • Execução
  • Monitoramento e Controle
  • Encerramento

Abaixo descreverei os principais processos que considero essencial para ser utilizado em cada grupo:

Iniciação

Desenvolver o Termo de Abertura: Também conhecido como Project Charter, é o documento que autoriza o início do projeto formalmente.

Planejamento

Planejar o Gerenciamento de Custos: Estabelecer políticas, procedimentos e a documentação a fim de planejar, gerenciar, executar e controlar os custos do projeto.

Execução

Desenvolver a Equipe: Acompanhar a equipe, seu desempenho, fornecer feedback e resolver problemas.

Gerenciar a Qualidade: Tem por objetivo garantir que o produto final entregue seja o que o cliente solicitou.

Monitoramento e Controle

Monitorar o Engajamento das Partes Interessadas: Reduz resistência e aumenta o suporte ao projeto.

Controlar o Cronograma: Atualiza o progresso do projeto, monitora as variações entre real versus planejado e gerencia as mudanças ocorridas.

Encerramento

Encerrar o Projeto ou Fase: É o processo de finalização de todas as atividades e encerra formalmente o projeto ou a fase.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

A estrutura organizacional possui muitas formas ou tipos e são inúmeros os fatores que a organização considera para inclusão em sua estrutura organizacional. E as estruturas organizacionais são dividas em:

  • Orgânica ou Simples: Comum em empresas de pequeno ou médio porte pois quem costuma liderar o projeto é o dono.
  • Funcional: Onde cada funcionário possuí um gestor imediato.
  • Multdivisional: Comum em empresas com várias divisões, onde as funções são replicadas de forma integral ou parcial da para cada divisão.
  • Matricial: Organizada por funções e/ou projetos e onde cada funcionário pode responder para um gestor funcional quanto para um gerente de projetos. E são classificas em: Fraca, moderada ou forte.
  • Orientada a Projetos: Comum em empresas que são organizadas por projetos. Cada colaborador está alocado em um ou mais projetos e respondem ao próprio gerente de projeto. O gerente de projetos te autoridade para facilitar o compromentimento da sua equipe.
  • Virtual: Não possuí espaço físico e as reuniões acontecem por meios virtuais.
  • Hibrido: Composto pela variação de várias estruturas.
  • EGP: Escritório de Gerenciamento de Projetos.

 E

Concluímos que a CCC era uma estrutura organizacional funcional e a DT Produções era uma estrutura organizacional projetizada. A partir do momento que a CCC adquiriu a DT Produções, a fim de melhorar o marketing, elas passaram a possuir uma estrutura organizacional hibrida.

Referências bibliográficas

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia para o Conjuto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Guia PMBOK® 6ª. Ed. – EUA: PMI, 2017.


EVEN3. Gestão de eventos: 6 dicas imperdíveis para uma gestão de eventos sem estresse. Disponível em <
 https://blog.even3.com.br/6-dicas-para-gestao-de-eventos/>. Acesso em: 26 de Out. 2019.

FOREST, Andressa. PMBOK - Guia de Gerenciamento de Projetos: Ciclo de Vida do Projeto. Disponível em < https://www.oficinadanet.com.br/post/14645-guia-pmbok-ciclo-de-vida>. Acesso em: 26 de Out. 2019.

ANDRADE, Cacilda, PMP, Msc. Habilidades de um Gerente de Projetos aplicado ao Profissional da Área de Gestão de Eventos.

<https://brasil.pmi.org/brazil/KnowledgeCenter/Articles/~/media/91CA7083529A4DF09D3FB0275C532C02.ashx>

Acesso em: 26 de Out. 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (346.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com